Em manutenção!!!

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

EM BOM CONSELHO - III - FALANDO COM ZÉ TENÓRIO



Alexandre Martins, Paula Franssinete e Dr. José Tenório
Por Zé Carlos

Continuo o “descrevimento” de minhas andanças pela “cidade do parque” nossa Bom Conselho. Fui várias vezes ao centro, tentar sobreviver ao monte de ferro que jaz em nossa Praça Pedro II, pelo desejo do povo.

Numa destas passagens por lá, olhei em direção à praça do coreto, e senti meus dentes tremerem, quando olhei para o consultório do Dr. José Tenório. Uma viagem antes desta já o havia encontrado, quando fui pela primeira vez ao cafezinho do Luis Clério. Desde lá, o lembrei , que tinha o privilégio de, ainda hoje, ostentar em minha boca, uma obturação feita por ele. Talvez ela deva ser colocada num livro de records qualquer, como a obturação mais velha, em funcionamento, do planeta. Isto dar uma ideia do profissional sério e zeloso que o Zé  (eu ia dizendo Oião, mas, Luis Clério diz que ele fica brabo quando é assim tratado) Tenório.

Por afinidades geográficas e parentescas (uma irmã minha é casada com um irmão dele, outro oião), sempre que nos encontramos colocamos conversa fora. E desta vez não foi diferente. Quando o vi sentado lá na sua mesa, e me dirigi até lá. Começou logo dizendo que o Fernando (o outro oião) havia lhe dito que conversara comigo pelo telefone. Isto foi verdade. Trocamos, depois de um longo e tenebroso inverno, algumas palavras, das quais tive o prazer de constatar sua felicidade com a vida, tanto dele como de minha irmã, passando pelas peripécias amorosas do sobrinho Carlos Vítor.

Logo em seguida ele, o Zé, começou a me contar sobre a festa de minha outra sobrinha, a Nayara, que já é um médica, e se puxar á família, deverá ser uma excelente médica, pela sua Inteligência. Contou-me detalhes sobre a festa, e sentiu a minha ausência. Eu também senti. Mas, deu fez a terra grande para possibilitar que as pessoas também se distanciem, até morrerem e se encontrarem no mesmo lugar.

Segundo ele, a festa movimentou desde o Pelourinho até o Farol da Barra, com direito à Timbalada, enquanto Carlinhos Brow recitava odes à bahianidade. Seja de que tamanho tenha sido a festa, a Nayara merece.

Como não poderia deixar de ser embicamos para a Política. E Zé começou a falar dos feitos de Lula. Aqueles olhinhos, pequenininhos, brilhavam, quando pronunciava estas quatro letrinhas mágicas. Contou causos de encontros com o Lula em solenidades políticas e descreveu sua garra e coragem no enfrentamento dos problemas brasileiros. Certa hora declarou: O cara pagou até a dívida externa!!! Eu, diante das minhas poucas pretensões e conhecimentos políticos ainda caí na besteira de dizer que ainda existia algum resto a pagar, deixado para o futuro governo, e outras coisas que de vez em quando leio.

Entretanto, cheguei à conclusão clara e insofismável da popularidade de Lula. E não discuti muito, pois, se política quisesse eu discutir diria que o Zé Tenório é um dos grandes políticos da terra. Bom orador,  inteligente, conhecido, maçom, correligionário da prefeita,  do governador e da presidente eleita, para fazer jus ao olho que tem, deve estar sonhando alto. Da minha parte, onde ele for parar, politicamente, sempre terá em mim um amigo, que não vota em Bom Conselho, mas, presta uma atenção!!!

Quase não conseguia sair deste papo bom e amigo, diante das estórias que ambos tínhamos a relembrar. Só consegui sair quando contei a história, que soube, que agora as pessoas já não tem mais a imagem do Padre Cícero na estante da sala. Agora a nova moda é um boneco do Lula, tendo aos seus pés uma bolsa grande, com as iniciais BF, que representa a redenção da pobreza, o seu milagre maior. O Zé arregalou aqueles olhos e perguntou: É mesmo, raaaaaapaz!?!?

Enquanto ele concluía a pergunta, eu me escafedi à procura de mais fatos para contar para vocês.

(*) Encontrei a foto que encabeça este texto no Blog do Poeta, que diz ser de uma festa em Terezinha. Poderia chamá-la de a bela e as feras. Mas, eu pergunto, olhem nos olhos de Zé Tenório, e respondam: "Tou certo? Ou tou errado?"

Um comentário: