Em manutenção!!!

sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Avaliação da A GAZETA DIGITAL



Por Zé Carlos

Faz um mês, lançamos um Jornal de Bom Conselho, chamado ás vezes de Blog, outras de BlogJornal, outras ainda de JornalBlog, ou AGD, a que chamamos A GAZETA DIGITAL. Começou, junto com ele, uma enquete, que pedia para avaliar nosso empreendimento. Durante estes últimos 30 dias, 53 internautas, não sabemos a procedência, deixaram de curtir suas viagens e festas de final de ano por alguns segundos, para nos darem seus conceitos entre o Excelente e o Péssimo, passando pelo Bom, Regular e Ruim.

Tivemos a grata satisfação de ver o resultado, para nós inesperado, porque consideramos a AGD ainda numa fase de testes, tentando encontrar o caminho para servir melhor a sociedade de Bom Conselho, em termos de informação e cultura, em todos os seus aspectos. Sem querer fazer comparações descabidas, mas aproveitando a maré de despedido de um governo, podemos dizer que fomos mais bem avaliados do que o Governo Lula. Tivemos mais de 92% de avaliação positiva (Excelente, Bom e Regular), e mais de 60% de votantes que acharam o Blog excelente. Se contarmos que no mesmo período mais de 3000 páginas foram lidas, ficamos até orgulhosos do nosso empreendimento.

Ora, dirão os céticos, mas 4 pessoas disseram que a AGD é ruim ou péssima. Claro que sentimos por estes votos com avaliação negativa, e humildemente pedimos as sugestões destas 4 pessoas, para melhorarmos ainda mais o nosso trabalho. Não diremos que estas 4 pessoas representariam as “elites”, na qual, nossa colega Lucinha Peixoto se inclui, formada pelos 4% que acham o governo Lula ruim ou péssimo. No nosso caso, elite é quem tem uma conexão de internet e que se dispões a avaliar, através dela, alguns fatos. Não há povão em nosso universo eleitoral.

Temos clara consciência da influência que estas enquetes, pesquisas, levantamentos, etc. tem sobre a população específica, e a elas devemos dar o devido valor, sem subterfúgios. Os 92% de positivo no nosso caso, ou os 87%, do Lula como o percentual, encontrado em outras enquetes, da Prefeita Judith, tem que ser interpretados da forma adequada. Para nós o que importa é o número de votantes: 52 computadores. Se pensarmos que ao redor de cada um deles está uma família média de 5 pessoas que discutiram longamente o voto dado por esta máquina, já temos aí, mais de 250 pessoas deram sua opinião. Se cada uma destas 250 pessoas falou sobre o Blog com mais 5 pessoas, trocando e-mails, na Praça Pedro II, no Clube dos 30, na AABB, no cafezinho doe Luis Clério, etc. poderemos ter uns 1000 votantes, que já seriam suficientes para eleger nossa colega Lucinha Peixoto para vereadora. Isto, para um empreendimento voltado para Bom Conselho, onde até poucos meses atrás, falar em internet era até um pecado ou um palavrão, passível de punição religiosa, é o bastante para continuarmos o nosso trabalho.

Temos consciência de que, grande parte dos que nos acessam são bom-conselhenses de fora, mesmo assim, quando de nossa última visita à terrinha já vimos, que por lá, já se mexe muito com os teclados e mouses. Devemos isto também á aparição de outros blogs, que não citaremos um por um, para que algum esquecimento não faça injustiças, mas diremos com todas as letras que sentimos apenas pelos que não vingaram como o Banco da Praça, escrito pelo Seu Virgílio (Será que ele morreu?). Todos que ficaram dão sua contribuição, e pelo menos um dos lemas da CIT estamos seguindo: “Bom Conselho é a causa.”

Com o resultado ao lado, estamos dispostos a fazer outra enquetes, que só não falem apenas de nós mesmos, mas de todos os assuntos. Aceitamos sugestões. O bom-conselhense é um cidadão do mundo. Aqueles que ainda assim não se consideram, porque pensam que computador morde, e internet é uma cobra venenosa, devem ser a meta de todos os nossos meios de comunicação, escrita, falada, televisionada, “internetada” e blogalizada.

Queremos também aproveitar para agradecer àqueles Blogs que nos "linkaram" e contribuíram tanto para o nosso sucesso quanto para a disseminação da informação de nossa região.

Um Feliz Ano Novo e obrigado a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário