Em manutenção!!!

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Resultado de uma enquete. Continuem votando...





Por Zé Carlos

Uma das nossas enquetes terminou, já faz algum tempo. Nela, perguntamos em quem o votante não votaria de jeito nenhum, nas próximas eleições, para prefeito, em novo Bom Conselho, terra pertencente aos nossos patrocinadores: Jesus, Maria e José.

Em resumo, o resultado foi o seguinte, sempre em ordem alfabética, pois nesta época eleitoral, se fugirmos do alfabeto podem nos acusar de sermos prosélitos de algum dos candidatos.

Capitão Boanerges 112 votos (28%)
Danilo Godoy 204 votos (51%)
Judith Alapenha 125 votos (31%)
Washington Azevedo 112 votos (28%)

Esta foi uma enquete de rejeição. Ou seja, as pessoas (397 delas) tentaram dizer, sem explicar o porquê, em quem não votariam, apenas votando em um ou mais dos candidatos. A explicação deste porquê, normalmente, é deixada para o analista dos dados fornecer a posteriori, o que nem sempre é possível, se imaginarmos um mundo perfeito.

Dentro deste mundo imperfeito e estatístico em que vivemos podemos falar um pouco sobre este resultado, sem intenção nenhuma (não sei se isto é verdade no final das contas) de emitir juízos de valor que influam no eleitorado, mais do que os resultados em si.

Primeiramente, vemos que não podemos falar em apenas um candidato que foi o menos rejeitado. Por incrível que possa parecer, temos um empate entre o Capitão Boanerges e o Washington Azevedo, e que pode ser interpretado dentro dos cânones das sondagens de rejeição. Ambos foram definidos como candidatos por partidos que não tinham tradição de lançar candidatos a prefeito e, talvez, fossem na época ainda pouco conhecidos do público. Na próxima enquete, tudo poderá ser diferente.

Segundamente, do outro lado da tabela, aquele que mostra os mais rejeitados, podemos dizer que tivemos um campeão, o Danilo Godoy, em quem 204 pessoas, dos 397 que opinaram, não se atreveriam a sufragar o seu nome. Um tanto quanto abaixo vem a atual prefeita, que briga pela reeleição, sendo a escolhida negativamente por 125 pessoas. Por um triz não teríamos 3 empatadados, embora, poderemos afirmar que isto ocorreu se a margem de erro (que não podemos calcular neste tipo de levantamento) for maior do que 3%.

Então o fato relevante a explicar é: Por que as pessoas que votaram na enquete não votariam no Danilo Godoy? Sem visitar a cidade e sem maiores informações de perto ou de outros levantamentos é muito difícil responder, taxativamente. Apenas podemos levantar alguns motivos que aparecem nossos blogs, jornais e murais de recado (o nosso, então, está rico em informações, embora não possamos julgar sua confiabilidade) arrolamos os seguintes fatores, que apareceram na boca de uns de outros nos últimos tempos.

O Danilo é jovem demais. O Danilo não tem experiência. O Danilo se juntou a quem não devia. O Danilo tem uma vice-prefeita que representa um grupo que foi derrotado em eleições passadas. O Danilo é suspeito de cometer um crime. Etc. etc....

Tudo isto é motivo de rejeição a um candidato, mas, não tira dele a oportunidade de se eleger e nem pode ser dito que tudo que se diz é verdadeiro, embora influa na hora do voto.

Da atual prefeita, pelo que li, sua rejeição vem mais de sua ação na prefeitura até agora:

A Judith não foi uma boa prefeita. A Judith não consertou o Açude da Nação. A Judith foi uma péssima administradora. A Judith empregou seus parentes. A Judith não cuidou da saúde com devia. A Judith renunciou. Etc. etc...

A observação que fiz para o caso do Danilo pode ser repetida aqui. No final das contas o que importa para eles ou mesmo para os outros serem eleitos é em quem os eleitores votam e não em quem eles não votam, embora, a pesquisa de rejeição nos dê algumas indicações, pelo menos de ênfase, de como os eleitores irão se comportar.

Por isso tentaremos, na medida do possível, intercalar uma pesquisa de rejeição com outra de aceitação para ver como andam as opiniões positivas sobre os candidatos. Já fizemos uma destas (ver resultado e análise aqui) e faremos outras, até a eleição, para ver se houve alguma mudança de opinião. Com isto, estamos tentando informar aos eleitores o que pensam os nossos leitores quando se transformam em eleitores. Obrigado aos votantes, cujo número foi quase um recorde em nossa AGD.

Continuem votando na enquete sobre o “mensalão”, que só aparentemente não diz respeito diretamente aos nossos munícipes. Só aparentemente.

2 comentários:

  1. O HOMI da farda ou o sordado de pulissa foi o que apresentou menor rejeição. Bem, bem, bem: Apesar deu não gostar de sorrir(não sou nenhum Sílvio Santos), mais essa é demais e o que Lan House não faz, por tudo isso vou dar uma tremenda gaitada: kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk....................

    ResponderExcluir
  2. É judith quem ganha pois não queremos candidatos corrupitos

    ResponderExcluir