Em manutenção!!!

segunda-feira, 2 de abril de 2012

A falsificação de IPs e a burla das enquetes




Por Zé Carlos

Ontem ou anteontem eu copiei e colei em nossa página Deu nos Blogs uma postagem do Blog do Poeta, que toca sob a batuta do Cláudio André, que tinha como título: ESTÃO QUERENDO SE AUTO-ENGANAR E ENGANAR OS OUTROS?, que pode ser vista aqui. Se vocês forem lá, verão que ele disse, entre outras coisas, que aumentou assustadoramente a quantidade de nomes de países que acessam seu blog, e que isto caracterizaria o fato de pessoas estarem falsificando IPs, com o objetivo de votar contra seus adversários políticos, numa enquete de rejeição lançada logo após a nossa, embora a dele seja para prefeito e a nossa para vereador.

Eu já disse que me considero um pouco leigo nestes assuntos de burlas “ipeanas”, embora sou adepto do ditado bem conhecido que diz: “Yo no creo en brujas, pero que las hay, las hay." Por isso, sempre quando posso eu consulto meus colegas sabidos sobre estas e outras possibilidades de mexerem com os IPs. E no caso com os próprios IPs, pois mexer com o dos outros é um crime muito maior de invasão de privacidade, como já discutimos muito no último Encontro de Blogueiros.

E é a possibilidade de discutir esta questão do que realmente seja o IP e o que pode ser feito com ele para burlar enquetes e outras coisas porque louvo a atitude do Cláudio André em chamar um especialista no assunto para fazê-lo. E cada vez mais eu vou sentindo por não poder comparecer ao III Encontro, pois isto tem a ver com todos nós blogueiros que produzimos nossas enquetes com tão boas intenções e vemos seus resultados serem de pouca importância pela ação de pessoas a soldo de A ou de B.

Aqui na AGD, eu nem me dou ao trabalho de procurar saber de onde vêm os votos e nem saber se estão usando IPs falsos ou fajutos para o voto. Apenas já alertamos aos nossos leitores, que, como em qualquer pesquisa de opinião, existem as margens de erros, embora não podemos aqui calculá-las com precisão. Deixamos aos leitores fazê-lo.

O que adotamos aqui como norma, nas nossas análises (que não são políticas, na medida de que alguém pode agir sem sê-lo) de que “esmola grande o cego desconfia”. Para nós blogueiros, que de uma forma ou de outra gostamos de audiência, e só sabemos dela pelo nosso reloginho, adoramos quando uma enquete tem muitos votantes porque isto se reflete na audiência. E isto varia de blog para blog, mas, o sentido objetivo é o mesmo, deixar-nos, quando exagerados os números e até sua dispersão em torno de candidatos, com resultados que merecem serem visto com mais cuidado.

No entanto, continuamos usando enquetes, mesmo que saibamos de todos estes problemas com elas. E iremos continuar aqui, dentro da suposição de que cada computador só vota uma vez e reflete a opinião do dono e do seu entorno em relação ao tema.

No momento em que escrevemos, nossa enquete perguntando quais dos nove vereadores atuais  de Bom Conselho “não” deveriam ser votados em outubro, já tínhamos 120 votantes. No caso da pesquisa do Blog do Poeta, mesmo tendo vindo depois da nossa já havia 670 votantes. Então eu prefiro interpretar que o eleição para prefeito é mais importante do que a de vereador, ou que os leitores do Poeta gostam mais de votar e são em maior número do que os nossos, ao invés de dizer que estão fabricando ou falsificando IPs com mais facilidade para votar em para prefeito do que para votar em vereadores.

Eu lembro que, no último Encontro de Blogueiros, eu tentei me preparar, colocando os neurônios sobreviventes aos cabelos brancos para trabalhar dobrado para defender o anonimato com uma forma legítima de expressão  democrática. Ao chegar lá, encontrei o Dr. Renato Curvelo, que ao nos deu uma aula sobre o tema e deixou muitos frustrados, por não conseguirem me prender logo após o Encontro.

Ainda continuo solto, mesmo defendendo o anonimato, embora sem usá-lo, mas dando oportunidade para aqueles que se sintam ameaçados ou mesmo que se sintam melhor ao se expressarem de forma anônima, para fazê-lo. Mas, não gostaria de continuar solto se defendesse quem anda falsificando IPs para burlar enquetes. Eu não faria isto se pudesse ir ao Encontro.

Entretanto, eu gostaria de encontrar lá alguém que reforçarsse minha opinião de que se fazem coisas muitos piores nas eleições reais, por motivos muito variados, mesmo que eu não considerasse isto uma justificativa, mas, apenas um atenuante para a pena daqueles, que no afã de ser eleito apelam para burla das enquetes.

No final do ano passado quando tive prazer de comparecer à terra, eu fiz um périplo por algumas “lan houses” de Bom Conselho e até escrevi sobre isto (ver aqui, por exemplo). Naquela época, o que me surpreendeu era a idade das pessoas que via por lá, cuja  média não passava dos 12 anos. Eu não sei se um garoto daquele já pode ser um “votador de enquete”, mas, pensando bem, nesta era digital, os meninos sabem mais do que nós. Então vamos considerar isto coisa de criança, como tantas interessadas em política como existem em Bom Conselho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário