Em manutenção!!!

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Testemunhos do Vovô Zé - Uma nova enquete




Por Zé Carlos

Hoje, como dizem os analistas de Bom Conselho, a cidade é um caldeirão de política. Com o evento da EXPOBOM e o comparecimento de muitos políticos importantes na cidade as fofocas e análises (mais aquelas do que estas) sobre as eleições no próximo ano proliferaram. E certamente continuarão pelo ano afora e pelo ano adentro.

O Palácio do Coronel é a grande meta dos políticos locais, como a Casa de Dantas Barreto é o prêmio de consolação para aqueles que ainda não puderam mas sempre almejam chegar lá. Nós, que vivemos longe deste fogaréu, mas, como cidadãos nascidos lá, nos interessamos pelo destino dos nossos conterrâneos, ficamos sempre atentos à conversa.

Eu, como um político aristotélico, adora ler e ouvir as conversas sobre a marcha para o poder por parte de todos. Nestes últimos tempos, lendo os blogs de lá, já me sinto quase em casa para dizer que temos tantos candidatos a prefeito no próximo ano quanto é o número de partidos políticos. Será? Deixo a resposta aos analistas políticos e fofoqueiros políticos de plantão.

Nosso objetivo é proporcionar o máximo de informação possível ao nosso povo do ponto de vista do blogueiro interessado. Temos acompanhados 1001 enquetes sobre qual a preferência do eleitorado para colocar na prefeitura no ano que vem. Mas, ninguém que eu saiba perguntou ainda, quem ele não quer ver colocado lá, nem “pintado”. Como não temos meios tecnológicos para fazer uma pesquisa verdadeira sobre o grau de rejeição das pessoas, perguntando em quem o eleitor não votaria nem que a “vaca tossisse” ou nem se “o papacacinha secasse”, procuramos todos os nomes que apareceram nas últimas enquetes, os listamos e fazemos a seguinte pergunta aos nossos compatriotas:

“Dentre as seguintes pessoas, quem você não desejaria que fosse o prefeito de Bom Conselho nas próximas eleições?”

Como é impossível arrolar todos os que desejam serem prefeitos um dia, não podemos nunca dizer que o votante tenha todas opções possíveis. E aqui não colocaremos uma alternativa “outro”, porque eu mesmo iria votar nela, pensando em mim.

Esta enquete, terá várias rodadas, e terá a duração de 15 dias cada uma. A novidade em relação a outras é que os votantes, podem escolher mais de um candidato entre os apresentados. Em cada rodada serão retirados os 10 candidatos mais votados, isto é, aqueles que tiveram a maior taxa de rejeição.

Outra novidade é que alguns nomes que não foram arrolados nesta primeira lista poderão ser incluídos depois. Esta lista foi formada, pesquisando nosso blogs e meios de comunicação sobre aqueles que um dia foram aventados como possíveis postulantes à cadeira do coronel. Ela foi colocada em ordem alfabética. Desculpem-nos aqueles que são Doutor, mas não aparecem com tal na listagem, pois colocamos os nomes que mais aparecem na mídia, com o intuito de deixar claro ao eleitor quem é o indivíduo.

Como é diferente a enquete, e no intuito de dar ao votante todas informações daremos um exemplo com menos nomes. Na lista verdadeira temos 47 candidatos que são:

Alexandre Tenório
Alípio Soares
Ana Lúcia Olsen (Mama)
Ana Soares (CERU)
Arlan Curvelo
Audálio Ferreira
Bernardo do Posto
Cleonides Tenório
Cristina Curvelo
Daniel Brasileiro Filho
Décio Tenório
Dr. Daniel Brasileiro
Dr. José Arnaldo Amaral
Dr. José Tenório Neto
Dr. Sales
Dudé Amaral
Edézio Ferreira Filho
Edleuza Dionísio
Edvalda Carvalho
Eliomar Borges
Elisabete Borges
Emanuel Tenório Luna
Francisco Alexandre (Piúta)
Frei Zito
Geovane Lima
Gervásio Matos
Gilmar Aleixo
Givaldo Cavalcante
Hélio Urquiza
Ivete da Silva (Emfermeira)
José Maria Taveira
Judith Alapenha
Katiússia Araujo
Léa Ramos
Marcos Ferreira
Monsenho Nelson Brito
Nazário Filho
Paula Frassinete
Petrúcio Borges
Petrúcio Marinho
Renato Curvelo
Renato Ferreira
Renivaldo Tenório
Sílvia Borges
Socorro Marinho
Washington de Azevedo
Zenício dos Santos

 A nossa lista fictícia será composta apenas de 5 nomes, que são:

Zé Bebinho
Candeinha
Kololô
Gonga
Craúna

Vamos considerar que cada um desta lista fictícia vale por 10 na lista verdadeira. Então em cada rodada, ao invés de 10, eliminaremos um que tenha mais votos. Por exemplo, suponha que o resultado da primeira rodada, tenhamos o seguinte resultado, tendo votado 50 pessoas:

Zé Bebinho 10 votos
Candeinha 9 votos
Kololô 45 votos
Gonga 40 votos
Craúna 50 votos

Ou seja, todos que votaram, votaram em Craúna, e apenas 10 votaram em Zé Bebinho. Isto indica que na próxima rodada sairá o Craúna, e continuarão os outros 4. Na segunda rodada, podemos ter esquecido alguém, o Timotinho por exemplo, então ele entrará na lista.

Diferentemente da lista completa, onde sairão 10 em cada rodada, o empate é difícil, mas pelo regulamento, discutido e aprovado aqui na AGD, caso haja empates, por exemplos, no décimo lugar de cada rodada, haja alguns com votos iguais, deixaremos aqueles empates para outra rodada. Também, haverá depois da penúltima rodada uma sobra (se não entrar mais nenhum nem houver empates) de 7 candidatos não rejeitados.

Outra coisa importante é que cada computador não poderá votar mais de uma vez, mas, poderá mudar o seu voto, até o fim de cada rodada. Por exemplo, se o Zé Bebinho fez algo durante a rodada que desagrade o votante, mude seu voto do Craúna para ele.

Lembrem que os critérios de votação são sempre no sentido de votar naquele que não se quer, por algum motivo, sentado na cadeira do coronel. Para votar em quem você quer que sente naquela cadeira espere até outubro de 2012.

Ao chegarmos a estes 7 candidatos, faremos uma enquete normal, onde cada votante poderá votar apenas uma vez, e será escolhido o candidato menos rejeitado pelo eleitorado. Óbvio,  se houver representatividade deste processo em relação ao pleito de 2012, aquele que sobrar terá uma grande probabilidade de ocupar a cadeira do coronel, a partir de 2013.

Agora vocês, que me aguentaram até aqui, poderão perguntar, o que tem isto a ver com o Vovô Zé e seus testemunhos? A explicação é muito simples. Sempre que estou perto do meu neto Davi, estou participando de suas brincadeiras. Quando ele cansa de uma ele me propõe:

- Vovô, vamos brincar de outra coisa!

Foi lembrando desta frase do meu neto que resolvi lançar esta enquete, convidando a todos os virtuais eleitores de Bom Conselho:

- Vamos brincar de outra coisa!

Já dizia um filósofo argentino (nada contra na filosofia) que “evoluir é variar”, e que alguém já descobriu e me disse que “involuir também”, neste caso espero que evoluamos e esta nova brincadeira sirva para melhorar a escolha dos nossos eleitores em 2012.
---------
P.S.:  Terminei este texto ontem e hoje já vejo que, com 11 votos, as pessoas já pegaram o espírito da coisa. Mas, ao longo do tempo, esclarecimentos serão dados para que a enquete ajude na decisão de cada um.

ZC

Um comentário:

  1. Caro Zé Carlos,

    Eu não sei de onde você foi tirar tantos candidatos. E ainda esqueceu o Bizunga que já venceu a Mamãe Juju em outro blog. E o nosso Patácio Peixoto de saudosa memória.
    Eu gostei da coisa ao contrário. Se todos respondem em quem votaria para prefeito, por que não perguntar em quem você não votaria.
    Sei que as pesquisas de opinião normalmente auscultam a taxa de rejeição, mas não sabia que isto poderia ser feito no blog. Parabéns pela ideia. Eu já estou pensando colocar uma no meu blog onde perguntaria quem não brincaria na Papacagay. O problema é que com o nível de preconceito que presenciamos, o difícil seria escolher os candidatos, tanto pelos enrustidos como pelo seu número.
    Eu não quero ser profetiza, mas penso que a Mamãe Juju não passará da primeira rodada. A não ser que a enquete não seja representativa do sentimento que impera na cidade.

    Lucinha Peixoto (Blog da Lucinha Peixoto)

    ResponderExcluir