Em manutenção!!!

sexta-feira, 21 de março de 2014

Testemunhos do Vovô Zé - Carnaval com retiro espiritual, socos e caneladas


Davi e Miguel na pesagem para o MMA
com o Vovô Zé


Por Zé Carlos

No carnaval deste ano brinquei o tempo todo fantasiado de Vovô Zé. Passei com Davi e Miguel em Caruaru, onde a festa é tão animada que os grilos podem ser ouvidos em pleno meio-dia. Não há cidade melhor para passar o carnaval, para quem não gosta dele participar. Para mim teria sido um verdadeiro retiro espiritual, se os meus netos permitissem. Mas, conto logo depois. Agora volto à semana pré-carnavalesca.

Nesta semana, eu quis me travestir de Papai Zé, pelos feitos dos meus filhos em suas missões profissionais. O meu genro (filho adotivo) defendeu sua tese de Doutorado em Medicina (Cirurgia) na UFPE, com brilhantismo. Sua esposa, minha filha, passou num teste de sua área para fazer o Doutorado em Administração (Gestão Pública) também na UFPE. E minha outra filha passou no vestibular de Medicina Veterinária na Universidade de São Paulo (USP), que é a melhor da América Latina, realizando um sonho antigo de cuidar dos animais. Então, por falta de médico este animal que lhes escreve não morrerá nunca. E além disto e talvez já influenciado pelos rumos da tia, o Miguel, meu neto mais novo disse que, quando crescer, quer ser médico de gatos. Acumulei felicidade para anos futuros e só me resta agradecer a eles todos por estas alegrias.

Volto agora a ser o Vovô Zé, pois minha fase de pai já passou faz tempo. Agora me comporto como avô de todos. E nesta mesma semana pré-carnavalesca já entrei em contato com Davi e Miguel e as brincadeiras começaram logo na sexta-feira de carnaval. É estranho até escrever isto mas são tantos os blocos saindo antes do sábado de Zé Pereira que brevemente todo dia poderá ser de carnaval. Em Olinda, dizem, o Carnaval já não termina na Quarta-feira de Cinzas, pois é nela que já começa o carnaval do próximo ano. Tanto que os foliões já estão irritados com a Copa do Mundo, que atrapalhará os seus festejos, principalmente, se o Brasil cair fora na primeira fase. Batamos na madeira... Óbvio, se o Brasil for campeão, como espero, o carnaval apenas continuará.

E nesta sexta-feira, antes da gorda, já partimos para um shopping da cidade, onde comecei minha missão política de satisfazer Davi e Miguel com atividades que só podem ser feitas com duas pessoas. Por exemplo, só posso levar um de cada vez na “cacunda” como diz Miguel, quando, antes, eu revezava se o outro ficasse muito triste. Agora não pode haver revezamento pois não suporto mais o peso do mais velho e tenho que compensá-lo com outras atividades. Eu não sei porque eu lembrei do PMDB, ao escrever isto. Tudo é política e assim foi durante todo o passeio, até a hora triste de sair de lá, e vê-los embarcar para o interior, e esperar até o dia seguinte quando partimos, eu e a Vovó Marli, para ir ter com eles outra vez.

E no sábado do Zé Pereira lá vamos nós pela BR-232, ou o que resta dela, pois os buracos só devem ser tapados para o evento da Paixão de Cristo em Nova Jerusalém, e chegamos em Caruaru. Tentamos fazer o mesmo trajeto dentro da cidade e nos demos com uma interdição de uma Avenida que nos fez gastar mais gasolina do que o normal, quando tudo poderia ter sido evitado, se houvesse pelo menos uma placa no lugar correto avisando da interdição. Mas, são coisas do setor público. Eu não vejo a hora de privatizarem a BR-232. Mas, isto é outra história.

Com a mudança de trajeto já pressenti que de carnaval mesmo Caruaru está livre. Eles ficam todo tempo esperando o São João, que como o carnaval no Brasil, vai terminar sendo o ano todo. Depois de vários erros e acertos chegamos à casa dos meus netos para continuar com o tratamento à base de Vitamina N, começado na véspera. E a festa começou.

Para Davi, estamos festejando quando estamos jogando bola. Não direi nem futebol, apesar de ser o esporte preferido dele, porque ele gosta de todos os tipos de jogo com bola e não demora muito quando ele diz:

- Vovô vamos jogar agora handebol?

E lá vai eu experimentando todos os tipos de esportes. É bola de todo jeito e para todo lado. E não demora muito chega Miguel chamando para sua festa, depois de assistir ao programa da Peppa na TV e dizer:

- Vovô Pig vamos brincar de Lego?!

Só quem sabe o que é Peppa, Vovô Pig ou Lego é quem se trata sempre com Vitamina N. Quem não entender está por fora.

E lá vai eu brincar de Lego, com as mãos, enquanto com os pés continuo chutando para o Davi pegar, como goleiro, e dizer:

- Agarra Victor Waldez!!!

Daqui a pouco ele interrompe para trocar as posições. Eu serei o goleiro e ele o atacante. Deixo de brincar com o Lego do Miguel e vou á luta satisfazer o Davi, com medo de perder a “governabilidade”.

E tudo bem, até que o Davi bota a bola no chão e diz:

- Vem em cima!!!

E eu indo, não dá outra: tome caneladas e chutes para todo lado. Em certa ocasião fui tentar jogar mais de perto e ele me acertou um chute na canela que o catombo subiu de imediato. Quando a mãe foi brigar com ele pelo feito, ele disse:

- Mas, foi o Vovô Zé, mamãe, que quis roubar a bola com falta!

E o pior é que ele estava certo. Porém, a contusão não foi tão séria, como a sofrida por Vovó Marli em partida anterior e eu pude continuar jogando, embora, não no mesmo momento, pois o Miguel já estava me chamando para brincar outra vez. Sabem de que? De luta. MMA, karatê, Box, e outras lutas marciais. E lá vai eu tomar mais socos e pontapés.


E assim foi o carnaval do Vovô Zé. Sem samba, sem frevo, sem folia, mas, com muitos chutes, socos e pontapés. E, para mim foi um grande carnaval. O que não faz a Vitamina N?!!! Foi quase uma overdose.

Nenhum comentário:

Postar um comentário