Em manutenção!!!

quinta-feira, 20 de março de 2014

Bom Conselho - Flashes




Por Carlos Sena (*)

1. A poesia da festa

O encontro aconteceu. A prefeitura apoiou, mas agora uma instituição foi criada com o nome de ABCON: Associação dos Bonconselhenses! Não sei se é uma ONG, mas sei que não tem fins lucrativos. Essa festa foi o primeiro teste e foi aprovada. Careceu apenas de ajustes naturais que certamente serão corrigidos no próximo ano. No geral foi sucesso absoluto e por um único motivo: as pessoas. O trabalho da ABCON foi estrutural, foi a montagem da programação. Porque o sucesso estava no sorriso das pessoas mais jovens e menos jovens; na conversa que se jogou fora. Passado conversando com o presente;  futuro, morrendo de "ciúmes" se travestia, ora de um ora de outro. Os cabelos brancos diziam para os cabelos pretos que não era brancura, mas a prata que o tempo colocou no quengo. As "rugas" faziam o que podiam para ter uma prosa leve. Diziam-se dobras do tempo, marcas de sucesso, sobras que o tempo deu em forma de troco. Vi jovens de pele fresca qual pêssego em harmonia com outros menos jovens. Vi acima de tudo afagos e afetos disputando cadeira cativa na fila das recordações... Cada gesto nesse encontro era um Flashe. A seresta foi uma viagem musical. Mas, havia ritmo, harmonia e muita melodia em cada abraço dado. Em cada pergunta tipo " de quem você é filho?".

2. A diversidade respeitosa

No baile, um fato bom e símbolo de que nossa terra não só cresceu porque o progresso chegou por lá: um travesti bem vestido, assumido, sentou em sua mesa cercado por pessoas da sociedade. Não vi nenhum tipo de hostilidade, pelo contrário, ele ficou o tempo todo, inclusive com a família da presidente da ABCON Maria Cardoso. Tive oportunidade de ser apresentado a ele/ela - professor Nivaldo. Não perdi a oportunidade e indaguei acerca do preconceito, principalmente por ser professor. Respondeu-me que nenhum! E completou dizendo que um dos seus alunos, hoje casado e pai de família, lamentou que não ele estivesse mais em sala de aula, pois desejaria que o mesmo fosse professor dos seus filhos. Nivaldo, está afastado da sala de aula por por recomendação medica, mas isso me foi bastante para fechar a "gestalt" positiva do encontro dos Bonconselhenses.

3. Pontos altíssimos

a) Apoio da Prefeitura na pessoa do prefeito DANILO.

b) INTEGRAÇÃO harmônica entre Rádio Papacaça, jornal A Gazeta, pároco da cidade e ABCON.

c) ORQUESTRA DE FREVOS DA CIDADE - afinadissima.

d) Encontro entre conterrâneos na Rádio Papacaça tão bem conduzido por Glaucio Doria - o locutor líder da manhã na região do agreste.

e) Orquestra GILBERTO E BANDA  - Simplesmente show. MELHOR DIA: o domingo no clube dos 30.

Assim, o encontro aconteceu e, certamente deixou a todos felizes. No ano que vem tem mais e o que não aconteceu como devia, acontecerá.
------------------------

(*) Publicado no Recanto de Letras em 21/01/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário