Em manutenção!!!

sábado, 29 de dezembro de 2012

BRASILIA: DO COMPLICADO AO COMPLEXO.





Por Carlos Sena (*)

Retorno a Brasília como quem retorna ao limbo. Após quase dez anos, volto como que não quer, mas volto. Aqui tem isso, quero dizer, a gente não tem querer embora tendo. E é por isto que fica meio difícil sair do litoral pra ficar por aqui. Ficar aqui é complicado, mas não é complexo. Complicado porque a gente que aqui não nasceu quando precisa residir, mesmo por pouco tempo, tem implicações diversas. Uma dessas é o fato de vir morar numa cidade sem beco, sem boteco, sem manemolência como na Bahia; sem a astúcia e sagacidade do pernambucano e, naturalmente, sem a malícia do carioca. Evidente que qualquer cidade tem sua alma, sua calma, sua perturbação também. Aqui tem muita perturbação e não seria diferente com tantos políticos pensando iguais quando tem interesse próprio e, diferentes, quando há desinteresses. Por isso me busquei no “complicado” pela tentativa de explicar o complexo. Algo mais ou menos assim: o complicado porque romper com uma rotina de uma cidade que se fez por si par conviver numa cidade que se fez pelos outros, fica assim mesmo, quero dizer, complicado. Assim, o complexo se torna vivo na medida em que, no dia a dia, nos rebuscamos nas rotinas desta cidade tão cheia de mistérios. Mistérios e místicas, talvez pela sua localização no centro do Brasil, mantendo-se no front do misticismo.

Aqui é tudo muito complexo. Um simples ato de pegar ônibus é assim, complexo. Há nas pessoas daqui um sentimento de que aqui não é terra de ninguém porque exatamente é a terra de todos, no papel de capital federal que desempenha. Esse viés do “complexo” atravessa, inclusive, nossas expectativas de mundo e de cidade. Priva-cidade. Há privacidade até demais, desde que se considere o individualismo aqui galopante. Grosso modo, funciona por essas paragens, a lógica do “cada um por si e Deus por todos”, mas já foi pior. Se já foi pior está melhor no quesito descontração e atividades culturais. Talvez a influencia das cidades e capitais do país tenha dado a Brasília essa nova cara – nem sempre bonita, nem sempre vestida com roupa de gala, nem sempre com ruge e batom, mas sempre receptiva.

Daqui de onde estou, descortina-se na minha frente a Praça dos Três Poderes. Com um simples movimento de rosto vejo a bandeira nacional tremulando; vejo o Palácio do Governo, da Justiça, o Itamarati, o Congresso Nacional, enfim. Daqui, mais que sentir o peso, dá pra vê-lo. Brasília não é assim, leve como Rio, descontraída como Salvador. Pesa no seu visual o concreto armado – pessoas também armadas? Afinal, o dito concreto armado, para nós que viemos de fora, é apenas um componente do que chamamos complexo. Diante disso, o complexo dentro de nós que não somos candangos se estabelece. Afinal é complexa a geometria desta cidade; é complexa a composição social desta cidade; é complexa a sua veia principal cheia de eixos e “tesouras”... A vida, nesta cidade, deve ser simples como tudo que do complicado vira complexo, mas que se torna assim, cristalino como a agua da fonte; transparente como o céu daqui – famoso e perpétuo.

--------------
(*) Publicado no Recanto de Letras em 13/11/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário