Em manutenção!!!

segunda-feira, 24 de março de 2014

A semana - A PETROBRÁS chegou ao fundo do poço e os "filhos do Putin" não sabiam


Putin pensando na Criméia
e a Dilma na Petrobrás


Por Zé Carlos

Quando vi o filme do UOL desta semana não tive vontade rir. Pensei, como dizia minha mãe: “comparando má”, na paixão de Cristo. Parece até blasfêmia comparar um episódio bíblico com aquele por que passa o PT nos últimos tempos. E a comparação realmente é uma blasfêmia, mas, é justificada pelo que o partido e seus chefes vêm passando nos últimos tempos.

Alguns dos seus figurões na cadeia, mesmo que o STF achasse que eles não brincassem de quadrilha e nem de lavadeiras de dinheiro, outro, o chefe, emparedado pelo que se vem descobrindo do seu período de governo, e sua chefe postiça, a Dilma, sofrendo mais do que “suvaco de aleijado” (será que isto ainda é politicamente correto ou não se usa mais muletas?). E não é por culpa deles, e sim de São José que não faz chover neste Brasil sofredor, e que há muito tempo atrás, era das mulheres sérias e dos homens trabalhadores (há exceções), como dizia o baião, com outro linguajar.

Cheguei a esboçar um leve sorriso quando, no filme, a presidenta pede a ajuda do Santo, enquanto isto os índios sacrificam o pica-pau da cabeça vermelha, para que chova. A presidenta desta vez não quis apelar para sua santa favorita, a Nossa Senhora de Maneira Geral. Isto fica para a campanha. E eu digo com base nos fatos dos últimos dias: Ela vai precisar.

E vai precisar, porque não chove, a não ser trovoadas de denúncias contra ela nos pontos em que ela ainda se achava forte, que era sua capacidade administrativa. Eu, pessoalmente, nunca acreditei. Depois do ministério que ela escolheu, mesmo no início do governo, eu pensei logo: não vai dar certo. E não deu, corroborado por ela mesma. Mandou um monte de ministros para rua e ainda ficou com um monte pior do que o primeiro. E todos louvaram a grande faxineira da república. E agora, para fazer campanha e obter apoio no congresso, trouxe o lixo que havia guardado debaixo do tapete de volta à sala de visita. E continuou tudo na mesma sujeira.

Veio o PMDB, seu partido de estimação sem ser de raça, pois o de estimação de raça pura é o PT, e começou a querer discutir a relação num momento impróprio, quando todos estavam de olho no passado da presidenta como administradora. E é aí que veio o golpe de misericórdia. E não foi só porque seu filho, o PAC, está quase morrendo raquitismo.

Ela descobriu que havia sido enganada em 2006 por um diretor da Petrobrás, quando assinou algo que levou a empresa a perder mais de um bilhão de dólares. É tanto dinheiro, que se o pegássemos em notas de 1 real, no câmbio do dia, e as colocássemos em fila, cobriria o Brasil que ficaria roxo de vergonha. Ora, dirão os seus correligionários, muito mais o Brasil já perdeu quando emprestou para Cuba, e ela assinou junto com o Lula, sem nenhum engano, quando se sabe que Fidel não paga nem promessa ao Papa. E veio com o que chamam a desculpa número 13 do PT: “Eu não sabia!”. Tal pai, tal filha. Tal criador, tal criatura. Que turma inocente esta. Ninguém sabe de nada.

Neste ponto, eu estou com o líder do governo que declara, no filme, que tudo deve ser apurado e quem tiver culpa que pague por ela. Não deu para sustentar o riso quando lembro as declarações do partido em relação ao mensalão. E, tenho certeza, este episódio ainda vai provocar muito riso, por algum tempo. Vejam as declarações da Gleisi, a musa do senado, e o que diz o seu discordante do PSDB. Será que ela também não sabia que a Petrobrás ia entrar numa fria? Que a Dilma não sabia é tão verdadeiro como pensar que ela será eleita em outubro com os votos dos acionistas da empresa. E haja riso.

Parei de rir com o esforço que o governo faz para regulamentar a internet. Eu não sou um especialista no assunto, mas, se é um projeto desse governo, já olho desconfiado. Eu acreditei na transposição do Rio São Francisco, na auto-suficiência em petróleo, nas milhares de creches e no trem bala.  Só se São Francisco, em pessoa, me mostrasse que as vaias que a Dilma vem recebendo em todo lugar que vai, são injustas, eu poderia acreditar. Mas, sei que seria melhor ele dizer que não sabia, e não perderia minha devoção.

Eu lembro, quando morei certa época no Rio de Janeiro que eu saia de casa para o Maracanã para vaiar o Paulo César Caju. Eu tinha pena, pois ele não jogava tão mal. Já Dilma, pelo que vem mostrando, daqui a pouco as pessoas irão aos seus comícios para vaiá-la. Vai ser uma diversão. Tanto que, já prevendo isto, o presidente da FIFA cancelou os discursos nas cerimônias da Copa do Mundo.

Para incentivar que vocês vejam o filme abaixo eu tenho que dizer que ri muito no final com o diálogo entre o Putin e o Obama quando o primeiro se diz bonzinho e chama o segundo de “filha da puta”, no caso da Ucrânia. Ri, porque pensei que a Dilma só ganhará a eleição se invadir Fernando de Noronha e anexá-la ao Rio Grande. Será que somos “filhos do Putin” para deixar que isto aconteça?

Vejam abaixo o resumo do roteiro do UOL e logo a seguir o filme. Espero que riam, mas, se não o fizerem, não me culpem, eu também não sabia.

“Enquanto o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, pediu águas do rio Paraíba do Sul ao governo federal, a presidente Dilma Roussef resolveu apelar aos céus e aproveitou o dia São José para pedir chuva para os Estados que sofrem com a estiagem. Mas a semana foi de trovoadas para a presidente que admitiu erro na compra de uma refinaria nos Estados Unidos em 2006 -- negociação que rendeu prejuízo de US$ 1 bilhão à Petrobras -- e viu a votação do marco civil da internet ser mais uma vez adiada por conta do mau tempo com o PMDB. Mesmo assim, a presidente viu um arco-íris no fim do túnel com a divulgação da pesquisa de intenção de voto feita pelo Ibope, que indica a vitória de Dilma em primeiro turno com 43% dos votos.”


Nenhum comentário:

Postar um comentário