Em manutenção!!!

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Em Caruaru, outra vez



Por Zé Carlos

Estou indo mais a Caruaru do que a Bom Conselho. Como eu gostaria que fosse ao contrário! No entanto, as limitações que a vida nos traça nem sempre são possíveis de ultrapassar. Esta coisa de “querer é poder”, é inspiradora, e eu via muito nas folhinhas de bloco. Na “vida real” há os custos de transformar um no outro. Distância, tempo, incentivo, e outros itens podem ser representados muito bem pela BR-232, que minimiza todos eles, em comparação com as outras rodovias.

O Barro no Parque


Os que tem medo de lobo mau, também tem medo da iniciativa privada como agente de desenvolvimento econômico. No caso da infraestrutura de transporte, como estradas, portos, aeroportos, etc. isto é um grave erro. Eu temo que se aquela rodovia continuar unicamente nas mãos do setor público, não a teremos, dentro de 5 ou 10 anos. Eu não me incomodaria de pagar pedágio para manter aquela rodovia sempre bem cuidada, e não é só pelo meu desejo egoísta de ver o meu neto, amiúde. Penso ser este o objetivo correto em termos de nossa infraestrutura, como um todo. Não sou a favor do “estado mínimo”, mas sou contra ao tamanho de estado que deixa ao léu a manutenção de seus investimentos.

A Vegetação  e Reciclagem no Parque


Quem sabe dentro em pouco, com uma manutenção adequada do que está sendo feito entre São Caetano e Bom Conselho, eu não comece a ter o prazer de visitar Bom Conselho com mais frequência. Este é o meu “querer”, estou lutando para transformá-lo em “poder”.

Luiz Gonzaga no Parque


Lá em Caruaru, fui fazer uma inversão dos costumes. Sempre quando fazemos aniversário, convidamos as pessoas para a festa. Não podendo meu neto e os pais virem para nossa festa de aniversário de casamento (estamos entre as Bodas de Pérola e as Bodas de Coral), eu e a mulher, fomos comemorar lá. Eles que nos ofereceram outra festa, além do meu neto, é claro. E àqueles que me criticam que estou só falando do meu neto, eu dou uma de Lucinha e digo, vão ser avós para reclamar!


Lampião no Parque

Fui a um parque da cidade. É novo e mais bem cuidado do que o nosso Parque José Feliciano, mesmo antes do estouro doa Açude da Nação. E também muito maior. Coloco junto a este texto algumas fotos, para demonstrar que Caruaru está mantendo sua personalidade como cidade do barro, do forró e da banda de pífanos mesmo com todo progresso desorganizado. Apesar do trânsito ainda ser um pouco caótico, a sinalização está melhorando e o tráfico é mais fluente. Embora saibamos, que nossas cidades não comportam mais os automóveis que chegam. Cheguei a encontrar na viagem mais de 10 carretas carregadas de carros novos, inclusive caminhões carregando caminhões. Onde colocá-los? Como dizem, “é melhor acender uma vela do que blasfemar contra a escuridão”.

Mestre Vitalino no Parque


A criação e manutenção dos parque urbanos é uma velinha ainda pequena, mas já ilumina bastante. Ao percorrer o parque de Caruaru, você faz ao mesmo tempo uma viagem pela sua arte e cultura. Vejam as esculturas mostradas nas fotos. Luis Gonzaga, Lampião e Vitalino. Só o Vitalino nasceu em Caruaru, mas os outros ganharam o título de cidadãos dado pelo povo e pelo poder público da cidade. É realmente agradável andar pelo Parque de Caruaru, e, “quando ele crescer”, isto é, quando as árvores recém plantadas estiverem maiores, espero que ele seja muito melhor.

As flores no Parque


Por que sou cético ao ponto de dizer, “espero”, e não, “vai ser”? Um dos motivos é a dúvida na sua adequada manutenção. E uma das soluções para isto foi adotada aqui em Recife e não me lembro em qual governo. A adoção de praças e outros equipamentos públicos pela iniciativa privada. Ou seja, sendo viável, o setor privado é mais eficiente na manutenção do que o setor público. Se a Brasil Food tivesse se comprometido a manter o Açude da Nação, ele já estaria refeito, e com suas “prais”, para as quais um dia, corri para ver (e o Diretor Presidente atrás), Marluze, Vanda e Salete, desfilar com seus maiôs, ainda não tão curtos quanto os de hoje, porém, mais atrentes. Ah! Que saudade!

2 comentários:

  1. Maravilha! Parabéns pelo artigo. Amo Bom Conselho e me emociono todos os dias ao ler este blog.
    Que bom que você está aqui!

    ResponderExcluir
  2. Ao JORNAL SINÁCULO nossos agradecementos. Também somos seus fãs. Nossa equipe feminina, olhou para a foto e só viu a beleza do ramalhete de flores. Já a nossa equipe masculina achou muito mais bonita sua carregadora. Um abraço aos que fazem o jornal.

    ResponderExcluir