Por Carlos Sena (*)
FENÔMENO é quem chega às quatro horas da manhã e enfrenta a fila do SUS para quando chegar a sua vez ouvir do atendente: “o médico não veio”.
FENÔMENO é quem sustenta uma família de dez filhos com um salário baixo e vê os filhos estudando, respeitando os semelhantes, distantes da maconha, da cocaína e das galeras e gangs do mal;
FENÔMENO é quem paga tanto imposto e recebe tão pouco do poder público em termos de saúde e educação e, mesmo assim, não trapaceia, nem frauda, nem trafica;
FENÔMENO é quem é preso injustamente e quando sai da cadeia inocentado recomeça tudo de novo, como se nada tivesse acontecido, embora por dentro seja um morto-vivo.
FENÔMENO é quem vive num país como o nosso em que polícia e bandido se misturam num só;
FENÔMENO é quem sai de casa às 5 horas da manhã, pega duas ou três conduções, chega em casa às dez e, no dia seguinte, recomeçar tudo de novo... Para manter a família.
FENÔMENO é quem convive num país cujas cadeias vivem superlotadas de gente pobre, enquanto os ricos estão lá fora roubando com o beneplácito das leis anacrônicas.
FENÔMENO é quem cata lixo nos lixões das periferias das grandes cidades, disputando espaço com os urubus, insetos e bactérias, mesmo sabendo que o SUS é mais SUSto do que assistência;
FENÔMENO é quem agüenta, pacientemente, as propaladas reformas políticas, na tributação e no código penal caduco que nos aprisionam mais do que nos libertam.
FENÔMENO é quem sai de casa todo dia enfrentando o transito caótico (carros, ônibus lotado, carroças de burro, bicicletas, vendedores ambulantes, flanelinhas), uma polícia despreparada nas ruas, balas perdidas se misturando com balas achadas, pedintes, ruas esburacadas... e ainda não perde o gosto pela vida.
(*)Publicado no Recanto das Letras em 15/02/2011
É com muito orgulho que lhes apresento o Selo: Stylish Blogger Award. Concedido ao blog SINÁCULO por indicação do blog Generalizado.
ResponderExcluirAproveito a oportunidade para agradecer a meu amigoROUBERVAL, autor do blog GENERALIZADO, que gentilmente nos indicaram para receber este SELO.
O objetivo do selo é falar um pouco de si em sete tópicos e repassá-lo para mais quinze blogs.
Vamos lá:
1 – Meu nome é Selma Mello e respondo pelo Jornal Sináculo.
2 – Gosto de abordar temas culturais, diversos e informações.
3 – Sou Professora Primária, Arte Educadora e Assistente Social em formação. Atualmente estou cursando também, Produção de Eventos.
4 – Acredito no ser humano e em suas potencialidades. Desejo um mundo de paz e faço trabalhos voluntários nas áreas de Violência Contra a Mulher, Brasil Alfabetizado e na Cadeia Pública de Garanhuns.
5 – Sonho, como muitos brasileiros, com um mundo de igualdade de direitos e oportunidades para todos. Elaborei uma cartilha que será lançada no final deste mês. A mesma está voltada para a realidade dos reclusos.
6 –Sou católica, não praticante. Amo a Deus e procuro viver de acordo aos seus ensinamentos.
7 – A internet aproxima as pessoas, encurta espaços, faz amigos. Encontrei amigos aqui e a eles, e a todos, desejo muitas felicidades.
Relação dos blogs que indico:
Agenda Garanhuns
Roberto almeida
Ronaldo César
Ugarimpeiro
Politicaecidadania
Educacaoelutape
Simãosilva
BLOG DO RAULZITO
C ensura Livre
A Gazeta Digital
BLOG CHUMBO GROSSO
Blog do Alexandre Marinho
Prezado Carlos Sena: Conheço de perto outros FENÔMENOS: Aluna de uma faculdade paga, trabalha pela manhã para ganhar um salário mínimo, estagia à tarde (não remunerado). Estuda à noite. Pega vários ônibus durante o dia. À noite, chega à cantina da faculdade e pergunta quanto custa uma sopa. Resposta: R$3,50. Ela responde que o dinheiro que tem está contado para o ônibus da volta. Então, tira de dentro da bolsa meio sanduíche amarrotado e começa a comer. Um colega dela (também com o dinheiro contado) está começando a tomar um suco de frutas. Ele pergunta se ela quer o restante do suco e ela aceita. Saem das aulas às 22h e vão para a rotina dos ônibus. Só Deus sabe a hora que esses FENÔMENOS vão chegar em casa. - QUAL O TEMPO QUE SOBRA PARA DORMIREM. PORQUE NO DIA SEGUINTE COMEÇA TUDO DE NOVO. - Mas, para os abestados que correm atrás de jogadores de futebol, "fenômenos" são esses tipos que tais./.
ResponderExcluir