Em manutenção!!!

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

LAMPIÃO ERA GAY - Diz escritor em livro censurado.




Por Carlos Sena (*)

Ouvi na Rádio Jornal (Recife-PE), entrevista de um escritor, ex-juiz, ex-mil coisas, que está publicando um livro (censurado pela família de Lampião) que, dentre outras coisas, diz que LAMPIÃO ERA GAY. Que Maria Bonita nunca foi reconhecida como tal e que servia apenas para fazer o "H" em relação ao Virgulino. Nada contra Lampião ter sido Gay, se o livro tratasse de um estudo psicanalítico sério dentro de uma abordagem holística para mostrar as contradições do ser humano no viés da sexualidade. Encafifa-me sobremaneira é a provocação “LAMPIÃO ERA GAY”! E daí? Só acho mesmo é difícil achar quem fosse curtí-lo, pois para as “indumentárias” masculinas funcionarem dessa forma é difícil e quase impossível. Só falta agora alguém identificar um outro cangaceiro a quem se lhe possa atribuir o "concubinato" entre dois cabras machos. Sendo prático: como "cu" dá ibope, mesmo tanto tempo depois e com um personagem que passou para a história como sanguinário! Talvez inspirados pela fama de que a posição de "armar a meia água" é meio napoleônica, posto que se diz sempre que "aquela" era a posição que Napoleão perdeu a gurerra. Independente de acreditar ou não, certamente a sexualidade não tem nada a ver com estereótipos preconceituosos. Se Lampião deu, deu o que era dele. Se alguém o comeu, comeu porque ele deu também o que era dele. Se ele comeu seus capangas, comeu com o que era dele, inclusive os capangas. kkkk. Mais fácil é acreditar que muito neguinho que ele matou pode muito bem ter sido com um tiro no fiofó. Será que essa suposta preferência não teria levado os bisbilhoteiros de plantão a enveredar por essa vertente meio capitalista de se falar dos outros, mesmo esse outro sendo nossa Maria Bonita, digo, Lampião? Nesse caso, talvez Maria Bonita fosse LAMPIÃO E VICE VERSA... Agora é tarde e Lampião é morto. Se vivo fosse, certamente nos diriga: "eu, gay?" - "Nem morta"...

A própósito, em Serra Talhada – a terra natal do Lampa (este poderia ser o seu nome de guerra) houve uma passeata gay que revolucionou o sertão. Até o Fantástico esteve lá e mostrou pro Brasil inteiro. Como se vê, a vontade de fazer relação com o Lampa e a possibilidade dele ter sido gay é imensa. Soube que a câmara municipal de Sera fez uma lei proibindo que na parada gay se utilizasse os adereços de Lampa com conotação gay, mas achamos tudo muita tolice. Como disse, se ele foi gay estava no seu direito, mas hoje quem vocifera isto talvez nem esteja no seu dever. Lampa se foi, escafedeu-se, é o personagem mais estudado no gênero pelas universidades brasileiras. Há inúmeras monografias abordando o Lampa, ou a Lampa (?). É considerado internacionalmente como o maior cangaceiro da história. Neste contexto se ele tiver sido mesmo gay, talvez teremos que entender isto como sendo a glória, principalmente porque ele mostrou que pra ser gay tem que ser macho.

Numa versão moderna, “viajo” vendo Lampa indo ao nosso BAILE DOS ARTISTAS. Entrando triunfal com suas indumentárias coloridas em tom róseo, juntinho do seu “bofe” escândalo e dando o grito de guerra pra galera do arco-íris: “e aê”? Depois colocar as mãos cheias de anéis na boca e soltar beijinhos pra todos, não seria o máximo?

Ah, caro Lampa, talvez você fosse muito necessário nestes tempos de intolerância com os gays e com outras minorias. Queria saber de notícias tuas passeando pela Avenida Paulista e, de repente, uma turma de “filhinhos do papai” te enfrentar para cobrir de cacete. Não tenho dúvidas que tu irias acertar várias balas nos cus desses homófobos. Mostrarias pra eles com quantos “paus” se fazem uma “cu-noa”... De lambugem dirias pra eles entre um tom e outro das balas: “nordestino é macho, mesmo os que “armam a meia água”... Humor a parte, mas talvez isto fosse possível se o Lampa fosse vivo.

Como Getúlio, Lampa “saiu do cangaço para entrar na história” e, deste modo, tornou-se imortal. Virou volante de intelectuais, de alunos de universidades, de Sociólogos, Psicólogos, políticos e outros mais. No sertão há vários memoriais ao nosso Lampa. Por isto, repito que se ele vivo fosse e se alguém lhe perguntasse se era gay, sem duvidas diria: “Eu, Lampa, nem morta”!

-----------------
(*) Publicado no Recanto de Letras em 29/11/2011

9 comentários:

  1. CARLOS SENA; NO MEU BLOG EM 26 DE NOVEMBRO AO LER ALGO REFERENTE AO TEMA ORA ABORDADO,ESCREVI:"LAMPIÃO:SEGREDOS QUE A HISTORIA NÃO CONTOU ?"E NÃO ENTENDI SE O JUIZ AUTOR DO LIVRO É UM SENSACIONALISTA,OU PROFUNDO ESTUDIOSO DO ASSUNTO QUE FAZ DO LAMPIÃO "LAMPARINA".UMA COISA O AUTOR CONSEGUIU, CHAMAR A ATENÇÃO PARA UMA FIGURA QUE NADA DE BOM REPRESENTOU NA NOSSA HISTORIA, SE O CITADO ERA "LAMPARINA"KKKKKKK ERA MUITO MACHO POIS TINHA UM HAREM BEM FEDORENTO QUE UNIA SUOR COM PERFUMES,KKKKK. HONRE-ME SE POSSIVEL LENDO O QUE ESCREVI. www.acessocamboim.blogspot.com FRATERNAL ABRAÇO.

    ResponderExcluir
  2. José Fernandes Costa6 de dezembro de 2011 às 18:09

    CSENA: - Permita-me: o livro não foi censurado. Trata-se de decisão judicial que impediu o seu lançamento. Juiz não censura; decide contra uma das partes e a favor da outra. - No caso, a decisão favoreceu os familiares de Lampião. Que se sentiram ofendidos. - Lampião e Maria Bonita estão mortos. Não podem se defender. Então, cabe à família exigir respeito ao parente morto. Preservar a memória dos mortos. - O art. 144, do Código Penal em vigor, dá suporte para à ação. E a autoria do processo cabe aos parentes, que também sofreriam os efeitos das injúrias e difamações constantes do livro. - Tudo indica que o autor do malfadado livro pretende ganhar uns trocados com a venda. Além de obter espaço na imprensa, já que se trata de assunto que desperta muita curiosidade. Por se tratar de quem se trata: o cangaceiro Lampião./.

    ResponderExcluir
  3. Vejam o meu diálogo com o Sr. Ccsta sobre o mesmo tema no Blog do Roberto Almeida:

    José Fernandes Costa disse...
    NADA de censura prévia. Trata-se de decisão judicial. - E o requerente da tutela foi quem iria ser ofendido com a publicação do livro. - Esse tal de Pedro Morais está querendo ficar conhecido. Quer ficar no meio de uma polêmica. - CONCORDO COM A MARIA DA GLÓRIA: - O dito Pedro Morais deve SER GAY ENRUSTIDO. E NÃO quer ser sozinho. - Assim, manda o Morais catar coquinho em Serra Talhada. Que lá ele encontra o que procura./
    28 de novembro de 2011 17:26
    ...............
    Lucinha Peixoto disse...
    É o cúmulo da ignorância certos comentários acima. O Sr. Ccsta, por ser homofóbico declarado diz que não é censura prévia. A outra anônima chama o autor de gay, e os outros vão no mesmo tom. Tudo isto faz parte do preconceito imbecil de que ser gay é algo vergonhoso e desabonador para a honra de uma família, que não nunca se incomodou que Lampião fosse retratado como um bandido, salteador e assassino frio. O único correto é o anônimo Capachão-Mundaú que não quis desenvolver o raciocínio e eu o faço por ele.

    Eu fiquei até contente com a notícia que deu uma publicidade ao livro, jamais vista. Quando o autor conseguir anular esta sentença deste juiz preconceituoso, será um sucesso de vendas. O que estes homofóbico raivosos não conseguem fazer é visitar um psicólogo, um psquiatra ou um analista, pois saíram da primeira sessão vestidos de Carmem Miranda. Eu os convidaria a desfilarem na Papacagay (Parada Gay de Papacaça) onde eles seriam tratados como iguais. Hoje Lampião desfilaria na Parada Gay de Serra Talhada, vendendo alegria e diversão e não matando e saqueando nosso sertão, sem perder sua coragem. Eu só seria contra se ele se vestisse de Lady Gaga, pois é uma péssima artista.

    O Sr. Ccsta, e não sei se ele é realmente o anônimo que se denomina José Fernandes Costa, pois este diz mais besteiras do que o Sr. Ccsta original, é contra todo tipo de liberdade de expressão que mexa com seus preconceitos cruéis, ou com suas posições políticas mais imbecis. O conceito que ele tem dos gays não tem nada de diferente daquele do imbecil do Bolsonaro. E ele, o critica só porque chamou a Dilma de homossexual. Para mim, ele não ofendeu a Dilma com isto, da mesma forma que o autor do livro não ofendeu Lampião. Talvez ambos os tenham ofendido se um dissesse da Dilma que ela não é inteligentente o suficiente para o cargo que ocupa, pois nem a faxina consegue terminar, ou o outro dissesse que Lampião não fosse eficiente nos bordados que ele fazia. Quanto ao mais é sujo falando do mal lavado.

    Lucinha Peixoto (Blog da Lucinha Peixoto)
    29 de novembro de 2011 14:33
    ..............
    José Fernandes Costa disse...
    Tenho pra mim e para o mundo que o seu lucinho PXOTA é gay. - Como NÃO sei se PXOTA é ele ou ela, por isso mesmo posso supor que PXOTA seja hermafrodita! - Se assim é, pode fazer cirurgia. E optar. - Então, vai dizer se quer ser ELE ou ELA./.
    29 de novembro de 2011 17:46
    .........

    Ele pensa que me atinge me dirigindo apelidos ou me chamando de gay. Se eu fosse, o que mais evitaria era ser enrustida e distilar homofobia por onde passa. Vejam o debate no Blog do Roberto Almeida e vocês saberão quem é o Sr. Ccsta.

    Lucinha Peixoto (Blog da Lucinha Peixoto)

    ResponderExcluir
  4. José Fernandes Costa7 de dezembro de 2011 às 15:24

    1. Já descobri que seu lucinho PXOTA é gay. Fontes seguras, de Bom Conselho, asseguraram-me essa condição do seu lucinho. E é por isso que seu PXOTA NÃO aparece em NENHUM lugar público, com esse pseudônimo de mulher que ele adotou, pra disfarçar. - Assim, ele fica no armário. - TAMBÉM, ele NÃO vai a Bom Conselho, NEM MORTA!!! - Pois, se for, será descoberta a identidade dele. Além de tornar pública a sua condição homossexual, caso ele chegue dizendo ser lucinho PXOTA. - Assim sendo, NÃO tenho por que trocar ideias com ele. NEM preciso dar satisfações dos meus atos ao seu PXOTA. - SÓ ISSO! - 2. Peço aos leitores que DESCONSIDEREM a crase, no comentário acima, na frase: "... dá suporte para à ação." - Então, LEIA-SE: "... dá suporte para a ação." (SEM o sinal indicativo de crase.)/.

    ResponderExcluir
  5. Já passei lá pelo Blog do Roberto Almeida onde o Zé Fernando maltrata a Dona Lucinha. Este senil senhor deveria se dar ao respeito. Vive tomando Viagra o tempo todo para dá uma de machão e ficar colocando apelido nas senhoras casadas.
    Vá rezar homem, e não fique atacando que você não pode argumentar. Todos conhecem você já, não adianta ficar usando as pessoas de bem para aparecer.

    Arlindo Paz

    ResponderExcluir
  6. José Fernandes Costa7 de dezembro de 2011 às 23:57

    Também, NÃO tenho por que responder a mais pessoas desqualificadas, como esse Arfresco da Paz. Pois, Ar lindo está mais para Ar fresco. - Ademais, esse ente analfabeto NÃO tem quaisquer conhecimentos para trocar ideias comigo. - E se é para trocar insultos, ele procure uma estrebaria, que é o seu lugar./.

    ResponderExcluir
  7. Já fui à missa e agora estou lendo o artigo do Diretor Presidente em meu blog. Pela manhã mesmo sem tempo, fui ao blog do Roberto Almeida onde postei um comentário, dizendo que cérebro do Sr. Ccsta era tão pequeno que só cabia dois livros: A gramática do Napoleão Mendes de Almeida e um livro do Pedro Nunes, ambos vigorando apenas até o meio do século passado. E lá ele se jacta de viver no meio acadêmico. Deve ser um destes estudantes tardios, que nada aprendem mas, mostram os diplomas aos filhos e os penduram na parede, mesmo com o cérebro vazio.

    Aqui em casa é diferente. Os filhos me mostram seus diplomas e eu os penduro na parede e dou os parabéns, mas grande parte do que eles estudam estão na minha cabeça, e nenhum deles, apesar de inteligentes e estudiosos tem a petulância em dizer que estou defasada. Apenas tenho como hábito estudar e aprendi a fazer isto sozinha, até pela internet, separando o joio do trigo.

    É lamentável vir aqui e ver um comentário deste acima do Sr. Ccsta. Já era esperado. O Bolsonaro quando chama a Dilma de homossexual tem a compreensão de que a está ofendendo. Eu não sei o que ela pensa disto. E muitos que pensam que ser homossexual é algo ruim, danoso, nojento, feio, pecaminoso, se insurgem contra o Bolsonaro. É esta a verdadeira acepção do termo “gay” que o Sr. Ccsta , o Bolsonaro do Nordeste , também tem. Porque Lampião era “gay”, então ele não presta mais e quem o chamou assim deve ser execrado. Quanto engano dos “bofes”.

    Ele, o Sr. Ccsta, diz que suas fontes descobriram que além de homem eu sou gay. Eu fico mais ofendida em relação a ser chamada de homem, porque ele poderia ser da laia do Sr. Ccsta. Quanto ao “gay” isto até me dá orgulho. Toda a comunidade gay de Bom Conselho e que me conhece sabe disso, como também os héteros, homens e mulheres que vêem no homossexualismo apenas uma característica humana, como a raça e a cor da pele. Não ligo para isto.

    Eu ligo sim é para pessoas como o Sr. Ccsta que ficam pousando de machão, para esconder seu homossexualismo enrustido. Estes sim merecem até pena. Talvez ele até já tenha ido ao Silas Malafaia que promete curar homossexualismo em duas sessões, bastando tomar o Elixir do Capeta. Será que ele ficou curado? Claro que não. E se recusa a ir a um meio sério de cura do seu “enrustimento”, um analista, um psicólogo ou psiquiatra, porque, uma possível cura, iria deixar ocioso aquele armário enorme que ele tem em casa, de onde tem medo de sair.

    E o pior de tudo não seria só sair do armário. O risco maior seria ele não se conter e sair vestido de Lady Gaga ou de Ana Girafa, e querer ser porta bandeira da Papacagay. Não tenha medo Sr. Ccsta, o que você tem a perder são só os seus grilhões e sua infelicidade por ter tanto preconceito. Lá, eu e meus amigos e amigas gays, ou não, os receberemos de braços abertos.

    Desculpe-me Zé Carlos, o comentário já está além dos meus padrões de prolixidade atuais. Se não o quiser publicar, seremos os amigos de sempre.

    Lucinha Peixoto (Blog da Lucinha Peixoto)

    ResponderExcluir
  8. Dona Lucinha,

    Nem espere que ele não aparece. O Zé Fernandes não gosta da verdade e não tem argumentos pra combate-la. Acabei de comentar lá no Blog do Roberto Almeida onde ele xinga os gays e se esconde.
    A de Ana Girafa foi impagavel, kkkkk...kkkk

    Arlindo Paz

    ResponderExcluir
  9. estão falando só porque o cabra ja morreu, É?

    ResponderExcluir