Em manutenção!!!

segunda-feira, 9 de julho de 2012

CORINTHIANS LIBERTADOR?





Por Carlos Sena (*)

Gosto de futebol e entendo tudo dele na condição torcedor. Só não sou fanático nem “fanautico”, posto que torço pelo Náutico aqui, em Pernambuco. O que não entendo é que existam pessoas tão fanáticas ao ponto de subverterem sentimentos; pessoas que não fazem nada, por exemplo, por um filho, mas fazem tudo por seu time de futebol; pessoas que, mesmo diante da morte de um ente querido não choram uma lágrima sequer, mesmo de crocodilo, mas choram quando o time perde.

O Corinthians arrebata milhões de torcedores no Brasil todo; o Flamengo, idem. No Nordeste, o Sport Clube do Recife lidera as torcidas e o Santa Cruz leva torcedores ao delírio de felicidade ou ao desespero de tristeza. A maioria desses torcedores mata e morre pelos seus times, literalmente. A saída de um clássico nas grandes cidades é o problema de segurança pública porque a violência impera. Mata-se, apedreja ônibus, agride-se, etc., por conta das rivalidades entre torcidas ou o fanatismo que se perde em si.

O que nos deixa cabisbaixo é que nós, seres humanos, batemos no peito que somos modernos. Mas, a rigor, nem somos tanto. Na antiguidade Greco-romana se trucidavam pessoas nas arenas com a plateia aplaudindo e achando ótimo. Hoje, não é tão diferente. Mudou apenas a forma, mas a voracidade é a mesma. Isto prova que o homem evoluiu por fora, mas involuiu por dentro. O ser humano continua mesquinho e nutrindo sentimentos de idolatria da mesma forma que os seguidores de Moisés nutriram quando ele se afastou para receber os DEZ MANDAMENTOS no monte Sinai.

Hoje é dia de Corinthians. Muitos serão os que torcerão esportivamente. Mas, o que nos entristece é que a razão, certamente cederá lugar para a emoção desmedida que assume o nome de fanatismo. Se formos pelo sufixo “ismo” que significa doença, então teremos a melhor definição do que poderá acontecer depois de CORINTHIAS na “Libertadores das Américas”...

Esperamos que tudo dê para o timão. Porque se não der, certamente o pau vai cantar de galo no estádio, nos ônibus, nas ruas e por onde estiver passando um torcedor fanático do Corinthians. Talvez valha a pena lembrar: se um corintiano matar um ou morrer, o clube não manda sequer, um buquê de flores...

-------------
(*) Publicado no Recanto de Letras em 04/07/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário