Em manutenção!!!

quarta-feira, 4 de abril de 2012

O III Encontro de Blogueiros




Por Zé Carlos

Ontem eu vi a programação para o III Encontro de Blogueiros, como já havia visto a do I Encontro e a do II Encontro, ao quais fui e achei muito bons. Neste não vou, como já havia dito, por motivos de prioridades existenciais (não filosofem por favor). No entanto, igual ao que fiz os outros, eu farei o possível para que ele seja útil aos nossos leitores, aos blogueiros e as pessoas de Bom Conselho. E farei isto a partir daqui, um pouco longe e com inveja daqueles que puderem ir e participarem dele.

O bom destes encontros sempre foi a curiosidade sobre um tema que sempre desperta a curiosidade de todos. Eu não sei quem faz esta programação, nem conheço a equipe do Cláudio André, nem quem o aconselha, e por isso tudo que eu disser aqui sobre ela estou me referindo a ele, por este meu desconhecimento, e  quando disser ele, eu estarei me referindo ao Cláudio André.

Continuando, em suas programações ele sempre escolhe um tema que desperta a curiosidade de todos, o que mostra sua experiência como radialista que sabe se só apresentar obviedades no outro dia a rádio não tem audiência. E por isto, levando toda sua experiência para seu blog, ele mantém uma grande audiência. Por exemplo, quando eu vejo a postagem: “CAGARAM NO BAR DE SEU ZÉ?”, mesmo eu não a publicando na nossa página “Deu nos Blogs”, eu vou verificar se realmente cagaram no bar do seu Zé. Eu sei que a consequências social ou política, da cagada no bar do seu Zé, é de pouca importância, mas dão audiência ao Blog, assim com à Rádio Web Poeta.

Muitas vezes, e pela audiência que o blog já tem, algumas matérias quando publicadas sem o devido cuidado podem gerar dúvidas que podem ter consequências sociais maiores. Como por exemplo na postagem: “Ficha Limpa: Governo municipal tem contas reprovadas”, citando Berg Morais, eu precisei chegar ao fim da reportagem para descobrir um nome de prefeito, que não conheço, e fiquei sem saber a que município ele estava se referindo. Alguém que saiba menos do que eu, poderia até pensar que ele seria o prefeito de Bom Conselho, e deduzir coisas erradas.

Estes são exemplos retirados de postagens recentes. Mas, se formos procurar outros em seu blog o encontraremos aos montes. Isto cresce a audiência de seus veículos de comunicação mas também aumentam as críticas sobre ele, o que deveria ser esperado. Entretanto, em todos os Encontros, o Cláudio André está preocupado com crimes, ou pelo menos assim classificadas certas atitudes no mundo digital e principalmente na internet, que podem serem usados a favor ou contra as mídias, e também contra seu veículos de comunicação.

Senão vejamos. No primeiro Encontro, foram discutidos, principalmente, os crimes da internet, tema que foi abordado pelo brilhante advogado Dr. Renato Curvelo, dia em que eu tive o prazer de conhecê-lo. No segundo Encontro o tema foi a questão do anonimato, visivelmente colocado em discussão para mostrar que está prática é criminosa e perniciosa em todos os sentidos. Mais uma vez, o Dr. Renato foi o mais brilhante dos conferencistas, mostrando que o monstro não era tão feio quanto parecia.

Agora temos o terceiro Encontro, e outra vez os temas girarão em torno de crimes na internet. E se nos outros não houve nem uma aula prática de injúria, calúnia, difamação ou de anonimato explícito (a não ser o meu, pois não revelei o meu nome em tempo algum mantendo meu pseudônimo de Zé Carlos, ainda sem registro no Cartório da Nárriman), agora haverá uma “Aula Prática” do principal crime a ser tratado, além dos crimes eleitorais, que sei será um tema brilhantemente tratado pelo Dr. Renato, mais uma vez: a falsificação de IPs, que terá um especialista como instrutor.

Eu já disse que não sou um especialista nesta área, mas, não nego que estudei um pouco e tenho alguns assessores que me ajudam a deslindar seus mistérios. Quantos aos outros crimes tratados nos encontros anteriores, ainda continuo sendo a favor do anonimato, pois ele é apenas um meio que pode levar ao crime, como o é o Conhecimento em si, mas não o considero crime, porém, sou contra todos os outros que foram tratados no primeiro Encontro (injúria, calúnia, difamação, invasão de privacidade, burla de enquetes, etc.).

Agora temos mais uma modalidade de crime a ser tratada no terceiro Encontro que é a falsificação de IPs. Eu não sei, do ponto de vista jurídico, e este deveria ser o tema da palestra do Dr. Renato, se falsificar IPs é crime em nossa legislação. Intuitivamente,  quando se fala em “falsificação” (considerando construir ou destruir como falsificar) a gente pensa logo  que já é um crime horroroso. Mas, quando penso que esta prática pode servir a bons propósitos, eu vejo quão complicado é o tema, pois me reporto sempre à questão do anonimato, que pode ser muito útil em determinadas ocasiões, até para cumprir os evangelhos e ajudar a própria polícia, pois estão aí os dízimos anônimos e o disque denúncia, que não me deixam mentir.

É por estas e outras que estou me remoendo por dentro por não poder estar lá presente e discutir estas coisas com os colegas blogueiros, como o fiz das outras vezes. No entanto, eu farei tudo ao meu alcance para que esta discussão seja proveitosa e para o bem dos bom-conselhenses, e não só para determinados veículos de comunicação ou mesmo pessoas que queiram usufruir de algum esconderijo porque ninguém tem coragem de mostrá-lo, temendo alguma represália. Eu penso que o medo (não a covardia) é um sentimento humano que pode ser muito útil no equilíbrio de nossa sociedade.

Eu ainda continuo acreditando na frase citada pelo Dr. Renato no último Encontro que diz: “Geralmente, quem é contra o anonimato tem o rabo preso ou rabo sujo”. Para o caso da falsificação de IPs eu ainda tenho dúvidas, pois não estou ciente do que pode ser feito para fazer isto, e com quais propósitos, além de burlas as enquetes. Mas, já acho saudável que isto seja discutido de forma aberta e clara como foi discutido o anonimato em outros encontros. Hoje até o Cláudio André, que antes era contra ao anonimato já usa o Xico Pitomba para aperrear a colega Lucinha Peixoto. Só não foi um avanço porque o considero um anonimato do mal.

Eu só fico em dúvida é sobre a possibilidade de uma aula prática de um crime (se realmente o for). Eu fico pensando logo nos Irmão Metralhas, cada um com seu pé de cabra mostrando como se abre cofre do banco, ou, sendo mais atualizado, alguém mostrando como fazer um Chupa Cabra para colocar nos caixas eletrônicos, ou mostrando como se sugam as senhas bancários dos internautas para roubar seus pertences. Eu sei que tudo isto é importante, e que deve ser discutido, embora eu tenha dúvida sobre se será útil ou nocivo aos próprios blogueiros. Além dos riscos que eles correrão de serem presos por cumplicidade. Se eu fosse eu ficaria sentado junto do Dr. Renato.

Certamente, voltarei ao tema, pois ele é muito cativante e polêmico, já esperando que o IP que seja destruído na aula prática não seja o meu, porque assim eu não teria o prazer de ficar me comunicando com vocês.

2 comentários:

  1. Caro Zé Carlos,

    Deixei um comentário ao seu texto no Mural onde escrevo sempre, e me desculpe a prolixidade. Como ele se refere ao seu texto resolvi copiar e colar aqui também, na ordem certa:

    Coincidências acontecem e esta vai deixar os boquirrotos em polvorosa. Li há pouco o que o Zé Carlos escreveu na AGD aí embaixo e também falo sobre o mesmo assunto em meu blog. Embora a coincidência seja apenas parcial, nós nos citamos e não faltarão quem diga que somos a mesma pessoa. O Poeta já nos chamou até de travesti. Daqui a pouco vão dizer que o Zé Carlos é o Demóstenes. O que sei é que o Zé Carlos, além de viver, politicamente, em cima do muro é mais educado do que eu. Mesmo quando ele quer dizer que o Blog do Poeta é formado do material que deixaram lá no Bar do Seu Zé, ele o faz com garbo e elegância. Eu já sou mais veemente e vou além dizendo que Blog do Poeta está sem nenhum credibilidade pela falta de cuidado. Ele agora, depois de ter sido defenestrado da Rádio Papacaça e do governo do povo dançante fica rodando que só peru doido para se encaixar em alguma campanha.

    E o pior de tudo é que o Zé Carlos está absolutamente certo quando diz que, com outras palavras, que o povo gosta de ler o Blog do Poeta, o que é sabido de todos, que, quando se quer mais audiência, cria-se uma baixaria. A Rede Globo faz isto todo o tempo, porque não o faria o Sistema de Comunicações do Xico Pitomba? Uma defecada ali e outra acolá e ele vai aumentando seu império. Mas, quando envolve política as coisas tornam-se mais sérias porque isto afeta os resultados de alguma forma, e afeta os destinos da comunidade de Bom Conselho. E alguém já disse que o problema do Poeta é que o seu Ego não cabe dentro dele mesmo, ao ponto dele precisar do Xico Pitomba, para continuar sua missão. E aí eu temo pelos políticos que ele apoia. Eu não conheço o supersecretário, mas já estou pegando uma simpatia por ele, porque o Poeta não gosta dele. É seu ego exagerado pela audiência dos seus meios de comunicação.

    E este não é um bom papel para a mídia. E o Poeta pode se enrolar no seu próprio Ego, porque seus exageros não são mais críveis. Eu, estou saindo para uma Semana Santa na Serra e já aviso ao Xico Pitomba que avisei aos seguranças do condomínio sobre sua lúgubre figura e não adianta ir lá disfarçado de entregador de jornal pois já peguei a A GAZETA 308, que comentarei em breve. Desculpe Eliúde e Zé Carlos se abusei hoje do Mural de vocês, mas, ele anda ocioso. Agora o Mural que está na onda é o do SBC. Querem mudar o nome da Praça Pedro II. Até tu ó Sena?! Alguém propôs o nome Praça do Zé Bias, parece que em homenagem ao livro de Alexandre Tenório. A homenagem seria exagerada mas o livro merece ser lido pois eu gosto do estilo dele. Agora já chega. Tenham uma boa Semana Santa lendo meus blog; já deixei programado para os dias de guardar abstinência. Boa Páscoa.

    Lucinha Peixoto (Blog da Lucinha Peixoto)

    ResponderExcluir