Em manutenção!!!

terça-feira, 29 de março de 2011

O Dengue 4 chegou pelo Sertão



Por Zé Carlos

Vi hoje nos telejornais. O Dengue tipo 4 chegou a Pernambuco. Escrevi sobre esta doença dias atrás, aqui mesmo no blog (clique aqui). Naquela ocasião falava sobre uma possível vacina e contava minhas aventuras ao contrair a doença. Eu contei que já contraíra o tipo 1 e 3, faltando o 2 e o 4, para completar a coleção.

Eu não sou o campeão de dengue aqui no Estado, tenho certeza. Muita gente já deve ter tido os três tipos até agora existentes. Ontem soube que foi comprovado em dois municípios casos do tipo 4. Era o que estava faltando para completar o nosso quadro.

O que se sabe é que a doença pode se tornar mais grave cada vez que ela reincide no mesmo indivíduo contaminado por um tipo de vírus diferente do anterior. O risco de contrair sua forma mais grave, a dengue hemorrágica, nos casos de reincidência muito maior. Não é uma doença complicada, se todos tivessem a orientação correta para sua forma de tratamento. Mas, isto nem mesmo os médicos, às vezes, são sabedores de como agir, pois a dengue é uma doença de difícil diagnóstico clínico. Alguns dos seus sintomas são muito parecidos com outras doenças, e muitas vezes, o tratamento adequado, uma simples hidratação, não é o prescrito.

Enquanto o Encontro de Blogueiros não chegava a hora, andei me informando em Bom Conselho, de casos fatais da doença, que talvez pudessem ser evitados, se as recomendações fossem outras aos pacientes. Num dos casos, onde morreu um senhor com 52 anos, ele foi para o hospital da cidade, deram a ele dipirona e o mandaram voltar para casa. Certamente, o médico confundiu os sintomas com outra virose qualquer e não prescreveu mais nada. Depois o paciente procurou o hospital de Garanhuns, quando já era muito tarde, chegando a falecer. Quando, segundo os expertises nesta doença, o remédio melhor é a hidratação do paciente com água, sucos de frutas e soro caseiro, ou aplicação de soro na veia.

Fiquei pensando que uma vida poderia ter sido salva com alguns litros dágua, um pouco de sal e um pouco de açúcar, o tal do soro caseiro. Eu pelo menos me curei assim. Estou já pronto para o Dengue 4 ou 2. Vamos ver se dou sorte com os números pares.

Enquanto isso, continuo matando mosquito, desde o nascedouro. Teve água parada, fora com ela. Faço em casa, mas, como moro num andar alto, fico vendo as caixas dágua que são verdadeiros criadouros do mosquito. Não adianta você agir sozinho. Por isso o dengue é uma questão de saúde pública, pois é uma doença social. Não se pode esperar que se acabe com o mosquito, quando não podemos acabar com as causas que o levam a persistir, a falta de saneamento básico e água potável.

Enquanto os governos não assumirem seu papel de responsáveis pela saúde preventiva (e saneamento básico é fundamental), não há forma de acabar doenças deste tipo, cujo transmissor, quase como alguns espertalhões da política, sobrevivem da miséria alheia. Até lá aprendamos a fazer o soro caseiro e tentemos sobreviver aos quatro cavaleiros do apocalipse: Dengue 1, Dengue 2, Dengue 3 e Dengue 4.

Um comentário:

  1. DENGUE, MENSALÃO E CRACK: EIS O QUE O SEBOSO DE CAETÉS NOS DEIXOU COMO HERANÇA...

    ResponderExcluir