Em manutenção!!!

quarta-feira, 2 de março de 2011

BOM CONSELHO RESPONDE



Por Zé Carlos

Poucos dias atrás, fizemos uma série de perguntas aos nossos leitores. Mais de 30 computadores responderam a elas. Sempre levando em consideração que isto deve ser multiplicado por 4 para chegarmos a uma cifra das pessoas que assim pensam, ou por maioria decidiram assim, podemos considerar umas 120 respostas.

Eu não sei, e seria uma ótima informação para todos os blogs, quantos computadores existem em Bom Conselho e quais são ligados à Internet. Eu penso que, em comparação com a nossa cidade vizinha, Garanhuns, ainda temos muito poucos. Mas, isto é apenas uma hipótese. Outra hipótese muito provável seria que os bom-conselhenses que moram fora, são em maior número do que aqueles que vivem na terrinha, em termos de acesso à grande rede. Ela é corroborada pela nossa enquete que mostra 53% dos que nos acessam morando fora, enquanto apenas 47% habitando mais próximo da Praça Pedro II.

Um dado que me surpreendeu foi aquele que mostra o número de pessoas que nasceram em Bom Conselho (64%) em relação aos que não nasceram (36%). Surpreendeu, pois achávamos que, mesmo com nossa direção para os bom-conselhenses, temos um bom número que não é da terra, mas por ela se interessa, ou, pelo menos, se interessa em ler a AGD.

Os casados (51%) predominam quanto ao estado civil, vindo os solteiros em segundo lugar (47%) e aqueles que tem outro tipo de relação é um grupo menor (2%). Portanto, aqueles que quiserem aqui escrever não podem falar mal nem do casamento nem da solteirice aguda. Podem meter o pau nos divorciados, separados e que tem uma relação não tão comum, pois eles pouco acessam o blog.

Há uma leve predominância do público masculino (52%), em relação ao feminino (48%).  Quando esta enquete foi elaborada, procuramos consultar nossos colegas da CIT, sobre o conteúdo das alternativas. Votamos, e foi decido não colocar uma terceira alternativa, mesmo levando em conta as críticas da Lucinha Peixoto, que é a nossa maior simpatizante do GLSB. Eu me abstive.

Impressionante mesmo foram as respostas relativas à idade. Temos leitores crianças, embora seja um pequeno percentual (3%). Foi apenas um computador que votou com uma criança no comando. Pelas notícias que tenho de Bom Conselho de que existem pessoas que pensam que computadores mordem, dão choques e até passam doenças contagiosas, vinde a nós as criancinhas, por que delas é o futuro da mídia eletrônica entre os bom-conselhenses. Nossos leitores típicos em relação à idade estão na faixa de 18 a 50 anos (48%). Nenhuma novidade aqui. Esta é a idade na qual ainda estamos abertos a novos conhecimentos, principalmente os de natureza tecnológica. Entre os 50 e 60, quando os neurônios começam a morrer com mais rapidez, levando os cabelos com eles, ou os deixando brancos como a neve, é preciso ser muito “forte” para encarar um computador. Mesmo assim temos 15% dos nossos leitores nesta faixa. Duvido que tenha um que não use óculos e que não tenha feito um curso de datilografia. E se foi na Escola Pratt, do hoje Diácono Di Tavares então, é um sucesso na digitação.

Finalmente, quanto à idade ainda, temos 24% com mais de 60 anos. Eu só conto 7 votos ai porque um deles foi meu, que não deveria votar, mas, não resisti. Tive também que puxar a brasa para minha sardinha. Estou agilizando junto à prefeitura uma “bolsa óculos” para aqueles que estão nessa faixa de idade. O Diretor Presidente me disse que o Seu Salviano deu todo o apoio à iniciativa, mesmo que seja contra à maioria dos subsídios para velhos. Mas, neste caso, o indivíduo morrer sem nunca ter tido um endereço de e-mail é uma prova inconteste de exclusão social. Ele diz que prefere a bolsa óculos à sopa da prefeita, mas sugeriu uma “bolsa fraldão”.

Enfim resta a escolaridade. Tivemos 12% apenas com o ensino fundamental. O Zezinho de Caetés me telefonou somente para dizer que um dos votos é do Lula, pois ele é um assíduo frequentador do Blog da CIT, e lá tem um link para AGD. Eu bem queria ter um leitor tão ilustre. Adoraria que outro voto fosse do Tiririca. Aqui não temos preconceito de letras. Tanto que, mesmo que tenhamos 43% do nossos leitores com curso superior, procuramos atingir todas as faixas de escolaridade da mesma forma. Mesmo os analfabetos podem vê-lo, pois temos vídeos muito bons. O que realmente não tivemos na enquete, e faremos todo o motivo para acabá-los, foram os “analfabetos digitais”. Queremos, dentro de 5 anos, extingui-los da cidade. Não os expulsando mas os incluindo no mundo digital, do qual hoje não temos volta.

Temos ainda 25% com o nível de pós-graduação. Dei a sugestão, mas fui voto vencido, que deveríamos publicar alguns artigos do Emir Sader, para atender esta faixa. A Lucinha quase me bate e o Zezinho saiu da sala. Lucinha ainda disse:

- Por que não convida o Zé Arnado?!

Eu apenas respondi:

Eu já convidei, mas até agora ele não mandou nada para a AGD. Para esta faixa vamos tentar um politólogo. 

2 comentários:

  1. NÃO CONHECIA SEUS DOTES COMO UM EXCELENTE ANALISTA DE PESQUISA. É VIVENDO E APRENDENDO... COMO SOU PROPRIETÁRIO DE UM INSTITUTO DE PESQUISAS POLÍTICAS QUE FUNCIONA SOMENTE NAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS EM TODO O AGRESTE MERIDIONAL E PARTE DE ALAGOAS, FAR-LHE-IA UM CONVITE OU CHAMAR-LHE-IA PARA POUSAR A VELHA CANETA BIC EM PARECERES DO MATERIAL POR MIM COLHIDO. TENHO CERTEZA QUE MEU MODESTO INSTITUTO(COM SEUS PRECISOS PARECERES), ATINGIRIA TRANQUILAMENTE "TODOS OS DIAS" O CUME DO MONTE EVEREST...

    P.S.: - Modéstia à parte, foi o meu Instituto "PINHEIRU'S INFORMÁTICA", depois de 3 pesquisas que cantou a vitória antecipada da dupla de médicos de Bom Conselho(Brasileiro e Zenício), no ano 2000.

    PS2.: - Seria uma honra para o "PINHEIRU'S INFORMÁTICA", ajudar a candidatura a vereadora de sua amiga e parceira Lucinha Peixoto(totalmente gratuita), - além dos 5 votos prometidos e assegurados -, para fazer várias pesquisas eleitorais para ela se basear nas suas reais chances no embate que ela pretende travar nas eleiçõrs de 2012, a fim de conquistar uma vaga na Casa de Dantas Barreto.

    PS3.: - O PINHEIRU'S INFORMÁTICA é o único Instututo de Pesquisas Eleitorais do mundo que o próprio dono é quem vai a campo(casa em casa) para colher o material a que se propõe a pesquisa. Ele não acredita e nem confia em dados de terceiros, por honestos que sejam. Até porque, quem quer vai, não manda.........

    ResponderExcluir
  2. Caro Altamir,

    Já a algum tempo era para lhe responder que considero uma honra o convite para participar do Pinheiru’s Informática. Penso que você está superestimando minhs capacidade de analista de pesquisa. Mas, devo ir a Bom Conselho no dia 20, onde, no I Encontro de Blogueiros, receberei o prêmio por ser o mais velho blogueiro do Brasil, e quiçá do mundo. Se você estiver por lá já poderemos assinar um contrato. Conheço tanto o Brasileiro quanto o Zenício, embora sejam mais jovens. Estou em negociação com a Lucinha para ver quem apoio ou não, de longe, ela que entende mais este negócio de política. Vamos ver no que dá. Um abraço.

    ResponderExcluir