Em manutenção!!!

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Resultado de nossa enquete - Uma análise muito simples





Por Zé Carlos

Realmente Bom Conselho respira política, e isto é notado em nosso Mural, em que não param os elogios, críticas, comentários e análise sobre nossa vida neste campo. E bastou uma simples enquete perguntando a respeito do desempenho do jovem Danilo Godoy, em seus primeiros dias como prefeito, para que isto ficasse constatado.

Foram 194 votantes, o que para os padrões do nosso blog é um número expressivo, levando em conta o fato de que não temos nenhuma política explícita de arrebanhar seguidores e nem campanhas para que nos acessem. De uma forma ou de outra as enquetes animam os blogs de maneira geral e continuaremos a fazê-las, e aproveitando o interesse de nossa cidade pelos nossos políticos e pelo que os políticos de fora fazem que afetam Bom Conselho.

É um erro pensar que um blog local, como nos consideramos para cidade de Bom Conselho, não possa tratar de assuntos mais abrangentes do ponto de vista espacial, e a prova disto é que uma de nossas páginas mais visitadas é a Deu nos Blogs, onde tentamos aliar como fontes, blogs locais e nacionais, com notícias até mesmo do exterior.

O bom-conselhense sempre foi um curioso nato e isto independe de onde ele esteja. Ainda somos todos filhos da Cidade das Escolas e uma grande porção estudou no Ginásio São Geraldo, que garantiu e nos deu, a quase todos, o segredo da vitória. Ou seja, gostamos de aprender e de nos informar sobre tudo, pelo menos na minha geração. E o que podemos fazer em prol das novas gerações é manter esta vontade de aprender.

Passaremos, em nossas enquetes a abordar questões maiores, espacialmente falando, e que envolvam fatos relacionados a nossa vida política. E desde já agradecemos aos que votaram em nossa enquete atual, sobre a qual sentamos aqui para comentar o resultado, mas, está difícil. Vamos lá então.

Perguntamos em nela: “Como você avalia os primeiros dias do governo de Danilo Godoy?

O resultado foi o seguinte:

Excelente  49 (25%)
Bom  8 (4%)
Regular  15 (7%)
Ruim  27 (13%)
Péssimo  95 (48%)

É muito difícil analisar um resultado de uma enquete, em blogs, sem chamar atenção para suas limitações e também para as diferenças de uma pesquisa estatística mais elaborada. Para os estatísticos a principal falha das enquetes como a nossa é que não podemos estimar o que eles chamam de “margem de erro”. Ou seja, no ramo da Estatística ninguém está absolutamente certo nem absolutamente errado. Tudo depende das margens de erros e das probabilidades que ela envolve.

No entanto, mesmo que não tenhamos margens de erro “a priori”, os seus resultados nos deixam lições de como algumas pessoas estão vendo e avaliando a administração do Danilo Godoy. E pelos resultados, não podemos inferir que haja uma boa avaliação dos seus primeiros meses.

Quando acontece isto, o analista começa logo a procurar as causas desta avaliação e todas, da distância em que nos encontramos sãohipóteses, e muitas vezes que nem podem serem comprovadas, embora algumas possam ser.

A primeira, e penso que seja a mais forte, é que é muito difícil se verificar resultados bons em apenas 2 meses de governo. Muitos dos votantes no entanto, não devem ter considerado isto como válido, ou ter levado em conta o que se pode e o que não se pode fazer neste período.

Outra hipótese que sempre levanto em todas as enquetes, e é também verdadeira, é que ela não é representativa dos bom-conselhenses, pela discriminação que ainda existe em relação ao acesso à internet. Então não adianta chegar e dizer que 61% dos bom-conselhenses consideram os primeiros dias do prefeito como “ruim” ou “péssimo”, isto pode ser verdade, mas, não temos nem margem de erro para dizer o quanto.

Dentro do aspecto político não é bom o resultado para o Danilo, e aqui, minha postura é apenas como a de um político aristotélico, sem maiores interesses concretos na política local. Mas, o que prometemos é que enquetes posteriores procurarão sondar os bom-conselhenses em outros períodos de governo, esperando que as coisas melhorem para ele e para a cidade.

O que notamos no resultado, que acompanhamos ao longo dos 10 dias em que a enquete esteve no ar foi uma polarização entre o “péssimo” e o “excelente”, e nestes casos não dá para deixar de observar o viés políticos dos votos, depois de uma eleição ainda recente.

Esperamos que nas próximas, o eleitores já tenham guardado seus títulos e já estejam vendo o resultado da administração do Danilo em sua vidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário