Em manutenção!!!

terça-feira, 18 de setembro de 2012

A semana - Religião, política e super-heróis


Batman e AGD juntos - Pittsburgh



Por Zé Carlos

Devido a meus afazeres, além de administrar a AGD no exterior, tenho que ficar ligado no Brasil, e ver o que está acontecendo por lá. Afinal de contas, o nosso foco ainda é a nossa pátria, e nisto incluo a primeira, Bom Conselho, a segundo, Recife e a terceira Brasil. E continuarei vendo e comentando os vídeos da UOL que nos trazem um resumo humorado da semana.

Nesta época de eleição não poderia ser diferente. Os candidatos são o foco principal do filme que já começa tratando de um problema delicado, mas, sempre presente: a relação da religião com a política. Desde que o Jesus disse: “Daí a Deus o que é de Deus e a César o que é de César”, que os políticos não pararam mais de pedir a Deus o que eles achavam ser de César e o os religiosos a pedir aos políticos o que eles achavam que era de Deus. E todas as religiões, sem exceção se envolvem na política, o que já é considerado normal, com exceção de certos exageros que convém evitar.

O que mais me fez rir no filme foram os vereadores que assumem identidades de super-heróis como a Mulher Maravilha, Robin (amigo de Batmam), Super-homem e outros, pois estou, neste momento na terra de quase todos os super-heróis que povoaram a imaginação de minha infância no cinema e nas revistas em quadrinhos. E, melhor ainda, o mesmo edifício que escolhemos para sediar a AGD aqui nos Estados Unidos, é o mesmo que aparece no filme de Batman (Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge), com o sinal do morcego, pois foi filmado aqui em Pittsburgh (Pennsilvania) onde agora estamos. Fico devendo fotos do local em mais um serviço da AGD.

O mais inusitado foi aquela cena de uma mulher, se dizendo marido de Dilma, tentando invadir o palácio do Planalto. Não deram nem tempo da mulher se explicar e contar sua história. Talvez, não fosse de interesse para imprensa como o é, e, penso, ainda não deu nem tempo de entrar no filme, as declarações do Marcos Valério a respeito da participação do Lula no mensalão. Abordo isto aqui apenas pela coincidência de, numa outra reportagem importante da revista Veja, eu estar também fora do país (só que no velho mundo). Aquela, que mostrava as declarações do Pedro Collor marcou o Brasil, como esta, se for verdade deverá também marcar sua história.

Mas, já estou ficando sério para um filme que todos deveriam ver com o maior senso de humor possível. Fiquei com o resumo do roteiro da UOL e em seguida vejam o filme da semana.

“O Escuta Essa! desta semana está de olho na relação entre os candidatos e a religião. Algumas igrejas viraram cabos eleitorais, enquanto candidatos pedem benção para todos os santos. Para quem quer um candidato mais laico, o programa desta semana traz uma coleção de "super-heróis" que querem uma vaga nas Câmaras Municipais. Tem Mulher-Maravilha, Super-Homem, Robin e até Rambo. Já para a presidente Dilma, partido só se for referência a coração. Nesta semana, uma mulher com aparência masculina quis invadir o Planalto se dizendo marido da presidente e declarando seu amor.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário