Em manutenção!!!

terça-feira, 31 de julho de 2012

BELEZA, UMA "PEGADINHA" DA VIDA...





Por Carlos Sena(*)

Acho a BELEZA uma tremenda “pegadinha” que a vida faz conosco. Quando se juntam BELEZA FÍSICA e JUVENTUDE, então essa pegadinha duplica. Diante disto, quem não é esteticamente bonito logo encontra algumas “muletas” conceituais tipo: “beleza não é tudo”, “o mais importante é invisível aos olhos”, “o tempo não acaba a beleza interior”, “beleza não põe mesa”, etc. O nosso poeta Vinicius, em “RECEITA DE MULHER”, imortalizou a estrofe: “As muito feias que me perdoem, mas, beleza é fundamental”... Para os esteticamente feios, a teoria da relatividade funciona: “quem ama o feio, bonito lhe parece”, ou: a beleza, com o passar do tempo, é invadida pela fealdade. A feiura, também, mas em menor proporção.

Como se vê tudo caminha dentro das conveniências naturais humanas em que a estética é, sobremaneira, endeusada. O capitalismo em que vivemos estimula a cultura do corpo bonito, sarado. As academias se multiplicam vertiginosamente e, de repente, o patrulhamento estético está posto. Isto contribui de certa forma, para o aumento de cirurgias plásticas que nos tem levado a ser um dos maiores países do mundo em plástica estética, lipoaspiração, etc. O outro dado dessa moeda se converte, também, em outra “pegadinha”: plásticas no rosto em pessoas bonitas com o tempo saturam. O rosto fica sem caber mais nenhuma outra intervenção ao ponto de poder deixar os rostos fora da fisionomia original. O sorriso de “lagarto” é muito característico desse excesso de plásticas. Por outro lado, o corpo sarado excessivamente, com o tempo não resistirá a “lei da gravidade”... Haverá cirurgia plástica para retirar tanta pelanca causada pela musculatura murcha?

Contudo, não imaginamos que não se possam utilizar bem as academias e as cirurgias plásticas. Fato é que o feio não fica bonito, mas os bonitos, dependendo da cirurgia e do cirurgião podem ficar feios. Também podem os feios ficar horrorosos/as. Independente, beleza física é uma tremenda “pegadinha” que a vida nos deu, mas que pode muito bem ser administrada. Tudo dependerá de cada pessoa e da forma de utilização  dessa beleza que natureza lhe deu. A “pegadinha” se configura quando os “belos” não compreendem a vida e suas fases. Normalmente na juventude as pessoas se deslumbram e isto, de certa maneira é natural. Afinal, não se amadurece sem que se tenha sido verde. É nessa fase verde da que todos nós sonhamos demais, nos achamos bonitos demais, poderosos demais, inteligentes demais... Se com o passar do tempo não houver maturidade, mas tão somente maturação, então o “caldo pode entornar”... As pessoas vão ser pegas de “calças curtas e saias justas”, pois talvez não tenham dentro de si os componentes que servem de base estrutural para suportar as alterações que o tempo faz no corpo, principalmente na parte que mais se evidencia que é o rosto. Há na literatura histórias de mulheres belas que se deslumbraram a vida toda. Escolheram maridos demais, mas nunca se casaram. Namoraram demais, mas nunca prosseguiram em relações afetivas sérias, estruturadas. Surpreendidas pelo tempo, da noite para dia se sentiram sozinhas, inclusive sem o “espelho”. Sentiram-se rejeitadas, pois, agora feias, sem estruturas interiores de sustentação psicológica, SUICIDARAM-SE! Há muitas delas que conseguem reverter a situação através de filantropia, participação em centros espíritas, etc.

Como se vê, as mulheres são mais alcançadas por essa “pegadinha” da beleza, por questões óbvias. Mas há homens que também não têm estrutura para isto e, muitas vezes, desoneram, entram em depressão. Por isto e por muito mais é que nós, humanos, temos que ter desde moços, algum direcionamento que nos conduza para a compreensão da vida como ela é. E sendo como é a vida tem seus verões, tem seus invernos, mas tem inegavelmente seus OUTONOS. Poucos são preparados para o “cair das folhas” existenciais. Só que essas “folhas” caem independentes dos nossos quereres. Curto e grosso: a BELEZA E A FEALDADE, na velhice ficam niveladas. Mas é bom ser bonito, melhor ainda ser também inteligente, super melhor se tiver dinheiro, mas acorde, porque isto pode ser um sonho...

-------------
(*) Publicado no Recanto de Letras em 07/07/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário