Em manutenção!!!

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Resultado da última enquete.



Por Zé Carlos

Nossa última enquete terminou. Confesso que ao ver um texto da Lucinha Peixoto no Blog da CIT (veja aqui), fiquei curioso sobre quem seria Bizunga e o que levou o público leitor do Blog Gustavo Pereira, a preferi-lo à Prefeita Judith, se as eleições fossem hoje. Fiquei acompanhando com inveja, como administrador de blog, os resultados daquela enquete.

A inveja não era proveniente da originalidade da ideia de contrapor o Bizunga à prefeita, o que é natural se o Bizunga for um candidato potencial ao cargo, e sim do número de votantes. Em seu encerramento haviam votado 156 computadores. O resultado é pouco importante, e pode ser visto no referido blog, mas o número de votantes me causa inveja, quando comparado com as nossas enquetes.

Fico imaginando, fazendo o meu papel, onde erramos para que tão poucos se interessem em votar, em nossas enquetes. Nossa audiência não justifica o baixo número, pois temos tido uma média de 55 visitas por dia, que é muito boa para as características do blog. Pensei, pensei e pensei e encontrei várias possíveis causas do fenômeno. 1) O assunto não é de interesse para aqueles que acessam o blog. 2) As alternativas estão mal formuladas. 3) Nosso público não gosta de participar em enquetes sejam elas quais forem. 4) As pessoas pensam que ao votarem, poderemos saber quem está votando e não querem se expor. 5) O medo que ao clicar numa das alternativas, o nosso blog possa roubar suas senhas e informações secretas, e “seguro morreu de velho”. 6) As pessoas decidiram não votar nas enquetes do blog, pois não gostam do administrador. 7) A enquete não é suficientemente ética.

Antes que a paranóia tome conta do meu texto, eu digo que uma conclusão definitiva eu não tenho, a não ser aquela que não conclui nada. Pode ser uma mistura de todas estas causas. Sendo assim tenho que continuar com a minha inveja e continuar também com nossas enquetes, esperando que um dia Bom Conselho passe a gostar de escolher.

Como vocês podem ver ao lado, de um total de 25 computadores, 40% optaram pelo nome de 12º Encontro de Papacaceiros, 32% pelo nome de Encontro de Bom-conselhenses, 16% por Encontro de Papacaceiros e apenas 12% pelo nome de 2º Encontro de Bom-conselhenses. Nós não recebemos nenhuma outra sugestão por e-mail.

Não gostei do pequeno número de pessoas que votaram, mas como se diz que, aquele que participa tem um valor maior do que aqueles que não o fazem, eu multiplico 25 por mil, e ai teremos a população votante do município. Principalmente, em nosso caso, dos Bom-conselhenses de fora, os quais, tenho certeza, são a maioria entre eles.

Gostei do resultado porque a maior parte concorda comigo em que não deveria haver mudanças no nome do Encontro, e que uma mudança poderá tirar o brilho da festa em alguns setores, como o turístico, para o qual a cidade tem vocação e seus habitantes ainda não despertaram para ela.

Com este número de pessoas, e com a tarefa impossível de verificar a representatividade da amostra, ou das pessoas votantes, fica difícil dizer se ela se diferencia ou não das outras alternativas. Óbvio, que eu gostaria que minha opção tivesse o percentual que o Bizunga teve na disputa com a prefeita, que foi de 91%. Mas, é muito difícil ter uma opção como o Bizunga.

Este resultado é apenas uma oferta aos organizadores do evento, sejam eles quem forem. Para termos um maior número de votantes teremos que criar um assunto do interesse de todos da cidade. O meu amigo, Diretor Presidente, disse uma vez que os únicos assuntos que interessam aos bom-conselhenses são: Política, Religião e Futebol. É por isso que a audiência do Blog da CIT ainda continua maior do que o da nossa AGD. Mas, um dia chegaremos lá...

4 comentários:

  1. Prezado Zé Carlos,

    NESSE CAMPO(DAS SUPERADAS PESQUISAS), VAMOS INOVAR, GENTE!!!
    CRIAR MAIS!!! APIMENTÁ-LAS!!! SAIR DAS MESMICES!!! SE O PÚBLICO(ACESSADOR) DE DETERMINADO BLOG É CARETA, MELHORE-O!!! OU ENTÃO FAÇA COMO O CHUMBO GROSSO, ESCRACHE-O!!! AMUNDICE-O!!!
    De resto, vamos acabar com esse papo furado que no Brasil nada se faz nada se cria tudo se copia...
    Faz-se sim!!! Cria-se-se sim!!! Copia-se nunca!!! Ou então de vez em quando...

    ResponderExcluir
  2. Caro Altamir,

    Você parece estar certo mas, não tenho sua coragem. As vezes tenho vontade de colocar um enquete: Aponte um brasileiro corrupto:

    1)Maluf
    2)Delúbio
    3)Irmã Dulce

    Como as coisas estão hoje tenho certeza a Irmã Dulce teria uma maioria esmagadora. Se perguntasse qual o motivo, diriam: "Roubou um pão para dá ao pobre".

    Vamos continuar imaginando. Obrigado pelo comentário.

    ResponderExcluir
  3. Caro amigo Zé Carlos,
    Antes de mais nada gostaria de solicitar a publicação do meu comentário mesmo sendo anônimo. Entendo a sua tristeza em relação ao pequeno número de comentários desta última enquete, no meu entender o blog a gazeta digital, nasceu e permaneceu crescendo como um blog elitizado, onde um pequeno número de pessoas da nossa sociedade frequentam, principalmente os integrantes da administração pública municipal. Tenho todo respeito e admiração pelo proprietário deste blog, que é o mesmo proprietário do jornal a gazeta. Desde que este jornal foi lançado sempre acompanhei-o e ficava curioso por a saída de um novo exemplar, pois este meio de comunicação costumava mostrar a verdade sempre a favor da coisa correta, independente do lado político situação ou oposição. Infelizmente não sei porque com o passar dos anos este jornal tomou outro rumo e passou a ser um jornal meramente divulgador de coisas positivas da administração atual, aí eu pergunto a todos será que não existe nada de ruim para ser mostrado aos seus leitores ?. Para finalizar gostaria de reenterar a minha admiração pelo grande jornalista do jornal a gazeta, e dizer ao mesmo que um meio de comunicação deve ser utilizado para mostrar as coisas boas e ruins de um sociedade.

    Obrigado

    ResponderExcluir
  4. Caro Amigo Anônimo,

    Gostei do seu comentário pelo que ele pode ter de correto. No entanto tem algumas incorreções que preciso comentar. Primeiro, se você se refere ao Luis Clério quando fala sobre o proprietário da Gazeta, o jornal escrito, ele não é nem proprietário do blog, e muito menos tem qualquer responsabilidade em seu conteúdo. Eu bem que queria que ele tivesse, mas não tem. Eu administro um blog com outras pessoas, e ele não tem relação nenhuma com a Gazeta, a não ser uma parte do nome: A Gazeta Digital. Assim, as críticas feitas ao jornal A Gazeta, devem ser feitas diretamente ao proprietário do jornal, e ele que tem o direito e o dever de responder.

    No que concerne à A Gazeta Digital, o blog que administro, aceito num determinado grau a pecha de “elitizado”. Quando criamos o blog, não quisemos criar um “blog do povo”, pois sei que o povo está muito longe deste meio de comunicação, em sua grande maioria. Entretanto, procuramos não torná-lo um blog acima dos padrões médios dos internautas da terra, embora reconheçamos que isto é muito difícil de fazer, quando abrimos o blog para publicação de outras pessoas.

    O objetivo era criar um blog de notícias para Bom Conselho. Mas, logo vimos, que da mesma forma que temos poucos votantes nas enquetes, temos menos ainda pessoas que nos enviem notícias de lá, e não era nosso propósito lá morar por mais que isto nos desse prazer. Então a elitização do blog depende de quem participa dele. Nunca recusamos a publicação de nenhum texto ou comentário ou recado, pelo classificação de menos ou mais elitista, seja sob quais aspectos for. Branco, preto, velho, moço, professor de português, primário incompleto, de esquerda de direita, da situação, de oposição, e se tiver um analfabeto que possa ditar sua mensagem aqui será publicada.

    O que não podemos é inventar notícias de Bom Conselho, nem fazer determinadas críticas sem o necessário embasamento fático. Quando elas são procedentes e sabemos disso publicamos até textos anônimos como o seu, que apenas nos ajuda na missão de melhor servir nossa terrinha.

    Zé Carlos

    ResponderExcluir