Em manutenção!!!

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Testemunhos do Vovô Zé - Tá ficando maluco, Zé?


Vovô Zé. (Foto de Davi Cordeiro Lima. )


Faz algum tempo que não visto a fantasia de Vovô Zé para escrever. E não é por falta de inspiração. É mais por falta de tempo. Hoje minha inspiração é dobrada com o Davi e com o Miguel. Este último ainda no seu quarto mês de vida já dá satisfação a qualquer avô, embora não tanto material para escrita, a não ser um redemoinho que ele tem no cabelo que o Davi diz que é o cabelo de Neymar.

O Davi sim, é um poço de inspiração para qualquer avô que se coloque como um escritor bissexto como eu. E venho guardando as emoções de cada dia quando me desloco a Caruaru para vê-lo ou quando eles todos me visitam.

Uma das coisas que me lembro agora, vem de sua prodigiosa capacidade de emitir sons, pois ele agora fala “pelos cotovelos”. Numa dessas suas animosidades linguísticas ele inventou uma frase, ou ensinaram a ele, que os adultos usam em várias ocasiões. Tendo eu dito algo que ele achou errado, ele imediatamente retrucou:

- Tá ficando maluco, Vovô Zé!?

E durante uns dias que com ele estive, a ouvi dezenas de vezes. Não só comigo, mas com outros também. Mesmo com as reclamações dos pais para que ele não ficasse repetindo isto todo o tempo, não se ouvia outra coisa:

- Tá ficando maluca, vovó Marli!?

-Tá ficando maluco vovô Beto!?

- Tá ficando maluco tio Cicinho!?

E lá se vai o Davi a fazer uma pergunta, que se nós adultos fôssemos sensatos responderíamos apenas:

- Claro, Davi, eu estou ficando maluco!

O pior seria se ele perguntasse, em sua inocência de criança, o motivo de termos “maluquecido”. Eu mesmo não teria um só motivo, mas vários. Desde tentar manter um blog até torcer pelo Náutico, apesar de está na série "A" agora. A loucura vem do fato de que no próximo ano nossas emoções, que este ano foram para nosso time subir, serão no próximo ano para ele não cair. E quase sempre termina caindo. Meu consolo é que com o Sport acontece o mesmo. E viva o futebol de Pernambuco. Coisa de maluco.

Estou ficando maluco com o noticiário sobre corrupção no país, que parece ter se tornado endêmica. Desde o policial que cobra propina para o meliante ir embora, até as mais graúdas autoridades que fatiam o orçamento dos poderes para eles, sem dó nem piedade. Mesmo como político aristotélico, eu fico maluco com tudo isto.

Fico mais maluco ainda quando vejo no ressurrecto Blog da Prefeita Judith Alapenha, que ela distribuiu coletes aos mototaxistas. Parei um pouco e pensei. Será que a atividade de mototaxistas pertence ao setor público em Bom Conselho? Se for, estou ficando maluco, por esta distribuição não ter sido feita no início da atividade de cada um. Se não for, estou ficando maluco porque não sei o motivo da distribuição, sem antes saber se outras atividades são também assim subsidiadas e o porquê. Já estou mais maluco ainda, agora querendo meu colete de blogueiro, e quem sabe, um computador novo, pois o meu já está em petição de miséria. E olhem que eu sou tão maluco que não ganho nada com a atividade, apesar  de, pelo número de acessos ao nosso blog, esta minha atividade seja, igual as dos mototaxistas, importante para a cidade. Eu fico só imaginando outras possíveis distribuições de coletes. Coisas de maluco.

Quando enveredo pelo lado da política, não é mais uma questão de maluquice pacífica, é uma questão de camisa de força mesmo. Por isso evito ao máximo tocar no tema. E não é porque eu não queira fazer isto, e sim porque não entendo nada do ramo mesmo. Fico só olhando de longe e ontem vi no Blog do Poeta que o Isaltino Nascimento, que é do PT, partido ao qual se filiou um ex-secretário da prefeita, que é do PDT, pode não apoiar o secretário e sim apoiar a prefeita, contra seu próprio partido representado pelo ex-secretário. Eu fico me perguntando, o que realmente significam os partidos políticos na política municipal?  Nem ouso responder, e deixo com os especialistas, pois meus olhos já estão esbugalhando, e pode até ser que o Davi não me pergunte mais se estou maluco, e sim diga:

- Vovô Zé, você está maluco!!!

Ora, dirão os não interioranos, isto só se passa em cidades pequenas. Em outras, cada candidato tem o seu partido definido e luta pelas suas hostes quando começa o processo eleitoral em última instância. Aí, quando olho para a barafunda do processo político em Recife, onde voto, e vejo que nem só de cidades pequenas vivem os imbróglios, só aumenta o grau de maluquice. O PT tem dois candidatos fortes, os “joões”, que se odeiam por um ter traído o outro anos atrás. O líder, o Humberto Costa que fez operação nas cordas vocais e agora fala grosso, não quer que o partido perca as eleições no Recife, mas, se o governador der um empurrãozinho para ele ser governador, o PT que se exploda no Recife, mas, triunfe no Estado daqui a dois anos. Ainda mais temos alguém de Petrolina que virá ser o prefeito do Recife. Agora já sou eu que peço uma camisa de força.

O Davi, se não fosse uma criança, diria:

- Vovô Zé, tá ficando maluco? Isto só se passa aqui no Recife mas nas cidades médias, como Caruaru, Garanhuns, Petrolina,  Jaboatão, está tudo organizado.

Então eu fui fazer um estudo desta assertiva ponderada pelo meu neto. Comecei a ler os blogs de Garanhuns. Depois de certo tempo nesta atividade, desisti. Estou terminando este texto e me dirigindo para o Hospital da Tamarineira, para me internar. Definitivamente, Davi, o Vovô Zé tá maluco.

Um comentário: