Em manutenção!!!

sábado, 23 de junho de 2012

A semana - Maluf, João, Humberto, Erundina e Dedeu. Viva São João!





Por Zé Carlos

Apresento-lhes o resumo da semana. Ele é curtinho como mostra o roteiro dos produtores do filme que o representa, lá embaixo. Também pudera! Só dois fatos parecem ter tido importância nestes dias recentes: A aliança entre Lula e Maluf e a Rio+20. Este último parece que não deu muito certo, ou pelo menos, os interessados esperavam mais. O primeiro, ainda não sabemos direito quais serão os resultados.

Talvez pela sua incerteza, quanto aos resultados, comentaremos a inusitada união do lulismo e do malufismo em São Paulo, que não está dando certo em Pernambuco. Desculpem, estou já trocando as bolas. Aqui em Pernambuco, seria o Arraesismo. Sei que vão dizer que é um ato falho, etc. etc. Mas, o lapso foi apenas pela vontade de  curtir o São João á moda de Vovô Zé, pois meus netos estão chegando.

E como dizia o Dedeu, jogador do Náutico e tão querido do amigo Jameson, a Erundina fez que ia, não foi, mas, terminou “fondo”. Aqui eu não sei ainda se acontecerá o mesmo com o João da Costa. Pelo que se passa no momento, penso que o PT abandonou o São João e vai de Santo Humberto. Embora continue de Costa, vai sozinho, sem a Frente Popular, que tem tantos partidos que o governador se dar ao luxo de pedir a um dos maiores para sair.

No filme abaixo, voltando a São Paulo, o Maluf diz que não há mais nem “direita” nem “esquerda”, o que existe é “eficacitté” (desculpem se erro na grafia, mas, apesar de ter aprendido francês no Ginásio São Geraldo com D. Ivonise, não manjo bem da língua). A palavra deve ser traduzida livremente por “eficiência” (e não por “deficiência”, pois ele não quis se referir às mãos). E pelo jeito da política brasileira, ele deve estar certo. Com “eficacitté” ele vem se livrando da cadeia, na maioria das vezes, e isto, para ele, deve ser eficiente.

Quanto à Rio+20, não teve muita graça e pelo que acompanhei, a declaração mais importante foi a de Hilary Clinton, que passou de passagem pela conferência e ainda foi aplaudida. Mas, isto não está no filme. Como também não está, pela baixa audiência que os blogs tem nas véspera do feriadão, o fato de que a AGD completou (está próximo) 150.000 acessos. Quando eu falo em número de acessos eu lembro sempre como o Blog Chumbo Grosso diz: 150.000 pessoas já detonaram as páginas da AGD. Continuem detonando, da mesma forma como devemos detonar aqueles que usam a política sem um mínimo de princípios éticos.

Falando em princípios éticos eu ri muito quando no filme o narrador diz o motivo pelo qual o deputado Romário contratou a Garota Furacão como assessora de imprensa: “eficacitté”. Eis aí a tradução precisa do termo.

Veja o resumo do roteiro pelos produtores do filme e vejam abaixo o filme. Depois vão curtir uma fogueira e um bom milho assado.

“O Escuta Essa! deste sábado (23) mostra a aliança entre Lula e Maluf, que resultou na desistência de Luiza Erundina de ser vice de Haddad na disputa pela Prefeitura de São Paulo. A Rio+20 e o G20 também são assunto, além da nova assessora de Romário.”

Um comentário:

  1. PARA FECHAR A SEMANA COM CHAVE DE OURO, AQUI NO NOSSO PEDAÇO, SÓ FALTOU MESMO O AMANCEBO DE TONHO DOURADO DE LAJEDO COM O IZINHA DE GARANHUNS. MESMO ASSIM, BOTAMOS MUITA FÉ NO PODER DE CONVENCIMENTO DE NOSSA SENHORA DO BOM CONSELHO DE PAPACAÇA QUE ESSA AMIGAÇÃO OU AMASIAMENTO VENHA A SE CONCRETIZAR!!!

    ResponderExcluir