Em manutenção!!!

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

A semana - Problemas para os candidatos a prefeito





Por Zé Carlos

Voltemos à semana anterior. Mais uma vez não houve tempo de comentar o filme da UOL sobre nossa vida política e social na semana que passou, no final da semana. Os meus preparativos para levar a AGD à terra do Tio Sam estão me tirando um pouco do tempo dedicado a rir de nós mesmos e dos outros. Também não sobra tempo para indignar-me.

O que me levou a um simples ar de riso foi a nudez do Príncipe Harry, do Reino Unido. Oh rapazinho enrolado! Talvez seja por ser o segundo na linha de sucessão do trono, logo depois dos príncipes Charles e William, o que quer dizer que nunca será rei, e jamais o povo inglês vai ter a satisfação de dizer: “O rei está nu!”. Eles tiveram tantas rainhas que o ditado da estória de Hans Christian Andersen, foi por lá esquecido.

Agora o que está mais em moda é o “kuduro”, aquela musiquinha chata que toca na novela, que virou jingle de candidaturas por todo país, e está servindo para os candidatos desfilarem pela avenida dizendo “oi, oi, oi” para os eleitores, sem mostrarem o “kumole”, isto é, o outro lado da coisa. Aproveitando, estou vendo a Avenida Brasil (digo a Lucinha Peixoto, que reapareceu ontem em seu blog, que só vejo esta novela, portanto, não me comprometa) e estou gostando pela criação de alguns personagens que nos levam a associá-los a outras coisas e pessoas. Por exemplo, a AGD, blog que eu administro, contando com o patrocínio de Jesus, Maria e José, todos nascidos no centro de Bom Conselho, muitas vezes, por ter sua editoria em outra cidade, parece o TUFÃO, personagem do Murilo Benício, pois, é o último a saber.

Vocês imaginem que passou um helicóptero em Bom Conselho, azul da cor da onda do mar, e distribuiu panfletos. Eu, que na década de 60 corri da Rua da Cadeia até o campo de futebol, defronte do nossa Boate Tio Patinhas, porque disseram que um avião destes havia pousado lá, me senti traído porque nenhum veículo de Bom Conselho noticiou o fato antes que o Wagner Marques, em seu excelente blog, AGENDA GARANHUNS, o fizesse. Gente, isto é notícia, e das boas, mesmo que o helicóptero viesse distribuindo balas (doces, para as crianças,  é claro!). Mais um vez, tivemos que ser “furados” pela mídia de nossa cidade vizinha.

Voltemos ao filme, embora não tenhamos saído da semana anterior. Nele, alguns repórteres de todo o país levaram os candidatos a prefeitos a viverem e conviverem com os problemas da cidade. Foi um horror, para eles. Fica a sugestão para Bom Conselho. Por exemplo, levar a candidata Judith Alapenha a atravessar a pinguela do Açude da Nação. Levar o candidato Dannilo Godoy a andar de helicóptero. Levar o Capitão Boanerges a fazer um boletim de ocorrência na delegacia da cidade. Ou, levar o Washington Azevedo a visitar algumas fazendas que ainda não se recuperaram da seca. Estes são apenas exemplos, pois estando eu longe, se lá estivesse o que faria mesmo era levar a todos a atravessar da Praça Pedro II até a Princesa do Norte, dia de sábado, pela manhã. O sobrevivente seria o ungido para sentar no Palácio do Coronel Zé Abílio.

Agora fiquem com o filme e riam, se puderem. Se não puderem, não chorem, indignem-se.

O Escuta Essa! desta semana viu e ouviu as campanhas para vereador e descobriu que o kuduro virou jingle de candidaturas de várias cidades do país. Mas não é só esse som que está rolando no horário eleitoral gratuito. Um ex-integrante de grupo de axé também decidiu concorrer a vereador. Já em Manaus, o jornal “A Crítica” colocou os candidatos à Prefeitura para enfrentar situações cotidianas como pegar ônibus, buscar água em locais sem saneamento básico e enfrentar o trânsito. Já o príncipe Harry enfrenta constrangimento ao aparecer nu em fotos divulgadas pela imprensa.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário