Em manutenção!!!

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

A faxineira está caindo na lixeira




Por Zezinho de Caetés

Passei a semana toda tentando escrever sobre os motivos da Dilma não ter demitido o Lupi. É um verdadeiro mistério. E quando eu ia começar a escrever, lá vinham novas denúncias, e as tentava encaixar, mas,  o texto virava um samba de um crioulo doido.

Já hoje, encontrei um texto que era uma síntese primorosa do que está acontecendo. O Ricardo Noblat, escrevendo no Globo um artigo intitulado “Dilma aposenta fantasias”, coloca os pingos da chuva dentro do bueiro, com uma precisão que eles não chegaram nem a molhar a calçada. Leim o texto do jornalista e eu volto, lá embaixo sem plumas nem paetês.

A essa altura, pouco importa que na próxima semana, de volta da Venezuela, a presidente Dilma Rousseff demita Carlos Lupi do Ministério do Trabalho como recomendou, ontem, a Comissão de Ética da presidência da República. O estrago na imagem dela já está feito.

O estrago na imagem de Lupi foi feito há mais tempo. Ele é um ministro que agoniza sob o sol há mais de um mês. Descobriu-se que alguns dos seus auxiliares cobravam comissões de ONGs a serviço do Ministério do Trabalho. Que ele, Lupi, mentiu ao Congresso ao negar que tivesse viajado em jatinho de empresário.

Ficou-se sabendo que Lupi foi funcionário-fantasma do PDT na Câmara dos Deputados por mais de cinco anos. E que nesse mesmo período foi funcionário da Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro. A Constituição proibe a acumulação remunerada de cargos públicos.

Lupi cheira mal.

Dilma peitou a recomendação da Comissão de Ética Pública. Depois de se reunir, esta manhã, com Lupi, anunciou que pedirá à Comissão a documentação em que ela se baseou para sugerir a saída do ministro. Está disposta a analisar a documentação antes de decidir a sorte de Lupi.

Como se fosse politicamente possível a Dilma ignorar a recomendação da Comissão e conservar Lupi ao seu lado! Se procedesse assim, na prática Dilma estaria dissolvendo a Comissão. Aos membros da Comissão não restaria outra alternativa senão a demissão.

Em menos de 10 meses de governo, Dilma demitiu ou aceitou o pedido de demissão de cinco ministros enrascados com denúncias de malfeitos. Foi apresentada ao país como “a faxineira ética”. E sua popularidade cresceu, conforme atestaram pesquisas de opinião.

Os malfeitos de Lupi a ele e ao seu partido pertencem – mas quem se enrascou foi Dilma. Jogou fora a fantasia de “faxineira ética”. Confiou que a fantasia já lhe dera o que podia. E – sabe-se bem lá por quê – decidiu afrontar o bom senso acreditando ou fingindo acreditar nas mentiras de Lupi.

Lupi jura ser inocente. Lupi disse a Dilma que pedirá a gravação da reunião da comissão que o condenou. E que em seguida tentará convencer a comissão a dar o dito pelo não dito. Algo do tipo: “Pensando melhor, o ministro não feriu a ética. Deve ser mantido no governo”.

Assessores da presidente confidenciam que ela pretendia demitir Lupi por ocasião da reforma ministerial prevista para janeiro. E que não queria dar à imprensa o gosto de ter derrubado mais um ministro com as suas denúncias. Sim, porque não foi o governo que se deu conta das maracutaias promovidas pelos caídos. Foi a imprensa.

Agora, assessores de Dilma garantem que ela demitirá Lupi até o meio da próxima semana. Não o fez hoje “para ganhar tempo”. Não esclarecem por que ela precisa ganhar tempo. Lupi deveria ter sido demitido ontem, tão logo Dilma recebeu a recomendação da Comissão. Que ela nomeasse um ministro interino. E voasse a Caracas.

Foi apenas um tremendo erro de cálculo o que levou Dilma a se enrolar com Lupi, a se enrolar mais, e a se enrolar completamente? Por que Lupi parece intimidar a presidente? O que foi feito da tigresa que no caso de Lupi só tem miado?

A “faxineira ética” jaz na lixeira. A tigresa ronda a lixeira.”

Para mim foi, até agora a pior decisão política tomada pela tigresa, digo a presidenta em seu curto reinado. Esperemos as pesquisas de popularidade daqui para frente. Aqui no Nordeste será tudo com antes, pois o Lula está no quartel de Abrantes, mas, no lado sul da nação a coisa vai mudar.

Não é possível que os assessores da Dilma não tenham visto que ela está sofrendo o maior desgaste que um governante pode ter, que é aquele de se cercar de pessoas que fazem “malfeitos” e ele não o poder controlar. Da mesma forma que o Noblat fala da Comissão de Ética, que deveria se demitir se o Lupi não for demitido, eu vou mais além, se a Dilma não demitir o Lupi, deve chamar o Temer, pois certamente, a faxineira caiu na lixeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário