Em manutenção!!!

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

A análise da enquete e uma nova enquete





Por Zé Carlos

Recebi uma série de recados, no mural e por e-mails, para analisar o resultado de nossa última enquete. Antes de fazê-lo peço perdão pelo atraso e tento justificá-lo, mesmo que saiba que, no fundo no fundo, são apenas desculpas esfarrapadas. Mas...

Neste processo de mudança da redação do nosso blog para os Estados Unidos tivemos que adiar ou mesmo pular algumas de nossas atividades, mesmo que nosso objetivo fosse mantê-las dentro da rotina padrão. E o fizemos quase de uma forma que, se não tivéssemos dito nada, todos os nossos leitores pensariam ainda que estávamos teclando lá da Madalena, como eu gostaria que fosse. No entanto, algumas atividades, e a análise da enquete foi uma delas, não puderam manter-se na rotina.

Mas, vamos aos resultados da enquete que perguntava: “Se as eleições fossem hoje, em quem você votaria para prefeito de Bom Conselho?” E eis o resultado:

Capitão Boanerges  132 (25%)
Danillo Godoy  218 (42%)
Judith Alapenha  116 (22%)
Washington Azevedo  42 (8%)
Branco  3 (0%)
Nulo  4 (0%)

Isto num total recorde de 515 votantes. Antes, diga-se que o “hoje” corresponde ao período que vai do fim de agosto até o dia 08 de setembro de 2012. Então, naquela época, podemos dizer, dentro das margens de erro da pesquisa, que são infinitas nestas enquetes, o Danillo Godoy seria o futuro prefeito.

O que mais nos chamou atenção em relação a enquetes anteriores foi o acréscimo de votos brancos e nulos que apareceram, como se revelassem alguma descrença do eleitorado quanto ao processo eleitoral. Pelo que podemos sentir, dentro da distância que nos separa de nossa boa terra, isto é proveniente de uma séria de fatos e boatos que se espalharam pela cidade, e que neste caso e neste período devem ter beneficiado o candidato Danillo Godoy.

Já vão quase 15 dias do término de nossa enquete e não sabemos se houve uma mudança significativa do quadro nos últimos tempos. Neste processo eleitoral cada dia é uma eternidade e tudo muda quase de repente. E cada hora que se aproxima do pleito a cada declaração, a cada opinião, a cada gesto, o eleitorado muda de opinião. Então qualquer análise mais aprofundada sobre o que passou não passa de uma satisfação aos nossos leitores.

Para nos redimir da terrível culpa, estamos lançando uma nova enquete, com a mesma pergunta (e correndo o risco até de não ser útil pois lemos em nosso mural que um candidato poderá renunciar como ocorreu em Garanhuns) e dando 8 dias para verificar, o que nossos leitores agora estão pensando. Então, comecem a votar novamente e digam em quem votarão neste momento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário