Em manutenção!!!

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Porque hoje é sábado...



Por Zé Carlos

Hoje eu iria publicar uma poesia. Não de minha lavra porque Deus não me deu este dom que o Cláudio André tem. Mas encontrei na grande rede uma charge política que é mais do que uma poesia, e uma ode à política. Eu nunca vi tanta confusão em torno de um salário tão mínimo.

Para não ficar só no mínimo, temos ainda a Marta Suplicy, a presidenta do Senado a criar regras embaraçantes para os senadores, além das trapalhadas do Berlusconi, para não pensarem que político palhaço só existe no Brasil. E o Tiririca dá o ar de sua graça, faltando apenas o chapéu.

Eu apenas ia intitular este texto de “sem comentários”, e já estou me estendendo demais para um sábado. Vejam o filme, riam ou chorem, de acordo com a visão política de cada um.

5 comentários:

  1. Já que não foi feito nenhum comentário, conforme está dito à esquerda, vou fazer o meu. E depois leio o texto. - Segue o minúsculo comentário. - É melhor para o título: "Por que (separado) hoje é sábado...".
    E NÃO receba como crítica, por favor./. - José Fernandes Costa - jfc1937@yahoo.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Caro José Fernandes,

    Obrigado pelo comentário. Quanto à separação do "porque", não recebi como crítica, e se assim você o tivesse feito, eu agradeceria da mesma forma. Tudo vale a pena quando a alma não é pequena.

    Quando coloquei o título eu estava pensando no poema do Vinícius de Moraes que publico hoje, embora no dia impróprio, por que de uma de sus frases: "Porque hoje é sábado".

    Eu não tenho a sua capacidade no ao escrever o português, e não entendi por que o porque deve ser separado no meu título. Não sei se é por causa da gramática ou pela visualização da palavras, que alguns bons poetas, como você, levam em conta.

    De qualquer forma valeu o comentário, e como dizia, se não foi o Machado me desculpe e corrija: "Ao vencedor, as batatas".

    Obrigado e um abraço do

    Zé Carlos

    ResponderExcluir
  3. Prezado Zé Carlos, ainda bem que eu disse que faria o comentário e depois leria o texto. - Quando li, NOTEI QUE VOCÊ ESTÁ COM A RAZÃO. - Então, DESCULPE-ME PELA INTROMISSÃO (DESCABIDA!) - 2. Há algumas nuances na nossa língua que, talvez, NEM valha a pena sair à procura delas. Mas ... - 3. Vinícius fez várias afirmações usando a conjunção "porque" (pegado e corretamente). Ex.: "Há a sensação angustiante porque hoje é sábado." - Ele, Vinícius, NÃO usou conjunção integrante, nem pronome relativo, nem interrogativas indiretas. Assim como você também NÃO os usou. - 4. Uma das razões do MEU ERRO foi dar atenção só à reticência do título e não ler o texto. Com isso, julguei (erradamente) tratar-se de uma interrogativa indireta! (Ex.: "Não sei por que hoje é sábado." - Como NUNCA alimentei, NEM alimento a pretensão de ser dono da verdade, AGRADEÇO-LHE PELA OPORTUNIDADE QUE ME DEU DE ME RETRATAR. - Abraço, José Fernandes Costa - jfc1937@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  4. APESAR DO ARRANCA-RABO DELE COM O PAPACACEIRO AFONSO DIDIER, O ZÉ FERNANDES DEU UM BELO EXEMPLO(DIGA-SE DE PASSAGEM: UMA AULA TAMBÉM), QUE É UM GENTLEMAN. ALIÁS, UM GENTLEMAN-COMMNONER(OXFORD).

    ResponderExcluir
  5. Meu Caro Altamir Pinheiro: agradeço-lhe, também, pelo seu comentário bondoso. Entretanto, eu NÃO dei aula, coisa nenhuma. - Apenas me retratei da "mancada". - O bom mesmo é que todos que cometam algum equívoco, NÃO tenham receio, NEM orgulho para reconhecer que errou. Posto que errar é humano. - E só não erra, quem nada faz. - Quanto ao Afonso Didier ... deixa pra lá./. - Abraço e OBRIGADO.

    ResponderExcluir