Em manutenção!!!

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

O II Carnabeco em Bom Conselho


II Carnabeco - Bom Conselho


Por Zé Carlos

Quando a idade passa é quase natural que quem nos conhecem diminuan em número. Os mais velhos, pela ordem natural das coisas, morrem primeiro e os mais novos não tem obrigação de nos conhecer. Com esta ressalva, aqueles que me conhecem sabem que não sou, nem nunca fui, muito chegado aos festejos de momo. E aqueles que me conhecem mais ainda dirão até que eu não sou chegado a festejo nenhum. Talvez eles tenham razão, ou não.

Mas, quando vi as fotos do II Carnabeco, no Blog da Niedja (aqui)  lá no Beco do Dr. Raul, com o Alfredo vestindo uma fantasia de presidiário pelo artigo 171, não deu para ficar sem saudades. E mesmo sem vestir fantasia de presidiário, me candidatei a tal, roubando da Niedja algumas fotos que aqui as comento. Elas estão espalhadas ao longo deste texto, e foram escolhidas quase sempre pelos participantes serem meus conhecidos, com algumas exceções, onde aparecem alguns jovens que não conheço para mostrar que o carnaval de Bom Conselho, apesar dos pesares, também se renova.

Digo apesar dos pesares porque hoje ao fazer a página DEU NOS BLOGS desta AGD deparei-me com uma notícia que justifica os pesares. No Blog do Tiago Padilha eu li que a inteligente e operosa diretora de cultura Bia Ferro ainda irá anunciar a programação do carnaval até a próxima terça-feira (14) quando tudo estiver formalizado. Ora, se o carnaval já começou no Carnabeco, a programação parece um pouco atrasada, não é mesmo?

Voltemos no entanto, ao Carnabeco, o segundo, com as fotos maravilhosas de Niedja, na mesma ordem em que as roubei.


Vejo o Naduca fantasiado de Naduca, junto com o Luis Clério fantasiado de Luis Clério. Nenhuma surpresa. É difícil até imaginar um destes homens, verdadeiras instituições de Bom Conselho, fantasiados. Eu poderia imaginar, pelos bigodes, que eles tivessem fantasiados de José Sarney, mas faltaria o jaquetão. Já a Socorro Godoy, esta sim, uma bela Colombina.


Alfredo, já falei, acima, dele. Mas, se seu Valdemar baixasse no Beco nesta noite, não veria novidade nenhuma a não ser pelo artigo do Código Penal, que sei que realmente é fantasia. Ele indicaria outro número, que eu não sei qual é o que configura “infernizar a vida” dos Diretores. Mas, ele não poderia nem falar pois o Dilermando, seu filho, o infernizava mais ainda.


Eu, já faz um tempo que não vejo o Luis Ramos, digo Luis Rodeira, e nem a Juvani. Ambos são amigos de longa data. Tão longa, que naquela época ainda éramos chegados a uma bebida alcoólica, de preferência daquelas retiradas das encruzilhadas das ruas da Penha e de Olaria. Hoje ele foi rei do Carnabeco e quem já foi rei nunca perde a majestade. Eu não conheço a nova rainha, mas acho que ele deveria ser reeleito.


Givaldo e Marilene. Destes sou suspeito para dizer qualquer coisa em relação a festas e comemorações, pois estivemos juntos nelas nos últimos 35 anos. Ambos sempre jovens e alegres. Se eu dissesse que agora o Givaldo está de dentes novos, ninguém iria entender a não ser os familiares. Por isso não digo.


Seria o pirata o Marinho? Colega de Rua da Cadeia e de brigas infantis. Eu senti falta do Zé Piulinha nas últimas festas. Também não posso dizer que eu e o Zé Piulinha fomos intrigados por mais de 40 anos por causa do Marinho, porque disso nem mesmo nós nos lembramos.


Sônia de Seu Zé de Puluca e o Dr. Petrúcio. Mais jovens do que eu, basta olhar para eles. Mas, a idade média da foto subiu muito se a mulher que está entre eles for a Socorro Boa.  No entanto, está jovem ainda para os seus 50 anos.


Nesta foto, ao contrário da anterior, a idade média baixa muito com linda jovem a quem não conheço que está ao lado da Terezinha Miranda e da Juraci (perdão se errei o nome, pois sou mais velho do que as duas e os neurônios idem). Lembro que a Terezinha era uma grande carnavalesca, e sempre a vi, nesta época, fantasiada, pois éramos vizinhos de frente. Lembrei da Dária.


Para finalizar esta volta ao meu tempo de Bom Conselho, coloco a Niedja e a Socorro, ambas em suas áreas fazendo um excelente trabalho por Bom Conselho, lindas de morrer, como dizia o Sérgio Bittencourt (duvido que elas saibam quem é o cara, pois, só quem sabe é quem tem mais de 60).

Sem querer, mas, terminando, devo declarar que nasci num domingo de carnaval. Por isso deveria ser um grande folião, mas, não sou. No entanto gosto da festa e se em Bom Conselho estivesse eu teria ido ao Carnabeco vestido de palhaço das perdidas ilusões.

Um comentário:

  1. É CARO AMIGO, CREIO QUE O MANO ALFREDO COM SUA FANTASIA,SIMBOLIZAVA 80% DOS POLÍTICOS BRASILEIROS,CONCORDAS ? ESCAPA UMA PEQUENA MINORIA QUE NÃO MERECEM USAR "NA REAL" TAL INDUMENTÁRIA;VALEU A SÁTIRA DO MANO.

    ResponderExcluir