Em manutenção!!!

sábado, 8 de dezembro de 2012

A Semana - O julgamento do mensalão, o Rosegate e o namoro de FHC





Por Zé Carlos

Já faz algum tempo que não comento o filme com que a UOL nos brinda semanalmente, e que nos desopila o fígado através da risada. Hoje, além de voltar ao calor do meu país, eu volto à Semana, deixando com vocês o filme abaixo.

Antes de tudo quero dizer que o primeiro assunto nele abordado, o julgamento do mensalão, me fez ficar triste. Não pelo julgamento em si que faz parte dos procedimentos judiciários normais dentro de um país democrático, e sim, porque o acompanhei quase diariamente nos Estados Unidas, tanto sua imagem quanto seu som pela TV Justiça, nesta mesma AGD, sem nenhuma interrupção. Quando esta semana, tentei fazer o mesmo aqui em meu país, isto não foi possível devido as interrupções geradas pela qualidade de nossa internet.

Não é que “voltei americanizado” mas apenas constatando o fato do tanto que temos que evoluir nesta área. E fiquei mais triste ainda quando alguns aventam a hipótese de nos controlar, mesmo com a baixa qualidade que temos. Não admiro tanto a vida no primeiro mundo, lá tem suas falhas. Porém, se decidimos ou decidiram por nós seguirmos o mesmo caminho, como a China, temos que aprender um pouco com eles. Da mesma forma que eles tem que aprender conosco a tecnologia para votar. Parece mentira, mas, se dependesse da apuração de alguns Estados americanos, só saberíamos quem ganhou as eleições lá uma semana depois.

Voltando ao filme, ele não está tão engraçado, ou pelo menos muito mais engraçado do que nossa realidade do dia a dia. Parece surreal esta situação do tal de Rosegate. Eu nunca vi uma pessoa com sua profissão ser tão poderosa, desde Marilyn Monroe. Esta chegou até a cantar parabéns para o presidente. Aqui não soube de que a Rose o tenha feito para o Lula.

Mas, o fato mais hilariante do filme é a ginga de corpo (maior do que a do Fernando Henrique fazendo ginástica) do Ministro da Justiça para dizer que não havia uma quadrilha no seio do governo. Pode ser tudo mentira, mas, pelo que li, eu não sei de que seio ele está falando, nem se se refere a quadrilha junina. Mas, como o filme é de humor, mesmo que seja negro, a declaração do ministro não se torna incoerente.

O mais hilariante de tudo é Fernando Henrique admitir que ainda namora aos 81 anos. É uma pena que ele não disse o nome da academia onde ele malha. Será que tem filial em Recife?

O filme ainda presta uma justa homenagem a Oscar Niemeyer o grande arquiteto do Brasil, título muito mais aceito para quem não conviveu com outros arquitetos por tantos anos, como eu. Para mim ele foi um gênio na arte, mas, se fosse para ser julgado apenas pelo Parque Dona Lindu aqui em Recife, ele não seria tão grande assim.

Vejam o resumo de roteiro do filme pela equipe do UOL e divirtam-se com o próprio logo a seguir.

No Escuta Essa! desta semana, o presidente do STF e relator do processo do mensalão reclama da demora para o julgamento ser concluído. Na sequência, as declarações do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, em audiência realizada na Câmara dos Deputados, onde fala da operação Porto Seguro, que investiga servidores acusados de tráfico de influência e venda de pareceres. O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) crevela que faz musculação, namora e defende que Aécio Neves deve se lançar logo como candidato à Presidência em 2014.”

Um comentário:

  1. ......... Da mesma forma que eles tem que aprender conosco a tecnologia para votar. Parece mentira, mas, se dependesse da apuração de alguns Estados americanos, só saberíamos quem ganhou as eleições lá uma semana depois... DE UM MODO GERAL, O BRASILEIRO SE SENTE O TAMPA DE CRUCH EM RAZÃO DA TECNOLOGIA DO SISTEMA ELEITORAL DE SUA REPÚBLICA DE BANÂNIA. ESSE TIPO DE TECNOLOGIA É COISA DE PAÍS TERCEIRO MUNDISTA, ONDE NA VOTAÇÃO TRADICIONAL, NESSE PAÍS DO PT, VOTAVA DEFUNTO, VOCÊ VOTA DUAS TRÊS DEZ VEZES, VOTO FORMIGUINHA E O ESCAMBAL A QUATRO. SE FOSSE IMPLANTADA ESSA PORCARIA AO ELEITOR SUIÇO ELE MOVERIA AÇÃO CONTRA O SEU PRÓPRIO SISTEMA, AO ENTENDER QUE, O GOVERNO ESTAVA SUSPEITANDO DO CIDADÃO OU DESCONFIANDO, ANTECIPADAMENTE, QUE ELE PODERIA VOTAR DUAS OU MAIS VEZES NA MESMA SEÇÃO OU SEU AVÔ QUE MORREU A UM SÉCULO TAMBÉM IRIA VOTAR ATRAVÉS DA DESONESTIDADE. A PROVA É TANTA QUE, A TECNOLOGIA BRASILEIRA É EXPORTADA PRO EQUADOR, COLÔMBIA, VENEZUELA, PAÍSES DA AMÉRICA CENTRAL E AFRICA, ONDE PREDOMINA O MUNDIÇAL DESONESTO E SEM O MENOR SENSO DE ÉTICA OU MORALIDADE QUE APRENDEU COM O PT. É BALELA ESSE PAPO DE NÓS NOS ORGULHARMOS DA NOSSA TECNOLOGIA. EM PAÍS DE PRIMEIRO MUNDO, ISSO É UM TAPA NA CARA E ACHAR QUE O SEU CONCIDÃO É DESONESTO...

    ResponderExcluir