Em manutenção!!!

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Enquete encerrada. Nova enquete





Por Zé Carlos

Ontem encerrou mais uma de nossas enquetes. Este tipo de levantamento ou pesquisa está sob bombardeio pela descoberta de que elas podem ser (e as vezes são) manipuladas. O fato concreto é que toda espécie de pesquisa pode ser manipulada. Tudo depende da hora e do lugar, mas, como dizem, isto são coisas da vida.

Eu li, poucos dias antes, no Blog do Poeta, o seu administrador, diante dos resultados escrever o seguinte: “É bom lembrar para os desavisados que enquete não é pesquisa, não segue a normas estabelecidas por uma pesquisa” . (Veja aqui).

Eu peço vênia para discordar do enunciado. Uma enquete é uma pesquisa com suas próprias normas como qualquer outra. Eu diria apenas que é uma pesquisa de baixo custo e de grande dificuldade para aferir suas margens de erro, como acontece, com pesquisas mais caras e mais elaboradas do ponto de vista estatístico. Eu aqui, portanto, vou continuar desavisado e fazer a análise dos resultados como se eles fossem uma representação do desejo dos eleitores de Bom Conselho. Acredite quem quiser.

E não vou mais explicar o porquê  que esta minha posição pode não ser verdadeira, pois me tomaria muito tempo e levaria apenas à seguinte pergunta: Se as enquetes não mostram nada, porque os blogs insistem em fazê-las? Então, vamos dar algum crédito, pois a AGD continuará com elas por uma penca de motivos, que agora não vem ao caso.

Em nossa enquete, perguntávamos com o eleitor votaria para prefeito de Bom Conselho, se a eleição fosse hoje. Foram às urnas 286 pessoas das quais 50% disseram que votariam no Capitão Boanerges (143), 26% (76) votariam em Danilo Godoy, 18% (53) o sufragariam o nome de Judith Alapenha, enquanto apenas 4% (13) se dispuseram a votar em Washington Azevedo. Um eleitor, talvez decepcionado, disse que anularia o voto.

Esta é a realidade desta quinzena e poderá ser outra totalmente diferente na próxima enquete. Se se mantiver esta disposição dos eleitores o Capitão Boanerges é que terá a primazia de fazer o terno de posse.

Um fato não pode deixar de ser percebido e que já foi mencionado pela colega (embora nem sempre comigo concordante) Lucinha Peixoto é o de que tanto esta enquete quanto aquela do Blog do Poeta, produzirem o mesmo resultado, apesar da diferença do número de eleitores e de algumas diferenças nos percentuais. Isto é relevante, para a AGD, porque, pode podemos interpretar isto como sendo falta de informação dos eleitores sobre os candidatos. Afinal de contas, até o momento que escrevo o único que havia usado nossas páginas (criadas com tanto carinho e tanta esperança que o eleitor fosse informado) foi a coligação Unidos pelo Voto Limpo, capitaneada, até literalmente, pelo Capitão Boanerges.

Então, um aviso aos outros candidatos: se querem mudar o rumo das urnas, mandem informações para nossas páginas. Pelo jeito até os eleitores do Blog do Poeta as leem.

E acreditando na força e na seriedade das enquetes é que já propomos outra, fazendo diferente agora. Já que todos votaram, e aceitaram, em sua maioria o Capitão Boanerges, agora queremos saber, em quem o eleitor não votaria (nem amarrado, como se diz) para prefeito de Bom Conselho se a eleição fosse hoje. Ou seja, respondam a pergunta:

"Se a eleição fosse hoje, em quais dos seguintes candidatos você não votaria para prefeito de Bom Conselho?"

Capitão Boanerges
Danilo Godoy
Judith Alapenha
Washington Azevedo

Mantivemos a ordem alfabética na colocação dos candidatos e agora o eleitor poderá votar em mais de um deles.

Muitos poderão pensar que se os eleitores fossem os mesmos e mantivessem a coerência com a pesquisa (enquete também é pesquisa) anterior, os resultados seriam apenas invertidos, mas, isto não é verdade, com comprovam as muitas outras pesquisas mais caras e menos objetivas, em que todos confiam, sem nem saber em que estão confiando. Então escolham os candidatos que vocês julgam pior e votem nele.

Então gente, vamos votar e agora dizer a Bom Conselho quem mais você não queria ver no próximo ano sentado na cadeira do coronel.

---------
P.S.: Por motivos operacionais tivemos que lançar a nova enquete antes deste texto. A ansiedade é tanta que já tivemos mais de 20 eleitores. Continuem votando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário