Em manutenção!!!

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Ecos do Encontro - A palestra do Magno Martins


Magno Martins no II Encontro - (Foto Magno Martins)


Logo após a palestra do Dr. Renato Curvelo e depois de um lanche, pois saco vazio não se põe de pé, continuou o II Encontro de Blogueiros de Bom Conselho. Eu, já abastecido interna e externamente com alguns Bob Esponjas (yogurte da Batavo), estava preparado.

Então começou a palestra do jornalista blogueiro ou blogueiro jornalista Magno Martins. Eu aqui mantenho esta dúvida se depois da não exigência do diploma para exercer a profissão de jornalista, se eu posso ser chamado de jornalista ou não. Penso até, que naquele encontro, se fôssemos cobrar o diploma de jornalista, só ficaria o Magno. Desculpem-me outros se tiverem diploma e eu não esteja sabendo. Mas, voltarei ao tema mais abaixo.

O início da palestra foi um vídeo corporativo, cuja corporação era o próprio Magno Martins e seu blog, onde ele mostra seu caráter de enfocar os fatos políticos. Confesso que não recordo muito bem todo o vídeo, mas só lembro que era mais uma peça publicitária do seu blog.

A palestra que se seguiu foi interessante pela citação de dados a respeito da inclusão digital e a força dos blogs nesta tarefa, além da demonstração dos diversos equipamentos usados atualmente para se produzir notícia com a celeridade que nosso tempo exige. Eu confesso que não prestei tanta atenção a estes números, porque já os conhecia. Talvez tenha havido uma exceção da qual me lembro. Ele citou que a blogueira mais velha do mundo era americana e tinha 93 anos, e eu sendo o blogueiro mais velho do Encontro, com os meus cabelos pintados (como me acusou o Altamir), fiquei sendo observado por alguns, como quem diz: “Oxente, o Zé Carlos é mais velho do que esta mulher!”, mas, declaro que ainda não cheguei lá.

O que mais me chamou a atenção foi o anticlímax que se seguiu, quando depois da brilhante palestra sobre o anonimato e sua defesa, o Magno Martins afirmou que exigia documentos para fazer comentários em seu blog. Eu nem disse nada para não parecer o advogado do diabo, o que nem precisei ser quanto ao anonimato em si. Eu não disse nada, e apenas fui ao Blog do Magno depois, cumprir minha obrigação de registrar na AGD, em Deu nos Blogs, a repercussão do Encontro, e não fui mais lá. Ora, se o que mais gosto nos blogs é a liberdade que se pode dar aos comentaristas, penso que, neste país com tantos descalabros de governos e que nos afetam tanto, alguém exigir o CPF de alguém para comentar é um exagero. Eu já acho até demais pedir uma Conta no Google (embora esta seja mais difícil de falsificar do que um CPF ou RG), imagina pedir CPF.

Seguindo a palestra, o Magno começou com uma crítica à não exigência de diploma de jornalismo para exercer a profissão de blogueiro, alegando, como quase todos, que o indivíduo faz um curso por quatros anos, com esforço dedicação e carinho e agora qualquer um pode ser jornalista. Meu Deus, eu não quis nem discutir isto, pois isto se chama chorar sobre o leite derramado e eu não senti nenhum pouco que ele fosse pelo ralo abaixo. Eu penso que ao exigir o diploma, aqueles que são verdadeiros jornalistas, saindo das universidades ou não, só tiveram a ganhar e também o público sedento de informações. Eu não sei porque o Magno Martins tem que temer a concorrência de pessoas como eu, jornalistas bissextos, quando ele é um grande jornalista.

A seguir, surgiu uma discussão sobre a criação de uma associação de blogueiros de Pernambuco. Eu não me lembro se isto estava previsto na palestra do Magno ou foi um blogueiro que o acompanhava, do qual não gravei o nome, a ideia. E lá vai eu outra vez eu fazer o papel de advogado do diabo, sem passar no exame da OAB e ainda mais sem diploma.

Quando alguém quer fazer uma associação de algumas pessoas, tem que pelo menos tentar definir o que é que se deve ser ou fazer para pertencer a esta associação. Por exemplo, Associação de Pais e Mestres, é fácil, entram pais e mestres. Associação Atlética do Banco do Brasil, só deveriam entrar atletas ligados ao Banco do Brasil,  embora ainda haja dúvidas se clientes podem. Associação de Amigos do Rei, deveria ser formada pelos amigos do Rei, e já começa a ser difícil de definir, pois o Manuel Bandeira só era amigo do rei em Pasárgada. E,  se nos mantivermos dentro do art. 53 do Código Civil Brasileiro  que diz o seguinte:  “Constituem-se as associações pela união de pessoas que se organizem para fins não econômicos.”, aí é que não temos como definir mesmo uma associação de blogueiros, pois os fins econômicos de diversos blogs são evidentes, e eu, estou longe de ser contra isto.

O grande problema é definir o que é um blogueiro. Hoje eu penso, que, com a advento da internet e sua facilidade de colocar as pessoas frente a frente, o blog nasceu para ser algo ligado a indivíduos que quisessem se comunicar com outros sem está usando centenas e centenas de endereços, como nos e-mails, ou deixando recado em Murais, chateando a paciência dos outros. Então poderíamos até, com um pouco de exagero, considerar um blog a extensão de alguém que tenta se comunicar através desta grande rede com um endereço certo e sabido. Inicialmente, o blog era usado para dizer para os amigos que “o gato da família morreu e que o enterro foi uma beleza”. Foi evoluindo e chegamos a um ponto em que eles se confundem com grandes portais da internet com milhões de acessos diários, comentaristas e seguidores e cujas notícias hoje é do tipo, “o ministro tal roubou, abaixo o ministro”. Ou seja hoje, o jornalismo se popularizou (enquanto outros dizem, e eu não concordo, que ele se “avacalhou”).

Eu me considero hoje um jornalista quando escrevo para a AGD. Procuro, quando tenho dúvidas, até consultar minha filha que tem um diploma de jornalismo da UFPE, mas que se expressa por fotos, se eu estou exagerando quanto aos cânones do jornalismo tradicional. Mas, acho que estou fazendo o meu papel de blogueiro. O que não sei é como realmente me definir para pertencer ou não a uma associação de blogueiros.

Esta semana fui ao Mural da AGD, parabenizar o Cláudio André, o nosso blogueiro mais lido de Bom Conselho, pelo seu aniversário, e reclamei dizendo, como já havia conversado com outras pessoas, que gostaria de dar-lhe os parabéns lá no blog dele e não podia porque ele havia suspenso os comentários. Uma pergunta é: Deveria haver blogs sem comentários? Então para mim uma associação de blogueiros deveria exigir que seus associados abrissem seus comentários (e, para mim, até para os anônimos) e neste caso, até poucos dias atrás o Blog do Poeta não poderia pertencer a uma associação de blogueiros.

Este é só um exemplo da dificuldade de tentar formalizar, através de uma associação uma atividade que nasceu informal, é boa porque é informal e livre e que assim deve permanecer,  até quando ela conseguir chegar a estágio tal que possamos definir exatamente o que um blogueiro faz, e amarrá-lo dentro de um conjunto de normas, artigos e incisos, que servem apenas para vaquejar sua atividade orientando-o para manter o status quo e os governos e instituições de plantão, ou o que deles estão se beneficiando. Eu,  quando for obrigado a associar-me a algo assim, não o farei, pois já estarei sem meu blog.

E agora me lembrei bem que já faço parte da única associação de blogueiros que é digna de blogueiros, a LICAMPE  (Liga dos Comentaristas Anônimos do Agreste Meridional de Pernambuco)  cujo estatuto foi elaborado pelo genial blogueiro Altamir Pinheiro, do Blog Chumbo Grosso, de nossa cidade vizinha de Garanhuns e que pode ser visto aqui . Soube que a LICAMPE esgotou as primeiras carteirinhas de filiação somente com os anônimos que frequentam o Blog do Roberto Almeida e do Ronaldo César. Em Bom Conselho o pessoal está começando a esquecer o medo que lhes afligiu, quando disseram que andavam rastreando IPs. Depois do II Encontro a tranquilidade voltou a reinar na blogosfera papacaceira, e todos sabem que podem dela participar sem ódio e sem medo, sejam anônimos ou não.

Um comentário:

  1. MESMO SEM QUERER IGNORAR OS TREJEITOS DO MAGNO NEM DO FILHO, A SUA PALESTRA FOI UMA FRESCURA!!! BABAQUICE PURA!!! COISA OU PALESTRA DE BLOGUEIROS PATRICINHAS E MAURICINHOS(NO QUE DIZ RESPEITO A LIBERAÇÃO DOS COMENTÁRIOS). NEM POR ISSO SOU CONTRA ELE TER DIREITO A UMA CARTEIRINHA DA LICAMPE. AGORA, QUE FOI UMA FRESCURA, ISSO FOI!!!

    ResponderExcluir