Em manutenção!!!

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Será que o Recife continuará andando de costas?





Por Zé Carlos

Escrevi dias atrás sobre a política recifense (aqui). Eu já estava admirado com a confusão que o PT armou por aqui. Agora, o que vejo, leio e ouço é de cair o queixo. O candidato do Recife parece que foi escolhido em São Paulo, e não se espantem, pelo nosso governador. Dizem.

A história é que para manter sua influência nas principais cidades do Estado, visando uma possível sua eleição para presidente em 2014, ou pelo menos, sua influência nela, o nosso governador fez alianças com o PT que levaram à queda de um dos Joões do posto de candidato.

Pelo meu trabalho aqui na AGD eu acompanho o drama do povo de Garanhuns pela imposição de alguém que eles chamam de “forasteiro” ou “estranho no ninho”, como candidato a prefeito da cidade, e a possibilidade parece não está ainda descartada. Agora aqui no Recife, e nem sei o que está acontecendo em outras cidades, dizem estar acontecendo o mesmo. Como apenas interessado de longe em política, mas, seguindo os rumos de nossa “federação de pires na mão”, é compreensível o que se passa.

O jogo político, principalmente, nas eleições municipais, passa mais pelo personalismo do que pelas ideologias partidárias. Ninguém vota em ideias, vota em pessoas. E estas podem estar em qualquer partido político, que de nada valem. Saimos da “guerra do joões” para a “guerra dos costas”, e os problemas do Recife, tudo indica continuarão intactos.

É muito difícil imaginar, pela volatilidade do fato político, o que irá ocorrer daqui para frente, na “guerra dos costas”, mas, uma coisa é certa. O Recife não merece isto. Esta cidade que adotei como a outra pátria, merece mais respeito. E ainda nos chegam as notícias que isto é tudo culpa do Lula. Talvez sim, talvez não. Mas, não estaríamos exagerando em culpar o Lula de tudo, inclusive pelo escolha do prefeito em Recife? Sim, em São Paulo, foi dele, ao tentar colocar na prefeitura alguém que ainda precisaria aprender muito para ser um bom Ministro da Educação. Porém, será que o braço dele já vem até aqui?

Eu prefiro pensar que é nosso governador que está por trás de toda esta quizumba. E que ele levará a melhor se realmente conseguir eleger o Humberto Costa prefeito. Seu partido terá mais um Senador no Congresso e aqui no Estado ele poderá contar com um aliado forte para fazer seu sucessor. Alguns dizem que, exceto pelo Senador (que é um exemplo de como funcionam os partidos políticos no Brasil, onde o indivíduo passa de liberal a socialista, como se fosse mudança de roupa), tudo será o mesmo para o governador se o Humberto não for eleito. Este será um morto vivo, e o governador estará muito vivo.

E a pergunta é: e o Recife, como é que fica? Como sempre esteve. Quase inabitável, insegura, poluída, suja e congestionada. Ou seja, o governador vai bem, mas, a capital do seu estado, não. No entanto, isto será revertido, nas próximas eleições, com algumas peças publicitárias financiadas com nosso dinheiro, e tudo estará bem. E eu, quase prevendo, por tão óbvio e evidente: O Recife continuará andando de costas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário