Em manutenção!!!

domingo, 23 de setembro de 2012

A semana - As eleições, o Brasil e a América





Por Zé Carlos

Hoje acordei pensando nesta vaga que sempre deixamos aos domingos em nosso blog o que fazemos sempre pela a baixa audiência dele neste dia seria dia de descanso. Nesta terra em que estou agora, chamada não sei por que ainda de “terra de tio Sam”, eles trabalham até no domingo, e, seguindo o exemplo,  tentarei escrever aqui sobre a semana que passou no Brasil.

E o filme de hoje contempla os Estados Unidos em duas oportunidades. Uma entrevista do Barack Obama, ao que os roteiristas da UOL chamam de Jô Soares daqui. É difícil imaginar a mesma cena no Brasil, e não me lembro se já houve um presidente da república entrevistado no Jô, sendo perguntado sobre seu peso. E com a presidente atual, nem pensar.

A outra coisa relacionada com os dois países é a abordagem final sobre as eleições onde o filme usa o Simpson, tradicional personagem de desenho americano, para nos fazer rir dos processos eleitorais aqui e lá.

Uma das coisas que tenho visto aqui, nos Estados Unidos, em termos de eleições é que, se você não ligar a televisão e não ler jornais, nem parece que este país está no meio de uma muito acirrada disputa para presidência. Nas ruas, salvo em algumas residências, e de forma discreta, não vi nenhuma alusão ao processo eleitoral. Nem cartazes, nem faixas e nem cavaletes, os quais o filme também mostra sendo depredados no Brasil por indivíduos que não sabemos se estão praticando vandalismo ou reagindo ao vandalismo da propaganda como  as que vi em Recife.

No entanto o maior motivo de riso foi protagonizado por uma dupla de políticos, ambos já bem velhinhos: O Fernando Henrique e o José Serra. Tanto os elogios do primeiro ao segundo quanto a história da vaca, são de morrer de rir, ou de chorar, se preferirem. Conhecer uma vaca somente aos 17 anos tendo nascido numa cidade grande é tão inusitado quanto o que aconteceu comigo que na mesma idade não conhecia um aparelho telefônico. Mas, é a verdade. E hoje, talvez por isso, ainda tenha medo dos celulares.

Finalmente, para morrer de rir mesmo, só ouvindo o Levy Fidelis falando mais uma vez do aerotrem. Não tem jeito mesmo. Ainda vai aparecer um candidato em Bom Conselho propondo um aerotrem para subir a Serra de Santa Terezinha. Talvez não fosse uma má ideia, depois que desmataram o morro.

Fiquem com resumo do roteiro da UOL e depois com o filme da semana e tenham um bom domingo.

“No Escuta Essa! desta semana acompanhamos Homer Simpson na cabine de votação para eleger o próximo prefeito de São Paulo. Será que ele saiu de Springfield? José Serra mostra que gosta de crianças e faz uma revelação incrível envolvendo vacas. Levy Fidelix fala sobre (advinha) aerotrem. Obama (esse aí está concorrendo em outra eleição) participa do programa do Jô americano. E jovens revoltados se inspiram no programa Jackass e saem por aí destruíndo cavaletes.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário