Em manutenção!!!

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Um ano da A GAZETA DIGITAL. Parabéns prá nós...




Por Zé Carlos

Há, exatamente um ano, este Blog, depois de um difícil parto, nascia. Durante o trabalho de parto ele, desde que a bolsa estourou, já mostrava a que veio, e no dia 29 de novembro, quando já se prenunciava seu próximo nascimento, ele já publicava o seguinte:

Amor é fogo que arde sem se ver

Por Luís de Camões

Amor é fogo que arde sem se ver;
É ferida que dói e não se sente;
É um contentamento descontente;
É dor que desatina sem doer;

É um não querer mais que bem querer;
É solitário andar por entre a gente;
É nunca contentar-se de contente;
É cuidar que se ganha em se perder;

É querer estar preso por vontade;
É servir a quem vence, o vencedor;
É ter com quem nos mata lealdade.

Mas como causar pode seu favor
Nos corações humanos amizade,
Se tão contrário a si é o mesmo Amor?

E amor que ardia sem se ver, depois de espasmos e contrações uterinas, só foi visto com um texto que escrevi, com o título de “Início”, que pode ser visto aqui, ou abaixo, pois resolvemos transcrevê-lo, neste dia de aniversário, pois nem direito a bolo tivemos. Leiam e me encontrem lá embaixo para as considerações finais, ou, outra vez, iniciais:

Quando sentei para escrever, não sabia ainda se começaria este artigo citando a Bíblia ou um provérbio chinês. Pensei muito, o tempo esgotou e escolhi o provérbio que diz: “Mesmo para fazer uma grande caminhada, é preciso dá o primeiro passo”. Para não sofrer logo alguma represália por ter preterido o Livro Sagrado eu digo o que iria escrever se o começasse citando: “No princípio era o verbo. O verbo se fez carne e habitou entre nós”. Isto eu me lembro “de ouvido”, da minha infância, das leituras religiosas, portanto não sabia qual o evangelista que o disse. Como estou junto a uma religiosa plena, só foi perguntar a Lucinha Peixoto, pelo telefone. Ela então mandou brasa dizendo que o evangelista é João e que a citação é do Capítulo 1, e disse que eu poderia ter expressado o que tinha a dizer com a citação se dissesse assim:


No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.
 Ele estava no princípio com Deus.
 Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e sem ele nada do que foi feito se fez.
 E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade; e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai.”

Não quis mais ouvir a pregação, dei uma enrolada no telefone e continuo a escrever, mostrando que, o que vem a seguir tem a ver com as duas frases acima, embora, mais com o provérbio chinês.

Tanto tempo faz que não escrevia que já são horas sentado aqui procurando as palavras certas. Nos últimos 30 minutos descobri que as palavras certas são aquelas que escrevemos. O que lamento é que ainda neste nosso país ainda existam milhões de pessoas que não sabem escrever nem as palavras certas e nem erradas. Ora, se tive o privilégio de está do outro lado da ponte, porque tanta dúvida em usá-las. Elas são o nosso poder para ajudar àqueles que nos acenam lá na outra margem.

Hoje é o segundo dia de nosso blogjornal, A Gazeta Digital. Não foi uma iniciativa minha. Foi um chamado. Anos passados, criei uma empresa virtual, com sede em Caldeirões, e um bando de pessoas, que hoje todos já conhecem, me ajudou a colocar um monte de vídeos na internet. O tempo passou e vi que os meus neurônios, que são uma porção, mas, estão todos de cabelos brancos, não poderiam enfrentar a computação gráfica, isto é coisa para neurônios juvenis. Resolvi dar um tempo e me dedicar aos afazeres domésticos de um aposentado de milícia. Já estava querendo voltar ao batente, quando alguns amigos da CIT me procuraram e me fizeram a proposta, que até agora não parece ter sido indecente: criar um blog de notícias para Bom Conselho. Aceitei e aqui estamos, depois de reuniões, com mais brigas do que reuniões do PMDB com o PT.

Não poderei explicar aqui, hoje neste início, tudo a que nos propomos, e, os meus e minhas colegas de trabalho, mesmo sem o dono do Banco Panamericano, faremos isto ao longo do tempo, e os nossos leitores observarão o que pretendemos. Seguiremos um lema, que parece que foi o Che Guevara, não o Altamir Pinheiro do Blog Chumbo Grosso de Garanhuns, mas, o verdadeiro, deveria ter dito: “Poderemos até dar porradas, mas sem perder a ternura jamais”, e nem o senso de humor. Aquele velho objetivo da CIT, de “provocar risos e emoções”, pode até ter sido encampado pelo nosso blogjornal, eu só diria que pesaremos mais um pouco nas emoções, e que muitas não nos causarão risos porque são fincadas na realidade das notícias de nossa terra e de outras bandas.

Só como exemplo, hoje apenas dei uma olhada nas manchetes do jornal que assino e vi lá na primeira página: “Marinha quer vender mangue em Boa Viagem”. Eu pensei logo, prá que diabo alguém quer comprar o mangue? Pasmem, querem torná-lo um espaço imobiliário. Na certa serão construídos mais alguns espigões no local. Espero que os outros órgãos públicos e a população intercedam por nós. Logo a Marinha, que dizem ter brilhado para expulsar os bandidos do Rio de Janeiro!? Até hoje pagamos à Marinha para usar uma extensa faixa de nossa terra, e agora ela quer vender. Será que o capitalismo nosso de cada dia já chegou a este ponto? Privatizar, eu concordo, mas a Marinha é demais.”

O texto acima foi publicado no dia 2 de dezembro de 2010. Desde lá só um ano passou, mas muitas coisas aconteceram. Dentro do Blog e fora dele. Primeiro, o que aconteceu fora dele merece uma narrativa simples, formal e sucinta. O Brasil tem novo presidente, o Estado o mesmo governador e Bom Conselho o mesmo prefeito. Fora da política, a ameaça de crise econômica aumentou, a Grécia faliu, está levando a Europa junto e o Brasil, apesar de tudo ainda está escapando, embora não se saiba até quando. Na educação, o ENEM complicou a vida de estudantes outra vez e já se sabe que o modelo vai ser agora adotado na cidade de São Paulo. Na saúde, as pessoas continuam morrendo na fila do SUS, ou se curando no Sírio-Libanês. Na ecologia, desmatamos menos e produzimos mais e enquanto se briga no Congresso por um novo Código Florestal, acidentes acontecem no fundo do mar.

Infelizmente, não temos como manter todo o arquivo de nossas páginas, por um ano todo. Estamos sujeitos às limitações do Blogger quanto ao espaço, pois se fosse diferente, seria mais fácil fazer uma retrospectiva do que se passou pelo mundo,  pelo Brasil e até por Bom Conselho.

Temos mais o que dizer do que aconteceu dentro do Blog. Aqueles que nos acompanham desde o início sabem que nosso objetivo sempre foi fazer um Blog de notícias, e notícias ligadas a Bom Conselho. Não conseguimos inteiramente, pelo menos de notícias de primeira mão, mais de segunda mão, conseguimos. Embora, as notícias de Bom Conselho não chegaram como prevíamos, a crescente audiência do Blog mostrou que os bom-conselhenses também querem saber do mundo que o rodeia, num círculo maior, do que o perímetro municipal. Além disso o Blog se tornou uma mídia de opinião e notícias.

Em termos da fria estatística não temos nada do que reclamar. Dentro de um ano tivemos 71.000 acessos, o que nos dar em média, 6.000 acessos mensais e 200 diários. Ainda tivemos mais de 400 postagens com mais de 300 comentários. Como já disse em outros lugares, para um blog que nunca pretendeu ser um blog popular, os números só nos animam a continuar.

Estou consciente de que não agradamos a todos, e nem era este nosso propósito. Muitas foram as críticas e que sempre foram levadas em conta quando achamos que elas poderiam melhorar o blog. Para isto tivemos sempre que ponderar e escolher entre aquelas críticas que visavam sua melhoria, daquelas que refletiam pura inveja e defesas de posições obtidas em Bom Conselho pela enganação dos incautos. Foram estes que sempre tentaram derrubar o Blog e ainda tentam, pois se não o fizerem, o que eles farão então? Como ficarão diante da nudez em que ficaram depois de determinadas ações?

A maior transformação deste blog veio pela falência de outro blog: O Blog da CIT. Hoje a AGD, como é carinhosamente chamada A Gazeta Digital, se beneficia do desaparecimento deste blog, pois passou a contar com a colaboração da Eliúde Villela, Jameson Pinheiro, Zezinho de Caetés e mesmo da Lucinha Peixoto, antes dela partir para a carreira solo, em seu blog já bastante visitado e querido por muito gente. Aqui agradecemos a todos eles. Eu sei (e desculpem a mudança de pronome, pois não sei quando falo em meu nome só ou não) que sem eles o blog não existiria, pelo menos com este sucesso.

Hoje é um dia festivo para mim e para aqueles que fazem a AGD. E agradecemos, de coração aos nossos colaboradores fixos ou eventuais, pois a ele devemos a grande audiência.

Está chegando o fim do ano, e estando nesta atividade na festa passada sei que o tempo é de Natal e não dos Blogs. Mas, estamos fazendo o possível para manter sua atividade durante todos os festejos, embora não prometamos a assiduidade de sempre.

Muito obrigado!
-------

(*) Obrigado ao Jameson Pinheiro pela arte na imagem.

4 comentários:

  1. Prezado Aniversariante Zé Carlos,

    MESMO QUE HOJE NÃO FOSSE O ANIVERSÁRIO DO SEU EXCEPCIONAL BLOG, ANTECIPADAMENTE, O ADMINISTRADOR DELE JÁ ESTARIA E PORQUE NÃO DIZER, ESTÁ DE PARABÉNS!!! BLOGS DO NAIPE DO SEU, WAGNER MARQUES, O POETA E DA LUCINHA PEIXOTO DERAM UMA NOVA DIMENSÃO A BLOGOSFERA AGRESTINA. NOS TEMOS PLENA CONSCIÊNCIA DO QUE VOCÊS E ALGUNS OUTROS TAMBÉM REPRESENTAM PARA A CULTURA PROPRIAMENTE DITA DO AGRESTE MERIDIONAL, TÃO CARENTE DE PESSOAS DAS LETRAS. VOCÊS, POR SEREM BAMBAS, PAULATINAMENTE, TÃO PREENCHENDO ESSA VASTA LACUNA. DIGO SEM TITUBEAR: PARA ESCREVER SOBRE O COTIDIANO QUE É SUA ESPECIALIDADE, NA REGIÃO, SÓ TEM VOCÊ E CAÇE OUTRO!!! TENHO DITO.

    ResponderExcluir
  2. Grande ZéCar, parabéns pelo seu rebento (AGD). Que o rebento continue arrebatando nossos corações com notícias da terrinha e nos levando a reflexões, profundas ou mesmo superficiais. A vida é vivida na superfície e/ou nas profundezas de nós mesmos. O compartilhamento de idéias, que enriquece nossas vidas, é o que este Blog tem realizado neste seu primeiro ano de vida. Por tudo e para todos, que esses 71.000 acessos contabilizados no ano que passou sejam multiplicados por sete vezes sete. Vida longa ao Blog da AGD são os votos deste simples leitor. Roberto Lira.

    ResponderExcluir
  3. Os que fazem o Blog estão de parabéns. Hoje só quem não ler ele em Bom Conselho são os que não sabem ler que lêem o blog do poeta e de outros blogueiros babões. Vivo aqui e sei o que incomoda a prefeita e o Timotinho e alguns vereadores e políticos. Não sabe o que fazer com os blogs e o que recomendo é que este faça como o de D. Lucinha vá prá oposição correndo pois estar muito emcima do muro. Não sei por que, pois diz que não ganha nenhum dinheiro. Aqui há até briga prá pagar os blogs.
    Mais, parabéns pelo trabalho que tanto ajuda a cidade a se informar. Que viva muitos anos.

    Arlindo Paz

    ResponderExcluir
  4. Prezado Zé Carlos,

    Meus parabéns à AGD. Eu já fiz minha homenagem lá no meu Blog. Não posso deixar de comentar aqui, quando vejo os dois grandes comentaristas que me antecederam (O Guerrilheiro e o Roberto). Os comentários podem terem sido até em pequeno número até agora, mas, a qualidade supera qualquer número.

    Lucinha Peixoto (Blog da Lucinha Peixoto)

    ResponderExcluir