Em manutenção!!!

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Ecos do Encontro - Partida e Chegada




Por Zé Carlos

Foram tantas as emoções do II Encontro de Blogueiros de Bom Conselho que ainda nem escrevi sobre o evento em termos narrativos. Para mim, desde a aflição em não poder confirmar minha presença com muita antecedência, até à esperança de não perder o título de blogueiro mais velho de Pernambuco, o que aconteceria se ao chegar lá o Luis Clério tivesse criado o Blog A Gazeta Online, passando pelo tema principal que era de minha alçada, tudo foram emoções.

Saimos de Caruaru, eu e minha co-piloto, que, pelo tanto que fala, eu fico oferecendo a ela o cargo de piloto o tempo todo, e partimos pela BR-232. Dá gosto navegar por esta estrada. Com as duas faixas eu não tenho medo de cortar outros veículos, desde que sejam motos, fuscas, Fiat-147 e Belinas mal conservadas. Obviamente, o trecho entre Caruaru e São Caetano, exceto pelas lombadas desnecessárias, ainda é o melhor trecho. O motivo disso todos sabem. É o trecho mais novo.

O que eu sempre concluo quando passo por esta nossa melhor rodovia é que ela não durará muito se o nosso governador não tiver a coragem política que teve a nossa presidenta, ao privatizar os aeroportos para a Copa do Mundo, também privatizar a BR-232. Nosso estado não terá recursos para manter nossas estradas funcionando se não partir para nesta direção. E já ia dizer que isto seria outro assunto, quando me lembrei que ao chegar em São Caetano entramos no canal estreito da BR-423, que nos leva até Garanhuns, que, dizem, há também um movimento de duplicação em pauta. Já disse noutros lugares que correremos o risco de quando inaugurarmos a duplicação da BR-423, já não podermos navegar na BR-232, se não houver um processo de privatização, pois ela estará tão estragada que será inviável. Mas, aqui eu digo, isto já seria outro assunto.

Depois de sofrer na BR-423, não com as condições da estrada que está boa, e sim com o já excesso de tráfego de caminhões pesados, cheguei a Bom Conselho, e adentro seu Mural. Nem ia falar nisso, mas li a boquirrota da Lucinha Peixoto, contar conversas minhas em “off”, e tenho que falar. A entrada de Bom Conselho, entre o portal e a Rua do Gamba, que tem outro nome mas não vem ao caso, está um desastre. Um verdadeiro campo minado. Custa imaginar como, na ocorrência de um incêndio, a viatura do Corpo de Bombeiros poderá atender ao sair lá do seu ponto que fica no trecho.

Conseguimos passar e, depois de me livrar da co-piloto, segui quase em cima da hora para o excelente educandário Menino Jesus de Praga. Já na frente, estacionando o carro, encontro o Cláudio André, que desta vez já estava lá. Daí prá frente foi só conversa fiada, no bom sentido. Isto é, encontros apresentações, abraços e tudo que temos direito nestes simpósios. Desta vez já conhecia alguns e outros não. Não vou falar de todos e me perdoem aqueles de quem eu falar se sobre eles disser alguma bobagem.

Avistei um senhor alto, esbelto, magro, elegante, com uma boina parecida com a do Che Guevara. Não tive dúvidas era o Altamir Pinheiro do Blog Chumbo Grosso de Garanhuns. Fomos apresentados e conversamos como se nos conhecêssemos a anos. E eu o conhecia mesmo, pois sempre, que comecei a me interessar por esta atividade que o leio. Embora não possa dizer “principalmente”, posso dizer, até no sábado. E, tenho certeza pela audiência do Blog, todos sabem a que me refiro.

Encontrei também o Wagner Marques, do Agenda Garanhuns, a quem sempre tentei citar nos Blogs recomendados da AGD, e não sabia. Recorri a ele e houve sua primorosa ajuda para que isto fosse feito e melhorasse a qualidade do nosso Blog. Hoje nos citamos, e com isto, garanto que a AGD ganhou mais do que ele ao nos citar. Em sua companhia, conheci o responsável por outro ótimo blog de Garanhuns, o Ronaldo César, de quem discordamos sobre o anonimato, mas, sem anônimos envolvidos e dentro de um clima de civilização que nossos leitores merecem. Recebi dele um exemplar do Folhavox, um bom jornal da imprensa escrita da terra de Simoa Gomes.

Esperei encontrar o Roberto Almeida, outro veterano blogueiro da cidade vizinha, mas, depois soube, por problemas pessoais, ele não pôde comparecer. Foi uma pena, mas, a dor passará a qualquer momento, noutros encontros e será sempre minorada pela leitura do seu excelente blog.

Então chegou o Luís Clério e fizemos nosso cafezinho particular. O homem, além de contar com o elixir da eterna juventude, é um sábio e tem aquela prosa que só não cativou O Andarilho nem a Lucinha Peixoto, e tenho certeza porque ainda não se encontraram pessoalmente. Trouxe meu exemplar da A Gazeta, e o que ele, em sua bondade, doa aos meninos do Blog da CIT, que agora é quase para Lucinha. Infelizmente, desta vez, não pude ficar para o cafezinho coletivo.

No entanto, não senti nem saudade dele, pois vi chegarem pessoas habitués do evento, como o Álvaro e o Naduca. Fomos automaticamente atraídos para uma roda que não sei se o algo comum que nos unia, eram os mesmos interesses ou as idades. Eu penso que os primeiros, pois juntou-se a nós o Dr. Renato Curvelo, quando lá, pelo segundo critério, quem deveria estar era o seu pai, o Valfrido. Se não houvesse nada mais no evento, só o papo nesta roda e nas rodas que se formaram no intervalo já havia valido a pena.

De algumas pessoas eu não falarei porque não vi. Posso até está enganado, mas no primeiro Encontro vi algumas pessoas da Rádio Papacaça. Desta vez não. Não sei o porquê? O evento daria uma boa cobertura para a Rádio. Hoje, blog é tão importante quando rádio e TV. Não nos subestimem, pois podem não serem ouvidos no futuro. Espero que eu esteja enganado e tenha havido uns dois repórteres lá da Rádio, para noticiar sobre o evento. Esperei encontrar outros mas não os vi, como esperei não encontrar alguns e também eles lá não estavam.

Agora me lembrei que, neste burburinho encontrei a Niedja Camboim, nossa blogueira maior, que me disse: “Olhe, eu leio todos os blogs de Bom Conselho, mas, quando chego no de vocês, as postagens são tão longas que até leio de duas vezes.” Apesar de achar uma crítica relevante, eu não posso evitar, pelo menos quanto aos outros que são aqui publicados, mas em relação a mim, eu aceito tranquilamente, e já comecei a quebrar alguns assuntos no meio para não ficar prolixo. E, termino aqui, por hoje, mas eu volto, sobre o Encontro.

Um comentário:

  1. .......... Avistei um senhor alto, esbelto, magro, elegante, com uma boina parecida com a do Che Guevara. Não tive dúvidas era o Altamir Pinheiro do Blog Chumbo Grosso de Garanhuns.......... ALTO E MAGRO TUDO BEM. QUANTO AO ESBELTO E ELEGANTE É BONDADE SUA, MEU PREZADO ZÉ CARLOS!!! AO CONHECÊ-LO PESSOALMENTE NÃO TIVE A MENOR SOMBRA DE DÚVIDA QUE VOCÊ É UM CIDADÃO BASTANTE VAIDOSO. INCLUSIVE, PINTA OS CABELOS!!! VOCÊ SÓ ESQUECEU DE ME EXPLICAR OU INFORMAR QUEM É SEU TINTUREIRO. HAJA VISTA, PERCEBER-SE CLARAMENTE, QUE O PRODUTO QUE VOCÊ USA É DE PRIMEIRÍSSIMA QUALIDADE. BRINCADEIRA À PARTE, FOI UMA HONRA TÊ-LO POR CERCA DE 5 HORAS EM UM BATE PAPO INFORMAL E UMA COMPANHIA BASTANTE SIMPÁTICA, CULTA E AGRADABILÍSSIMA!!!

    ResponderExcluir