Em manutenção!!!

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

POBREZA ENXOTADA ATÉ DEPOIS DAS ELEIÇÕES.





Por Carlos Sena (*)

Correu um boato no Recife que todas as crianças feias, pobres, subnutridas, melequentas, bem como favelados em condições de miséria, que moram em córregos, mangues e alagados, além de pedintes da ponte da Boa Vista, Mercado de São José, Igreja do Carmo, pivetes de sinal de transito, drogados e prostituídos, putas, travecos, cafetinas e assemelhados, seriam “enxotados” pra bem longe da capiatal. Uma ONG levaria todos para acampamentos no interior do Estado. O local em que as tendas serão erguidas ainda não se sabe, mas se sabe com certeza que lá irão dispor de comida, dormida boa, médicos, televisão, etc., além de toda a infraestrutura de água, luz, diversão, escola, posto médico, telefone comunitário, dentre outos. Essa ONG foi contratada a peso de ouro por um grupo de candidatos a prefeito que não "decolam" nas pesquisas de intenção de votos. Levar essa pobreza miserável para o interior provocaria um GUIA ELEITORAL sem “glamour”, pois iria para o AR sem imagens de pobres, sem desdentados, sem descalçados, sem subnutridos. Portanto, sem a rafameia se lascando de gritar, de berrar, de urrar, pelos candidatos que lhe pagarem mais pra isto... Conta-se que a ONG que topou esse desafio cobrou os olhos da cara e já abriu concorrência para aquisição das barracas e demais componentes estruturais.

Essa notícia causou uma tremenda confusão nas sedes dos principais partidos cujos canddatos são detentores de maiores índices nas pesquisas. Os marqueteiros ficaram em polvorosa. Os candidatos em desespero. Os cabos eleitorais depressivos e atônitos. Chegou ao cumulo de um candidato fazer uma reunião de urgência com suas bases e vociferando de ódio disse: “temos que evitar esse êxodo” miserabilíssimo; essa evasão de pobres, desdentados, xexelentos e desnutridos, pois o que vai ser de mim sem a pobreza me agarrando e as câmeras filmando; que vai se de mim sem as crianças soletrando meu nome; como é que eu irei aparecer no GUIA sem as mulheres pobres e desdentadas nas janelas das favelas dizendo que “esse é o homem”? “Se essa ONG começar a levar esses pobres pra longe estaremos perdidos”... Façamos alguma coisa, antes que seja tarde demais e a gente perca a eleição... Com isto a cena política do Recife ficou sem controle e logo se criou uma "bolsa de pobre" para, diante de essa ONG cumprir o prometido, um pobre valer muito mais dinheiro do que normalmente vale nas eleições de rotina. Se além de pobre for desdentado, morar na rua, tiver muitos filhos e vários cachorros por perto, então o preço sobe...

Calma, calma, gente! Trata-se de um sonho que eu tive AO AMANHECER. Acordei com o barulho do celular antes que a eleição terminasse e que a ONG levasse a pobreza pra distante. Que pena! Daria tudo pra esse sonho virar realidade. Enquanto há vida há esperança.
 
---------------
(*) Publicado no Recanto de Letras em 20/08/2012

Um comentário:

  1. E digo eu: - Enquanto há vida, vale a pena EM XOTAR umas e outras! Sempre gostei de EM XOTAR! - Contudo, prefiro EM XOTAR uma bem nutrida, bem nascida, bem-apessoada, com dentes e limpinha da silva. - E não importa se a EM XOTADA for bonitinha, mas ordinária./.

    ResponderExcluir