Em manutenção!!!

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Final da enquete sobre o anonimato





Por Zé Carlos

Ontem terminou nossa enquete. O resultado não era o esperado por mim. Com a disseminação de que “ser anônimo é ser covarde” que foi incutida nas cabeças das pessoas durante vários dias, eu pensei que no máximo umas 30 pessoas fossem a favor do anonimato na internet. Foi uma surpresa quando quase 200 votantes assim votaram. Seria uma surpresa maior se fosse a maioria. Eis a pergunta e o resultado:

“Você é a favor ou contra o anonimato na internet?”

A favor – 186 votantes (43,75%)
Contra – 234 votantes (55,05%)
Ainda tenho dúvidas – 5 votantes (1,2%)

Total – 425 votantes (100,%)

Este resultado mostra pelo menos que já não temos mais o ranço da cultura, ou pelo menos o estamos perdendo rapidamente, do “você sabe com que está falando?”, em quase metade de nossa população se fôssemos dar este resultado com representativo. Já houve um tempo em que quem ousasse dizer ser a favor do anominato, era um herói, talvez, morto, mas um herói. Talvez com um pouco mais de tempo, e com a descoberta de que, em rio que tem piranha, jacaré tem que nadar anônimo para atravessar o rio e não ser devorado, se descubra que jacaré que atravessa o rio pode ser um herói. O rio que dá hoje esta oportunidade é a internet.

Como já discuti aqui, uma enquete de blog jamais terá significado algum para inferir qualquer coisa a respeito de uma população, a não ser a dos votantes. Teoricamente, apenas uma pessoa poderia votar nas 425 máquinas, fazendo peregrinação pelas “lan houses” e repartições públicas. Não acredito que isto tenha acontecido, e para manter a fé nos resultados devo crer que houve 425 pessoas comandando as máquinas que votaram. E este é o máximo de representatividade que podemos esperar.

O que foi importante para nós que fazemos a AGD, é o nosso recorde de público numa enquete, e o aumento de nossa audiência que se interessou vivamente pelo tema do anonimato.

A iniciativa do Cláudio André de colocar como tema principal do Encontro de Blogueiros a questão do anonimato, foi, além de muito feliz, uma oportunidade de incentivo à leitura sobre o tema e o seu debate, no último dia 28 de agosto. E, eu tenho certeza, a discussão não parou nem depois do Encontro nem parará depois da enquete.

Durante o Encontro, do qual participei, e fiquei triste por não terem me dado o título de blogueiro mais velho do Brasil, também me alegrei pela atenção da juventude com o tema e com o que foi apresentado lá por todos. Eu já estou esperando o próximo.

Ainda não pensei em nossa próxima enquete. Mas, espero que ela tenha tanto sucesso quanto esta por mim comentada. Nós todos que fazemos a AGD, agradecemos a todos pela audiência e pelos votos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário