Em manutenção!!!

quinta-feira, 3 de março de 2011

O Acidente da PE-218


Ônibus acidentado (Foto: Casa da Cidadania)

Por Zé Carlos

Recebi um e-mail da CIT, onde o pessoal de lá me passa um comentário feito no Blog da CIT. Como a postagem em que foi feita o comentário é ainda do ano passado (veja aqui), resolvi transcrevê-la abaixo, pois achamos que é importante, mesmo que ela provenha de um anônimo. Pela a mensagem deve-se deduzir que é uma aluna, e que diz falar em nome de todos. Leiam:

“Gostaria de fazer uma reclamação:

Apesar da pista estar em ótimo estado, ontem dia 02.03.2011 nós, estudantes de Palmeira dos Índios sofremos um acidente na PE-218, e a causa com certeza foi o péssimo estado de conservação do ônibus escolar que nos foi cedido pela Prefeitura Municipal de Bom Conselho, o veículo foi emprestado ao nosso grupo porque o que usávamos estava quebrado em Garanhuns, o nosso já era velho, aí os responsáveis acharam pouco e mandaram um mais velho ainda para nos levar até o destino de Alagoas. A noite estava chovendo e o ônibus não tinha nem limpador, o vidro da frente estava constantemente embaçado, o que fez com que ele perdesse o controle do ônibus e caísse em um desnível da pista. Não é de hoje que a prefeitura dá prioridade para Garanhuns e repassa para Palmeira dos Índios veículos velhos em péssimo estado.

Nós alunos estamos revoltados com essa situação, já não basta a cidade não oferecer ensino de 3° grau, ainda temos que passar por isso, viajar todos os dias arriscando nossas vidas por descaso da prefeitura de Bom Conselho.

Grata.

Falo em nome de todos os alunos”

Eu já havia lido a respeito do acidente pela manhã, e vários blogs de nossa cidade noticiaram o fato. Não creio que seja uma inverdade o que foi relatado pelo anônimo. É até dedutível das condições por que passa nossa Educação em todo país, e não poderia deixar de ser diferente em nosso município.

A história do ônibus fez-me lembrar aquela estória da cantiga da perua, “é de pior a pior”. No caso, os estudantes não iam num transporte escolar, mas numa bomba prestes a explodir. E como diz a lei de Murphy, aquilo que pode acontecer, algum dia acontece. As consequências não foram tão graves pelo que me informei, no sentido de não ter havido vítimas fatais, entretanto, se continua podendo acontecer o pior, um dia o pior acontecerá.

Entra aí uma questão de prioridade para o setor público, e nesse caso, refiro-me às autoridades do nosso município, de todos os poderes. E não se trata somente da prefeitura preferir os estudantes de Garanhuns em detrimento dos de Palmeira dos Índios, embora isto possa está havendo, e eu até entendo pelo nosso bairrismo imortal. O importante é a prioridade das coisas que servem as pessoas. Carnaval serve ás pessoas, Transporte escolar também serve. Ao que deve se dá prioridade?

Dentro do nosso perverso (mas, talvez o menos perverso de todos, se aprimorado) sistema político eleitoral o poder vai para as mãos, pelo menos em teoria, dos que agradam mais ao povo, em número de votantes. O que fazem os políticos? Dão prioridade àquelas ações que afetam de forma positiva o maior número, em termos de votantes. Não é uma coincidência, que hoje, haja luz em todas as ruas de uma cidade, enquanto temos poucas que sejam saneadas. Luz dá votos, Saneamento não.

No entanto, o sistema pode funcionar melhor, e muito melhor se as pessoas forem informadas, e se mantenha informadas ao longo do tempo. Para isto existem nós da comunicação. Fazer com que a população memorize os eventos, os analise e deduza a quem deve escolher em cada eleição, eu penso ser a maior missão da transmissão de informação das mídias. Mas, não é uma tarefa só da imprensa e sim de todos. Até os culpados, que não sei quem são, e que, normalmente, são os últimos a aparecer, quando aparecem.

Sem julgar o mérito do presente caso, mas o tendo como exemplo, as pessoas devem ficar espertas e atentas ao que elas acham que seja certo, por um bom período de tempo. Gastar com carnaval ou com transporte escolar? Cuidar da praça ou melhorar as condições de atendimento de uma hospital?

Eu se votasse em Bom Conselho nas próximas eleições, votaria em alguém que prometesse gastar mais com o transporte escolar e ficaria de olho. Já um folião de longa data pode pensar o contrário, embora deva também ficar de olho. É neste jogo que vamos aprendendo a brincar de Democracia. Porém, se o tempo de espera for muito longo, até as próximas eleições, o que normalmente acontece, devem entrar em cena as autoridades responsáveis para punir o culpado pelo acidente. Isto é uma bela lição de Democracia. E se o povo fizer a sua parte...

Nenhum comentário:

Postar um comentário