Em manutenção!!!

domingo, 23 de janeiro de 2011

AS DIVERGÊNCIAS



Por José Antonio Taveira Belo / Zetinho
Olinda, 21 de janeiro de 2011.

As noticias que nos trazem o site de Bom Conselho não são de bons prenúncios, sinto que começa haver divergências no acontecimento da grandeza que é o ENCONTRO DE PAPACACEIROS.
Criado para reunir os conterrâneos de plagas diversas, que querem visitar a cidade que amam e deseja rever os amigos da infância, em um breve tempo, começa haver disputas quanto à comemoração.
Os conterrâneos não estão se entendendo. Começa uma batalha aparentemente sobre o destino do ENCONTRO DE PAPACACEIROS.
Lembro que participei dos cinco primeiros encontros de papacaceiros, realizados em Bom Conselho e senti que a cada ano o encontro tomava rumo diferente para que foi fosse criado.
 Naquele momento, comecei a pensar que os próximos ENCONTROS DE PAPACACEIROS iriam tomar rumos diferentes, e, é o que esta acontecendo no momento, com a realização do ENCONTRO DOS AMIGOS DE BOM CONSELHO.
E o ENCONTRO DE PAPACACEIROS que é realizado nesta época? Pela noticias que se tem sido divulgada foi adiada para outra data, por causa de divergências entre o conterrâneo José Quirino e outros amigos da nossa boa terra.
É certa esta atitude?
Vamos ter dois encontros agora em nossa querida cidade de Bom Conselho, uma denominada de ENCONTRO DE AMIGOS DE BOM CONSELHO e o outro ENCONTRO DE PAPACACEIROS?
Não sei não, as coisas desandaram o que vem trazendo para seio das famílias bom-conselhense uma desavença gratuita por motivos que podem ser superado através de um dialogo aberto e sincero.
 Vamos colocar os nossos pontos de vista na mesa da negociação. Não podemos “rachar” este belo projeto lançado há onze anos para congregar os amigos que vem de diferentes partes do nosso País, a fim de desfrutar, além das amizades, do companheirismo que de ano a ano se renovam e vem pisar no torrão natal e beber da água que nutriu nossos primeiros anos de nossa infância. Muitos atravessam o Brasil viajam muitas léguas, para ver de perto a cidade e suspirar o ar puro que atravessa as colinas.
 Tudo isto pode ser jogado no ”ralo” como nada existisse nos encontros dos anos anteriores? Claro que não.
Vamos deixar de lado o nosso orgulho do “eu”. Eu “faço” tudo, eu “sei” de tudo, eu “mando” em tudo e assim vai à vaidade das vaidades tomando conta do ser humano que é fadado para este estilo de vida.
A gente que está de longe fica triste com este acontecimento que somente trazem dissabores e revolta e, quando deveria ser tempo de “união”, surge a “desunião” gratuita que não poderia haver de forma nenhuma, pois, esta festa foi criada para aglutinar as emoções, os abraços, os sorrisos, a descontração e tudo mais que beneficie os participantes.
Não sei, não, mas acho que da forma “artesanal” que foi o primeiro ENCONTRO DE PAPACACEIROS, deveria primar por este modelo, pois, acalentou nestes tempos muitos Papacaceiros que desistiram de participar quando os Encontros passaram a ser mais “burocráticos”.
Hoje, li no Mural de Recados, do site de Bom Conselho, a divulgação da programação do II ENCONTRO DOS BOM-CONSELHENSES, para o ano 2012, o que me leva a pensar e concluir que a divergência está instalada.
 Aí, eu pergunto, e perguntar não ofende, e os ENCONTROS DOS PAPACACEIROS depois de dez anos desaparecem para aparecer o II ENCONTRO DO BOM CONSELHENSES?
Concordo plenamente com nosso conterrâneo Edjasme/Di, que no mesmo Mural sugere que permaneça o nome ENCONTRO DE PAPACACEIROS, pois, a nossa cidade não comporta dois encontros iguais.
                Vamos levantar a bandeira da paz a fim de conciliar este pequeno “incidente” e amadurecer novas idéias durante este ano de 2011, para que possamos ter um REENCONTRO DOS PAPACACEIROS no inicio do ano de 2012, cheio de harmonia e de uma alegria contagiante, como sempre foi.

Vamos dar as mãos. Paz e Bem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário