Em manutenção!!!

sábado, 21 de abril de 2012

A enquete dos vereadores - Uma análise simples




Por Zé Carlos

Hoje apresentaremos os resultados oficiais de nossa enquete, cuja pergunta procurava saber em quem nossos eleitores não votariam nas próximas eleições para vereador,  entre aqueles que assumiram esta função na atual legislatura.

Mais uma vez, como acontece em todas as eleições apareceram e ainda aparecerão as acusações de fraudes e burlas, durante o processo, e outra vez temos que repetir, que “o que não tem remédio, remediado está”. Apenas fazemos todo esforço para que nossas enquetes sejam as mais transparentes possíveis e, se alguma burla sobrar, sem nossa detecção, só nos resta proclamar os resultados seguindo nossa “constituição”, que é a metodologia do blogger, que, mesmo sendo estrangeira, é a única que podemos pagar.

Esta semana estavámos lendo algo sobre fraudes eleitorais, referindo-se à tentativa feita numa eleição do Rio de Janeiro para “garfar” uma eleição em que estava envolvido o Leonel Brizola, no Rio de Janeiro. Os detalhes não vem muito ao nosso caso, mas, lemos que o velho político odiava o processo eletrônico de votação, devido a ele achar que havia mais possibilidades de fraudes, e muitas vezes indetectáveis. Ele morreu pensando assim e teria morrido muito antes se tentasse ver o que ocorre nas enquetes. No entanto as eleições continuam e as enquetes também. Por que não?

Abaixo apresentamos o resultado da forma como é visto no blog, em ordem alfabética, vereador, número de votos e percentuais. Os votos totais foram 393.

Arlan da Barra – 194 – (49,36%)
Arnaldo Pintado – 189 – (48,09%)
Carlos Alberto – 183 – (46,56%)
Chico Bento – 192 – (48,85%)
Doutor Petrúcio – 187 – (47,58%)
Gilmar Aleixo – 183 – (46,56%)
Ivete Enfermeira – 190 – (48,35%)
Léa Ramos – 191 – (48,60%)
Luizinho da Malharia – 192 – (48,85%)

Como sempre, quando ordenamos o resultado temos uma visão melhor para avaliação do processo de votação e das vontades dos 393 interessados em dar sua opinião sobre o que deve acontecer com os nossos vereadores nas próximas eleições, caso nossa enquete tenha um nível de representatividade adequado. Eis o resultado por ordem decrescente de rejeição:

Arlan da Barra – 194 – (49,36%)
Chico Bento – 192 – (48,85%)
Luizinho da Malharia – 192 – (48,85%)
Léa Ramos – 191 – (48,60%)
Ivete Enfermeira – 190 – (48,35%)
Arnaldo Pintado – 189 – (48,09%)
Doutor Petrúcio – 187 – (47,58%)
Carlos Alberto – 183 – (46,56%)
Gilmar Aleixo – 183 – (46,56%)

À primeiro vista, e com o nível de erro que pode existir num processo com o de uma enquete deste tipo, poderíamos dizer que, igual a campeonato baiano, se macumba funcionasse para os jogos, teria havido um empate. Neste caso um empate técnico se as margens de erro fossem maiores do que 3%.

Mas, este resultado seria muito pessimistas para as pretensões dos nossos edis, se quiserem voltar à casa de Dantas Barreto, pois sua rejeição gira, para todos, em torno dos 50%. Ou seja, aproximadamente 50% do eleitorado, não gostariam de viver com nenhum vereador da atual legislatura, na próxima.

Nisto não vai nenhum juízo de valor, a não ser se soubéssemos as razões para querer uma renovação tão radical de nossos representantes legislativos. Mas, isto nós não sabemos e não nos cabe aqui discutir, pelo menos, nesta análise.

No entanto, aumentando o tamanho da lente e estreitando, na marra, as possíveis margens de erro, o quadro de resultados acima nos diz, nos extremos, que as pessoas votarão menos no atual presidente da câmara, o Arlan da Barra, do que nos vereadores Carlos Alberto e Gilmar Aleixo. É difícil analisar isto de fora, mas, pelo que temos lido sobre a atuação de uns e de outros. Isto teria a ver com a condição de situação ou oposição ao governo da prefeita Judith Alapenha?

No início da tabela e descendo um pouco temos o Chico Bento com o segundo maior índice de rejeição. Será que há muitos candidatos, concorrentes em Rainha Isabel, que o sufragaram com sofreguidão? Talvez tenha havido uma boa disputa entre seus eleitores e os do Arnaldo Pintado, que pinta só em sexto lugar em rejeição. É difícil dizer.

Agora, fazendo o caminho inverso, do menos rejeitado para o mais rejeitado, logo depois dos dois vereadores Gilmar Aleixo e Carlos Alberto, vem o Dr. Petrúcio, que é o terceiro menos rejeitado pelos eleitores. Eu vi um recado no Mural deste Blog que dizia:

“BC DE papacaça em 13/04/2012
Vejam que armada do satanás: O Doutor Petrúcio foi eleito prefeito de barbada na pesquisa da AGD, inclusive, derrotando o futuro prefeito de Bom Conselho, Dr. ZENÍCIO. Hoje me deparo com a surra que ele tá levando se fosse candidato a vereador. O que as Lã Rause não faz (sic)”

Nós entendemos perfeitamente a insinuação do BC DE papacaça, sobre a influência das Lan Houses nos resultados de qualquer enquete, embora discorde que tenha havido alguma diferença nos resultados daquelas eleições para esta, mesmo porque os cargos e funções eram diferentes.

No entanto, vale mais uma palavra sobre burlas em geral. Quando se diz que não há crime perfeito, é apenas uma forma de acalmar o distinto público dizendo que, aqueles que são perfeitos, existem também, mas,  se não são descobertos, para que se importar com eles? Devemos estar vigilantes, e vendo as possibilidades de burlas e conhecendo as possibilidades dos meliantes, mas, não podemos fazer juízos à priori.

Amanhã haverá o III Encontro de Blogueiros de Bom Conselho, e por não poder comparecer, nós estamos tristes. Tristes porque deixaremos de rever bons amigos e mais tristes ainda por não podermos assistir a “aula prática” de como se falsificar IP e burlar enquetes, que está na programação. Talvez, estando nós lá, na nossa próxima enquete talvez pudéssemos já ter uma ideia melhor de como controlar os eleitores para burlar seus resultados, sem o fazê-lo, no entanto, mas levando em conta nosso maior conhecimento nas análises.

Nós confessamos que, pela minha experiência de leitor sobre, e eleitor nas eleições normais, podemos discorrer melhor como se pode comprar votos nelas, do que como burlar as enquetes eletrônicas. Mas, nunca é demais nos prevenir pelo conhecimento.

Enfim, pelos números frios da tabela, o que podemos dizer é que a garantia de ser eleito outra vez, pela grande maioria dos nossos vereadores, será se candidatando a prefeito. E pelo que sabemos muitos tem esta pretensão. Boa sorte!

2 comentários:

  1. Bom Conselho estar arrasada. Nove vereadores regeitado pela a metade da população e a prefeita da cidade com uma regeição nas altura do pico do Evereste. Nos estamos precisando rezar mais.

    ResponderExcluir
  2. Não vai ficar um, meu irmão1

    ResponderExcluir