Em manutenção!!!

segunda-feira, 17 de março de 2014

A semana - PT x PMDB e as alegrias da Dilma




Por Zé Carlos

Esta semana que passou foi marcada pela DR (Discussão da Relação) entre o PT e o PMDB, e o filme do UOL, mostrado abaixo, não poderia fugir disto. Mas, não precisaria dedicar quase todo o filme ao assunto, para não nos matar de tanto rir. Deveriam maneirar. O melhor dele é a trilha sonora e a dança esfuziante da presidenta. Vamos a outro ponto e daqui a pouco voltamos ao filme.

Não, não vamos sair da semana que passou. Muito pelo contrário, se fôssemos os produtores do vídeo tentaríamos colocar nele algo do que se passou no mundo e não no Brasil. Embora pudesse gerar algumas lágrimas, pensamos que o riso se sobreporia se colocássemos assuntos tais como, o desaparecimento do avião da Malásia ou a Guerra da Criméia lá na Ucrânia.

Vocês já pensaram um avião enorme, o Boegin 777, com mais de duzentos pessoas a bordo, aterrissar lá no campo de aviação em Bom Conselho e ninguém ver? E acreditem, depois que deram pelo seu desaparecimento, ele sumir? É mais ou menos o que está se passando lá para as bandas da Ásia. Não seria de morrer de rir se o encontrassem depois lá no Parque de Exposição na hora em que o governador estava de saída para reinaugurar o Açude da Nação? Seria um mistério menor do que aquele que realmente ficou com a queda daquele avião. Pela primeira vez na história do mundo os parentes das vítimas estão rezando para que eles tenham sido sequestrados. Óbvio que, preferencialmente, eles rezam para que os sequestradores sejam europeus ou americanos e levem o avião para Londres ou Miami. Num filme de humor deveria aparecer alguém dizendo que se o levassem para Cuba, preferia a queda. Humor negro, mas, humor!

O outro assunto que não foi abordado pelo filme mas poderia ter sido, levando em conta a exortação de que “Faça humor, não faça a guerra”, é a decisão do Putin, o primeiro ministro Russo, de tomar, na mão grande o que já era dele de fato. Puro enxugamento de gelo. No momento em que escrevemos deve estar havendo um plebiscito na Criméia para dizer se querem ser russos ou europeus. Com a tecnologia eleitoral ainda da União Soviética, uma vitória daqueles que querem ser europeus seria um bom motivo de riso. Não, não para o povo de lá e sim para Putin que apenas trocará a farda dos seus soldados na Criméia pela do exército russo. O motivo de riso é pensar que os europeus queriam a Ucrânia. Se quisessem seria apenas para baixar a renda per capita. Mas, para rir muito mesmo o filme deveria colocar o Putin dizendo: “Eu sou um democrata”, com diz o Maduro.

Agora voltemos ao Brasil que segundo alguns é o país da piada pronta. E sabem que é fácil acreditar nisto? Hoje recebemos um e-mail e como outros tantos não sabemos se o que ele traz reproduz a verdade fielmente. Mas, da mesma forma que a dança da presidenta no filme não é de verdade e leva ao riso, esta frase pronunciada por ela, segundo o e-mail, no discurso do Dia Internacional da Mulher é mais hilária do que a dança: “A mulher abre o negócio, tem seus filhos, cria os filhos e se sustenta, tudo isto abrindo o negócio...”. Damos um tempo para rir, mas, não morram ainda, porque voltamos ao filme.

Como dizíamos, o filme gira muito entre a DR do PMDB e do PT. Pode até ser motivo de riso mas a briga já era esperada. Mais de 10 anos de relação, abrindo negócios, filhos criados, novos amores, ciúmes, etc. só poderiam levar a isto. O PT quer ficar com tudo só para ele e o PMDB reage querendo outros cômodos da casa. Xingamentos e mais xingamentos marcaram toda a semana. Um filho rebelado, o Cunha (que não se perca pela primeira sílaba) quer dormir no quarta da mamãe e ela está reagindo. Ele convocou os irmãos e disse que só com uma rebelião poderiam aplacar a raiva da mãe e ainda ficar com um cantinho no quarto. Eles concordaram e resolveram abrir a porta do banheiro onde os filhos preferidos da mãe estavam fazendo cocô junto com ela. Ficou para esta semana o depoimento deles se o cocô era duro ou mole, porque fedorento todos já sabem que é. Vamos ver em que dá esta DR que sempre ocorreu em épocas de eleição. O problema não é dos filhos mas da família. Pois a família que faz cocô unida permanece unida.

Já o judiciário, vendo que havia dado mais alegrias aos brasileiros do que o PMDB deu a Dilma, resolveu voltar atrás e dizer que alguns mensaleiros não eram quadrilheiros porque não encontraram o chefe. E o PT ficou eufórico com o resultado e quase foi ao delírio quando o João Paulo Cunha (este Cunha só dá alegria à presidenta) foi absolvido da acusação de lavador de dinheiro. A consequência imediata é que ele já foi retirado do local onde trabalhava na Papuda, que era a lavanderia do presídio. Dizem que a Dilma até dançou com a notícia.

Bem, parafraseando nossa presidenta: “Estes comentários ao filme da semana só me dá alegrias”. E teremos mais alegria ainda se for lido por pelo menos um leitor que não seja nós mesmos, mas, chega. Fiquem com o resumo do roteiro produzido pelo UOL e vejam logo abaixo o filme da semana.

“A crise entre o governo e o PMDB se agravou durante a semana. A presidente Dilma Rousseff disse que o partido só lhe dá alegrias, mas depois os peemedebistas liderados pelo deputado federal Eduardo Cunha (RJ) impuseram derrotas ao governo na Câmara. No Supremo Tribunal Federal, chegou ao fim o julgamento dos embargos infringentes dos condenados no processo do mensalão. O ex-presidente da Câmara João Paulo Cunha (PT-SP) ficou livre da pena por lavagem dinheiro.”



Nenhum comentário:

Postar um comentário