Em manutenção!!!

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Testemunhos do Vovô Zé - Os Relatórios Miguelinos e o Manual de Instruções


Miguel relaxando em sua piscina de bola



Por Zé Carlos

Dias atrás, mas, com previsão de meses, tivemos, eu e a Vovó Marli, de ficarmos com o Miguel, nosso neto mais novo. O mais velho, o Davi, saiu em viagem com os pais, indo conhecer as terras do sudeste, lá em São Paulo. A  grande expectativa do Davi, e, confesso, a minha também, devido meus receios deste meio de transporte, era viajar, pela primeira vez de avião. Penso até, que ele só deixou seu irmão conosco, porque iria de avião.

Nossa expectativa, dos avós, era o de voltarmos a ser pais por algum tempo. Ou seja, ficar responsável, mesmo por um período curto, por uma criança de 9 meses, quando já não temos a mesma a idade com que fomos pai e mãe. Não cheguei a perder noites e noites de sono, antes do fato, mas, devo confessar que pelo menos alguns minutos foram perdidos. Sei que no plano geral da vida eles não influíram para diminuir nossa alegria em voltar no tempo.

Aliás, quando avançamos em idade, mesmo que seja em direção à “boa idade”, sempre preferimos que ela, por melhor que seja, venha bem devagarzinho. E voltar a ser pai de menino bem novinho sempre parecia compensador. E foi.

Hoje, as distâncias são diminuídas e quase extintas pelos meios de comunicação. Não temos mais aquela solidão de pais em relação aos verdadeiros pais do Miguel, pois todo tempo, tem telefone, e-mail, Skipe, MSN, Facebook, etc, etc. que não nos deixam curtir sozinhos os momentos com o neto, tendo como exigência da mãe de enviar relatórios quase horários sobre a situação do Miguel em nossa residência.

Criei então os Relatórios Miguelinos, que somaram 8, no período de 3 dias, formando o passo a passo da viagem. Como eu sei que quem só lerá estes Testemunhos são os meus netos mesmo, quando crescerem, eu transcrevo aqui os relatórios, com algumas modificações que permitam que eles sejam lidas por crianças de menor idade.

Relatório Miguelino 1

Acordou as 6:30, xixado, comeu feito um bicho, foi para piscina de bola e agora vai descer para jogar bola na grama. bjs.

Relatório Miguelino 2

Desceu, jogou bola com os amigos Artur e Felipe e apesar deles terem idade maior, deu um show de bola na grama. Agora está na tentativa do descanso matinal, para os avós também, é claro.

[O Relatório 3 foi engolido pelos meus dois neurônios ainda em atividade. Perdoem a nossa falha]

Relatório Miguelino 4

Miguel domando o Alazão Azul e vendo cocoricó.



Relatório Miguelino 5

Miguel acaba de comer um frango frito na manteiga, mergulhou na piscina de pato, falou com tia Aline pelo Skipe, dando tchau, e agora está com a avó para dormir. Logo em seguida dois velhos cairão em sono profundo para aproveitar a calmaria e à tarde descer para rever os amigos de outrora.

[O Relatório 6 também sumiu e já suspeito de uma represália do Google pelo volume de informações envolvido?

Relatório Miguelinho 7

Não sei bem qual o número do relatório. Vai o 7 mesmo. Ontem o Miguel foi barbaramente tosquiado pela vovó Marli. Agora está com a franja aparada e vai brilhar hoje no aniversário. Dormiu bem, acordou o avô as 5 horas, já repôs o cocô que fez logo cedo e agora, depois de ter visto cocoricó, e descido para passear, já voltou dormindo. Os avós aproveitam para atualizar os relatórios e dormir um pouco, que eles não são nem bestas.



Relatório Miguelino 8

Fomos à festa e foi uma curtição. Todos achando Miguel, com sua franja, lindo, e dizendo que era a cara do avô. Se divertiu a valer e o avô está com ressaca de comida. Tirou fotos dirigindo, nos cavalos, na moto, etc. Foi uma festa de arromba. Chegando em casa 8 e meia, ainda acordado tomou seu leitinho e dormiu até 5 e meia, já desceu para passear, e já está vendo cocoricó com a avó enquanto eu atualizo os relatórios. Agora passou para tirar o cocô que teve o mesmo fedor e a mesma consistência, segundo relata a avó.



Estes relatórios foram fundamentais para o êxito da viagem dos pais e do irmão Davi, que diante da segurança por eles proporcionada conseguiram levar o Davi ao Jóquei Club e fazer o que ele mais gosta: Andar em um pônei e no cavalo Pretinho. Em conversa telefônica do hotel ele me relatava que havia andado de avião, de ônibus e de táxi, e ainda de cavalo. Além disto, foi ao Zoológico onde não chegou a andar neles, mas, viu elefantes, girafas, zebras e outros bichos não existentes em Caruaru. Transporte completo.

Quanto ao Miguel, este nem sabia dos relatórios, porém, sempre esteve alegre e feliz o tempo todo com os avós. Óbvio que ele não lembrará isto quando ler este blog no futuro, mas, saberá que alegrou muito o Vovô Zé e a Vovó Marli, nesta estadia como eles.

Eu não me lembrava mais como é um bebê de 9 meses. Já ia tão longe o tempo que convivi com minhas filhas nesta idade que não é possível nem comparar. Mesmo com seu irmão, o Davi, a memória já me falha quando ele tinha esta idade e quando com ele ficamos, em outra viagem de seus pais, porque ele já era mais grandinho. O que notei que me angustiava era não saber exatamente o que fazer, certas horas, para agradá-lo, a missão precípua dos avós. Mas, refletindo bem, será que sabemos como agradar as outras pessoas, mesmo com outras idades?

O Miguel era muito mais incisivo nas atitudes que o desagradavam. Por exemplo, a comida demorou, sai de baixo... Ainda bem que a Vovó Marli, neste setor, como sempre, foi impecável. Ela sempre manteve o Vovô Zé acima do peso.


Seria uma grande injustiça, sabendo que os únicos leitores deste texto serão o próprios protagonistas, os meus netos, no futuro, se ele terminasse sem falar no Manual de Instruções elaborado por minha filha, mãe do Miguel, para auxiliar os avós durante o desempenho de suas tarefas.

Ela nos entregou um texto impresso e colorido com todas as instruções, hora por hora de como proceder com o Miguel, que não o reproduziremos completamente aqui, mas, citaremos algums dos procedimentos indicados.

Ar-condicionado em temperatura de 24°; desligar luzes, lembrar de colocá-lo na vertical por 10 minutos para arrotar, retirar paninho de chupeta para dormir.

Passamos, eu e a Vovó Marli umas 5 horas de estudo intensivo do Manual, antes de tomar as rédeas da situação. Seria fácil, se fossem apenas as tarefas internas, mas, o texto, que prova a eficiência na profissão que minha filha abraçou, ainda dedica espaço às tarefas externas, ao lidar com o Miguel. Vejam estas:

“No sábado, o aniversário de Maria Eduarda será ás 17h30. Ele já toma o leite antes de sair de casa. Quando for umas 18h30, ofereça a sopinha salgada da Nestlé (na festa), leva uma pequena mamadeira com pouca água, e outra (por precaução) de água (90ml) + pó do leite (1 ½ medida) caso dê perto de 20 horas, e ele queira dormir”.

Seguimos à risca as prescrições e, como vocês podem ver, quem comeu os docinhos  e salgadinho foram o Vovô Zé e a Vovó Marli. Que festa!!!!

“No domingo, sugiro almoçar com ele no shopping (pode levar a sopinha da Nestlé), e dar umas voltinhas por lá. Pode ser que ele chegue dormindo em casa, então é só botar no berço.”

Não seguimos isto à risca e só fomos ao shopping à tarde pois eu estava com ressaca da festa do dia anterior, de comida, é claro.

“Usar o andador só na quadra ou no salão de festas. Nas outras áreas, é melhor colocá-lo no carrinho, porque ele é muito rápido no andador e pode se machucar em algum desnível ou batente!”

E, com este Manual, poderia alguma coisa dar errado? Claro que não. Afinal de contas mãe é mãe, e graças a ela também, foi uma farra completa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário