Em manutenção!!!

sábado, 7 de abril de 2012

CENTENÁRIO


Praça Lívio Machado - Bom Conselho (*)


Por José Antonio Taveira Belo / Zetinho

Neste ano de 2012, a comunidade bom-conselhense tem algo a comemorar em grande estilo. Homenagear O CENTENÁRIO DO CARTÓRIO AMARAL – 1º OFICIO – 1912 / 2012, Estas homenagens que devem ocorrer ao longo do ano são merecidas e de grande valor para Bom Conselho, haja vista, os serviços prestados ao Município, Estado e a União com lisura e competência deixando todo o bom-conselhense orgulhoso.  Não se é todo dia, que se comemora um CENTENÁRIO de uma instituição que trabalhou e trabalha durante todo este tempo com competência e fidelidade aos interesses do bravo povo bom-conselhense. Quantos e quantos registros, de nascimento, de casamento, escrituras de imóveis e propriedades, entre outros documentos que necessitam de assentamento em cartório, foram anotados nas paginas dos livros oficiais, onde constam nomes de cidadãos dos mais afortunados aos mais simples, confirmando assim sua cidadania?. Acredito que durante estes CEM ANOS de atividades, foram registrados nos livros oficiais, nomes milhares e milhares de pessoas.

Eu por exemplo e toda a minha família, acredito, que tenha os seus nomes gravados neste Cartório, e de matrimônio dos meus pais Antonio Taveira Zuza e Nedi Taveira Belo e de seus filhos todos nascidos em Bom Conselho.  Este espaço também é fonte para estudiosos e pesquisadores sobre genealogia de famílias, nascida e criadas em nossa cidade de Bom Conselho. Lá com certeza encontrarão anotações valiosas, que valorizaram a nossa terra e que seus nomes são guardados diligentemente. Os nomes dos pioneiros dos que começaram e fundaram o CARTÓRIO AMARAL, das famílias que iniciaram a sua vivência em território bom-conselhense, da fundação da cidade, dos ajustes e acordos dos conflitos existentes na cidade e no campo, seus monumentos e instituições religiosas, seu comercio, criação dos distritos e assim por diante. São materiais de grande valor guardado para pesquisas dos nossos jovens que se dedicarem estudar a nossa gente.  Muitos destes fundadores e primeiros moradores da nossa gente, não estão em nosso meio para receber a homenagem justa, mais serão representados por seus familiares.

É hora de prestigiar e enaltecer este acontecimento impar. A sociedade bom-conselhense deve comemorar com ardor este efusivo trabalho em prol de um povo, talvez com uma exposição dos primeiros volumes dos registros de nascimento, casamento entre outros documentos que possa significar os trabalhos pioneiros em nosso Município. Documentos sobre a evolução do Município, tais como, os primeiros registros de nascimento, de casamento, de propriedades rurais de imóveis, inventários, acordos, procurações e assim por diante, documentos estes que comprovem a evolução da cidadania.

Ninguém de sã consciência pode ignorar este trabalho que é merecedor de elogios e aplausos e de muitas homenagens que é vivenciar a o CENTENÁRIO DO CARTÓRIO AMARAL, CEM ANOS de um laborioso trabalho na prestação de serviços a comunidade do Município de Bom Conselho e demais localidades do Estado e do Brasil. PARABÉNS! PARABÉNS!

----------
(*) A foto da Praça Lívio Machado, que ilustra o pertinente texto do Zetinho, foi encontrada por aí na internet. Será ela mais velha ou mais nova do que o Cartório Amaral? (AGD)

Nenhum comentário:

Postar um comentário