Em manutenção!!!

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

UM AMANTE FAZ BEM.





Por Carlos Sena

Eu quero um amante, disse o rapaz ao seu pai. Ando depressivo, vendo o mundo cinza. Não tenho achado graça na vida. As mulheres me fazem bem, mas o Psicólogo, na sessão de ontem, me sugeriu arrumar um amante. Perguntei-lhe o porquê daquela sugestão, mas ele me disse para eu “ruminar”, comigo mesmo, e chegar às minhas próprias conclusões. Fiquei pensando que ele achasse que eu sou um Gay do armário, mas estou seguro de que não sou gay. O pai, por sua vez, ficou chocado, principalmente quando o filho lhe perguntou se ele tinha um amante. Vermelho, o pai do rapaz quase parte pra cima dele, pois talvez tenha pensado que seu filho estivesse insinuando algo como ser gay.

Na sessão seguinte de psicoterapia, foi questionada a proposta do amante. Então, decidiu que é importante ter um amante? Um silêncio ficou estabelecido por alguns minutos. O rapaz se coçava, passava a mão no cabelo e nada. Nada conseguia verbalizar acerca do amante. Finalmente conseguiu desembuchar: afinal que amante é esse que o senhor me sugeriu arrumar? – Eu não lhe sugeri arrumar, mas pensar nessa possibilidade. Mas eu não sou gay! Eu nunca lhe falei disto, disse o Psicólogo. Raciocine comigo, prosseguiu. O que te faz feliz? Há algo em que você pense o tempo todo e que te retarde o sono? Existe alguma coisa ou pessoa em que você se ocupe dela o dia inteiro e que te traz paz interior? Pois é. Amante é o que amamos. É o que nos conduz como fonte de prazer e nos dá objetivo de vida. Quando a gente ama o trabalho que tem, por exemplo, dá-nos a impressão de que não trabalhamos e ainda ganhamos salário pra isto. Escolher a arte como amante, a literatura como amante, um homem ou uma mulher como amante, a vida contemplativa dos monastérios como amante... É isto que torna as pessoas mais felizes, motivadas!

"Sua sessão terminou", disse o Psicólogo. Decida se você precisa arrumar um amante. O rapaz foi embora pensativo e nunca mais voltou. Certamente descobriu que tinha vários amantes em sua volta, mas lhe faltava a capacidade de objetivar isto...

-------------
Publicado no Recanto das Letras  em 22/09/2011

Um comentário:

  1. SEM QUERER AGANDAIAR O TEXTO QUE ESTÁ ÓTIMO, É CLARO E EVIDENTE!!! APROVEITANDO A DEIXA, O PERIGO DE SER TER MUITAS AMANTES NA VIDA, NÃO IMPORTA QUAIS SEJAM É, CONVIVER COM TODAS ELAS NO MESMO TETO E, DE REPENTE, NÃO MAIS QUE DE REPENTE, SUAS TPM’s COINCIDIREM!!!

    ResponderExcluir