Em manutenção!!!

sábado, 15 de março de 2014

Inauguração do Açude da Nação: Será desta vez?


Açude da Nação antes da reinauguração


Por Zé Carlos

Hoje, ao atualizar a página Deu nos Blogs, desta AGD, deparei-me com a notícia de que nesta quinta-feira 13/03/2014, finalmente, será inaugurado nosso Açude da Nação, do qual tanto eu já escrevi sobre (vejam por exemplo, aqui, aqui e aqui).

Da última vez contei a história que vivi durante minha estada anual em nossa terra querida, escrevendo que, quando lá cheguei, soube que o Açude da Nação, estourado anos antes pelos caprichos da natureza e pelo descuido humano, já havia sido consertado e inaugurado dias antes (final de 2013). Quando fui olhar a possível grande obra soube que a inauguração ainda não havia acontecido, e agora, vejo que na programação da visita que o governador fará ao município, além de apresentar seu candidato a governador, ele inaugurará o nosso açude tão lembrado e tão querido.

Fiquei feliz com a notícia e um pouco curioso, se desta vez, o açude será mesmo reinaugurado. Se for, esperem o P.S. no final deste texto, pois estou escrevendo pela manhã, dando conta da alvissareira notícia. Diante de tantos adiamentos não me aventurei agora a parabenizar Bom Conselho pela volta de nossa praia. Esperemos para ver.

No entanto, será muito difícil que não haja a inauguração depois que eu li a programação oficial do governador, pois a temporada de inaugurações já começou, e o nosso governador não poderia perder a oportunidade para começar a sua já que é candidato a presidente da república. Dizem que a Dilma sua concorrente, que ele diz que ninguém aguentaria mais 4 anos de governo dela, está inaugurando até maloca de índio patrocinada pela FUNAI. E ainda mais nosso governador terá uma eleição mais difícil pela frente, que é a sua sucessão, e que ele optou, igual ao que faz o seu padrinho, o Lula, com sucesso, por eleger “postes” por este Brasil a fora.

Eu não quero dizer com isto que todos os postes sejam inúteis ou não deem a luz com eficiência, apenas que é mais difícil elegê-los. Tanto que um elogio a qualquer político é dizer que “ele elege até um poste”. E pela sua história, pelo menos aqui em Recife, já sabemos que o governador é eficiente, neste aspecto.

Mas, o que me faz escrever aqui não são os postes do país e sim o nosso Açude da Nação que eu espero, na próxima vez que for a Bom Conselho, esteja pronto, cheio d’água e sem ameaças de estouro. Já pensou se, dentro de pouco tempo, eu tivesse que ler a grande imprensa dizer de novo o que disse em 2010, quando ele pipocou? Vejam o que encontrei no Blog da CIT, num texto da Lucinha Peixoto (onde andará minha amiga?), como a Revista Época tratou o evento:

“Sabe-se, contudo, que uma grande barragem se rompeu em Bom Conselho, Pernambuco, levando casas, carros e até trens. Pelo menos 50 famílias ficaram desabrigadas. Deputados pernambucanos e vereadores do município acusam a prefeitura e a empresa de alimentos Perdigão de ter responsabilidade na tragédia. Construído há mais de 60 anos, o Açude da Nação represa água no período das cheias para evitar a seca na estiagem. A Perdigão obteve uma concessão estadual, em 2009, para captar água no açude e usá-ia nas operações de uma fábrica. "Desde 3 de março, estamos exigindo providências da prefeitura e da fábrica. Observamos rachaduras na estrutura, e, mesmo assim, mantiveram as comportas fechadas, diz Gilmar Aleixo, vereador pelo PTB em Bom Conselho. A BRFoods, que controla a Perdigão, divulgou uma nota em que nega ter exigido que as comportas fossem mantidas fechadas." Desde o início do período das chuvas, as passagens dos vertedouros do Açude das Nações foram totalmente liberadas pela prefeitura; o processo de captação pela empresa, na realidade, ajudou a minimizar os efeitos do acúmulo das águas no açude.” (Revista Época – 28.06.2010).”

A Lucinha analisa a falha na reportagem em nos atribuir trens e tenta colocar a culpa em Dantas Barreto (aqui), por nós não os termos cavalos de ferro, eu não chegaria a tanto, mas, se o Açude da Nação estourar outra vez, não tenham dúvidas de que o culpado não será o Marechal e sim de algum poste que foi mal colocado.

Bem, paro por aqui e fico esperando as notícias, porque mesmo longe de Bom Conselho ainda não disse nada como o nosso Dantas Barreto, sobre nossa terra (“Tiveram por minha mãe um enorme desprezo, não vai ficar assim, enquanto eu tiver vida não pisarei nesta cidade e nem ajudarei em nada que for de meu alcance, esquecida está Bom Conselho da minha memória!”.), e estarei lá quando puder para passar no paredão do açude, e, quem sabe, atravessá-lo a nado. Continuo treinando.


P.S.: Só agora o meu texto vai ser publicado e eu tenho que cumprir o prometido. Soube que desta vez o Açude da Nação foi reinaugurado. Embora, para dar minha opinião sobre a obra, só quando for por lá, o que eu espero seja breve. Pela importância da obra, não vi grande destaque na mídia bom-conselhense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário