Em manutenção!!!

quarta-feira, 23 de março de 2011

E tome Encontro de Blogueiros

O filho de Tiago Padilha - Preparando a nova geração (Foto: Niedja)



Por Zé Carlos

Ontem ao terminar de escrever sobre o Encontro de Blogueiros, vi que cometi uma injustiça com o Tiago Padilha, por não ter visto sua postagem sobre o evento. Minhas desculpas. Contando a Lucinha Peixoto o fato, e dizendo a ela que o Tiago é dirigente do PV em Bom Conselho, ela ficou encantada e quer conhecê-lo. Pelo que me disse, ela está pouco empolgada com o rumo do PV aqui no Estado, alegando que o Presidente do Partido, se vendeu ao Eduardo Campos, por uma proposta de 15 pontos, que mais parece, segundo ela, pontos de tricô. Mas, disto ela mesma trata depois.

Hoje escreverei sobre um conversa, onde nomes não são citados, porque se o fizesse, ela passaria de “fofoca” a matéria jornalística, o que não condiz com a conversa que tivemos antes do evento começar. Esta é apenas uma entre outras.

Alguém chegou afogueado e disse: Já souberam? Quebraram o vereador no pau! Eu, que já estava de boca aberta com histórias anteriores, quase tive o queixo deslocado. Outros, nem perguntaram quem era o dito cujo, como se todos soubessem quem era. Menos eu. Foi um falatório geral.

- Eu acho que ele mereceu!

Disse alguém. Outro:

- Quem manda bater em mulher?!

- E ele bateu ou só ameaçou?

- Bateu, que eu vi!

- Foi mesmo?!

- Não visse a postagem no meu Blog onde a Vereadora Léa fala do caso? Disse o Poeta.

Para escrever isto, fui rever a reportagem, que nem incluí em nossas páginas “Deu nos Blogs”, por não considerá-la adequada para o horário, vejam abaixo, ou no Blog do Poeta aqui.

“O QUE ELES DISSERAM NA RAINHA ISABEL...

LÉA RAMOS DISSE: Quero reconhecer aqui o trabalho de Paula Frassinete e da prefeita Judith Alapenha, por que com a chegada do CRAS o povo desta comunidade terá uma melhor assistência. Uma pena, meus senhores, minhas senhoras, que ainda existem homem com “h” minúsculo e que batem em mulher e ameaça dizendo que vai matá-la... Isso não é coisa de homem não! É de covarde. Pera aí, pausa! Este recado foi para quem? Prá mim é que não foi. Quem será o lampião de Bom Conselho?”

É uma pena que a Vereadora Léa não tenha comparecido ao Encontro de Blogueiros, para eu perguntar  em “off”, quem seria o vereador rei do cangaço. Entretanto, o que mais me deixou triste foi que, tanto a ação quanto a reação, nos levam de volta aos tempos onde não existia um Estado de Direito. Onde a noção de cidadania era ensinada pelos “coronéis” na esfera pública e pelos “valentões” na área privada. Onde imperava a única lei possível naquelas ocosiões: A Lei do Mais Forte. Onde se dizia, “quem pode pode, quem não pode se sacode”, ou “manda quem pode, obedece quem tem juízo”.

Durante a conversa fiquei temeroso, não pelo risco de entrar alguma jumentinha para reclamar os seus direitos, mas pela possibilidade de Lampião e Corisco entrarem dando tiros em blogueiros discordantes. E mais medo ainda, que, ao invés de chamar as autoridades, os blogueiros quisessem fazer justiça com as próprias mãos, trocando tiros com eles. Isto seria o fim de tudo que levei ao Encontro como sugestões, e que nem tudo deu tempo de apresentar.

Um resumo do que iria sugerir pode ser feito dizendo que os Blogs podem ter várias missões, e formas específicas, mas, deveriam ter um objetivo geral: ensinar às pessoas a serem cidadãos e cidadãs. A falta de cidadania, como uma prática comum de todos os seres humanos, é a principal causa da existência de cangaceiros e coronéis.

E quando começaram a dizer que brevemente terá uma sessão de sopapos na Casa de Dantas Barreto, e diante das conversas ouvidas, não pude duvidar disto, já ia estava com vontade de ficar para assistí-la. Felizmente, segundo li hoje no Blog do Poeta, a sessão não imitou a montanha. Não pariu nem um rato.

Começou então a palestra do Meikel Marques, à qual volto depois. Para não preocupar ninguém, digo que o cangaceiro não apareceu. Ufa!

Um comentário: