Em manutenção!!!

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

TIO DUDA




Por José Antônio Taveira Belo / Zetinho

Não o conheci pessoalmente. Conheci através da foto estampada na Academia Virtual Pedro de Lara, atualmente, desatualizada,            lendo os poemas “EXALTANDO BOM CONSELHO” e “SE EXPONDO A GAROA”. Pouco conhecido nas hastes de escritores pernambucano, pois, suas obras não eram divulgadas nos meios literários. Bom Conselho perde um grande homem que se dedicou a arte de escrever, da poesia que poderia ter expandido e divulgado a sua obra aos quatro cantos do mundo, se a nossa cidade tivesse a ACADEMIA BOMCONSELHENSE DE LETRAS – ABCL, pois era um canal para a divulgação nas demais entidades culturais do País. Seu Augusto era desconhecido por grande parte dos pernambucanos, que não conhecia o seu fenômeno saber, de escrever, laborar poemas enaltecendo principalmente a sua terra. Escreveu mais de 350 poemas e sonetos, mas que estão guardados e que muito bem deveriam ter sido divulgados. A arma do escritor para atingir as pessoas, é o LIVRO. Nenhum outro modo pode alcançar este objetivo. Escrevendo, divulgando, vai se deixando levar para outras plagas, a lugares desconhecidos para que outros possam descobrir o talento, a inteligência acrescida da sabedoria. Morre Tio Duda, carinhosamente conhecido pelos seus familiares e amigos mais chegados, um escrevedor de primeira linha. Deixa a nossa terrinha órfã, mas com um grande acervo da sua obra, que por certo agora será levada ao conhecimento do grande público. “Escreveu dois livros, poderia ter sido um numero maior, - O HISTÓRICO DE PAPACAÇA NARRADA EM VERSO” e “UM CONJUNTO DE FRASES PRÓPRIA DE UMA LÍNGUA”. Neste momento de ausência física, não ficara esquecida a memoria desta grande personalidade em nossos corações. Lembraremos sempre, sempre porque deixou um legado que não se apagará e será salvo pelos seus escritos. Breve histórico de sua brilhante travessia por este mundo deixando saudades e um grande acervo do seu serviço para a posteridade. Abaixo transcrevemos:

“O” Sr. Augusto Gomes de Assis nasceu no Estado de Pernambuco, em uma região geográfica que a Lei Municipal honorífica a denominação da cidade de Bom Conselho de Papacaça, a qual com três climas variáveis que alteram o bem-estar nos meios educativos e sociais. Este citado bom-conselhense sempre preservou a cidadania diante dos seus conterrâneos, dignos de honorabilidade, o qual é amante do futebol, por conseguinte foi Diretor Esportivo em longo período de sua existência, demonstrou dedicação em nossas praças de esportes. Todavia, ele saia que era poeta e já escrevia colecionando seus trabalhos. Porém, particularmente, ele iniciou na simples poesia de Cordel e com o decorrer do tempo se elevou na poesia clássica e se consagrou letrista e compositor, inclusive, declamador de seus poemas e sonetos, emocionou com suas declamações em festividades em datas comemorativas na região. Sua primeira apresentação em público foi no de 1996, quando ele com seus lindos versos condicionaram à poesia nobrificando a festa realizada para os bom-conselhenses receberem os restos mortais de FREI CAETANO DE MESSINA, o então fundador de nossa dinâmica cidade. Esta foi à motivação para este digno poeta se empolgar e torna-se tediosos para editar o seu primeiro livro, intitulado a – NA SOMBRA DO MANDACARU -, foi quando ele demonstrou dedicação na organização de sua obra, evidente não amenizou despesas com bom material e reconhecimento no Ministério de Educação e Cultura de São Paulo e no Escritório de Direitos Autorais, no Estado do Rio de Janeiro, repartição que lhe envia certidões comprovantes de sues direitos autorais. Porém, este artista permanece no anonimato, pois, não se deparou com representantes da Lei de Incentivo ara contribuírem nas despesas com referencia as edições de seus livros que os rascunhos do primeiro e segundo estão arquivados no poder deste autor em mais 190 letras de músicas com melodias, obviamente, um repertorio variado. O mesmo não esta condicionado para assumir as despesas proporcionada pela sua divulgação editorial, a motivação é que sua renda e mínima e ele esta viajando anualmente paras receber tratamento de saúde em hospital  na cidade de São Paulo. Então, sua situação torna-se não favorável. Nosso sentimento é que este valor será mais um artista brasileiro que não é provável a consistência de sua memoria.  Obs. “Registro comprova os direitos autorais do autor destes poemas, então, não é viável plagiar condicionando violação da Lei Penal.”.

Poemas do Augusto Gomes de Assis
“Se expondo a garoa”
Escadas lentas, porém rolando / Milhões de pessoas passando / E se expondo a garoa e ao frio / O sol surgindo, porém, alvacento / Como o saudosista em lamento / Ao sentir o seu coração vazio.
São Paulo! Tu mesmo no estio / E pouco oculta a tua visão / Crescente em tua vasta amplidão / Mas está sobre ti um véu de fumaça / Mas teu barulho tornar-se uma graça / E orgulho para nossa nobre nação.
És uma mãe que estende a mão / Para um filho carente a ti procurar / Até os pássaros fizeram de ti pomar / Em tuas sombras estão sobrevivendo /Como os resíduos de tua grandeza / Teus rios perderam notável pureza / E poluídos, nos leitos estão correndo.

- Exaltando Bom Conselho
Bom Conselho / Tu demonstras teus valores / Tu dormes em um berço de flores / Colhidas de tuas belas campinas / Te envolves em tuas lindas colinas /E despertas em cenários multicores.
Tu és um celeiro de professores / Cidade das escolas e formações / Das festas e das lindas procissões / dos vigários, das freiras e dos pastores / Tu dormes com a voz de teus cantores /  E despertas com sus lindas canções.
Por virtude de tuas promoções / Do agreste tu és linda princesa / A noite te dá um véu de nobreza / Ocultando teu sorriso radiante / pela manhã, o sol e teu visitante / com mensagens de natureza.
És ladeada por conjunto de beleza /O teu clima é saudoso e tropical /O teu gesto de mãe. Isto é normal / Quem se ausenta de ti sai chorando / Alegre e sorridente quem está voltando / Para o teu meio festivo e social.
Tens a malicia de uma amante sensual / Por isso, orgulhoso, sempre te amei / Muito embora que de ti me ausentei / Mas com muito amor me esperaste / E em meu regresso me abraçaste / Assim com eu, a sorrir, te abracei / Bom Conselho, / Tu demonstras teus valores / Tu dormes em um berço de flores / Colhidas de tuas belas campinas / TE envolves em tuas lindas colinas / E despertas em cenários multicores /

Persistente e Sensato
Não existe aflitiva escuridão / Se elevarmos o nosso trilhar / Com muito amor no coração / E a sublime pureza no olhar / Se propagarmos só a verdade / Vem para nós plena felicidade / Condicionando o verbo amar;

Sempre trilhei por linha reta / Uma preciosa bússola me guiou / A musa foi minha predileta / E o sublime dom me elevou / Com emocionais declamações /Tornei desprovidos os corações / E cupido, por certo, os flechou

Jamais desvendamos o futuro / E apenas sabemos do presente / Mesmo eu estando inseguro / Preservo vigor em minha mente / Portanto, irei vencer o trauma /  Prosseguirei alegre e contente;

Pretendo esquecer o meu passado / Ou seja, o desprezível anonimato / Obviamente, hoje estou realizado / Porque fui persistente e sensato / Fui dedicado na arte de escrever / Quem contribuiu para eu vencer / Me tornou, portanto, muito grato.
 
Honradez de brasileiro
Brasil é linda tua gente / Teu céu límpido é mais estrelante / Após o sol ardente e brilhante / Te aquecer e se ocultar no poente.
É orgulho descrever beleza tua / Teus rios têm mais cascatas / São verdes e floridas tuas matas / E multicores pelo surgir da lua.
Poetas românticos e sonhadores / Dignos representam tua gente / Em poemas declama teus valores.
Diante do mais nobre estrangeiro / Eu, como poeta simplesmente / Demonstro honradez de Brasileiro.

Verbo partir (soneto)
Ao partir / ´Pranteou / Ocultou / Seu sorrir.
O povo / Que lhe ama / Lhe chama / De novo.
Eu, ao partir, / Meu chorar / Farei ouvir.
Ao voltar / A sorrir / Posso amar.

Histórico de Bom Conselho
Em um triangulo mata, agreste e sertão / Existe um agradável clima tropical / Então surgiu do antigo Portugal / A presença de um nobre cidadão / Em uma terra oculta e paralela / Multiplicou-se a família Vilela / No inicio de uma nobre geração.
Entre rios afluentes e afluídos / Foi construída uma fazenda / A indústria era apenas uma tenda / Ladeada por casebres construídos / Com cativos em plena devastação /Mas sonhavam com a libertação / Para não prosseguirem entristecidos.
De fazenda passou a vilarejo / Com a denominação “Papacaça” / Por conseguinte. Conquistou a graça / Do nosso bondoso povo sertanejo / Portanto, surgiu o dinâmico principio / Representativo de nosso município / E a Bom Conselho que amo e revejo.
A´[os Augusto Martiniano governar /Substitutivos, cumpriram os deveres / Porém, outros destruíram nossos teres / E os quais podemos propagar / Foram instintos, artista na cultura / Estamos expostos na vil censura / Esperando alguém para nos resgatar.

Relembrando Dantas Barreto
Bom conselho, és o berço natalino / De um filho teu que tornou-se nobre / Então, foste sim, aquela mãe pobre / Que deu a ele tão invejável destino / Emídio Dantas, guerreiro extraordinário / Alistou-se livremente como voluntario / Com quinze anos e o rosto de menino.
Um adolescente que foi amamentado / Eu teu seio de amável mãe gentil / Foi bravo militar defendendo o Brasil / Elevando orgulhosamente nosso Estado / Em Paraguai, ele lutou até demais / Sua bravura foi vista pelos generais / Eapós a luta, foli ele graduado.
Emídio Dantas, general renomado / O então eficiente ministro da Guerra / Foi convidado para voltar a sua terra / E assumir o posto de Governador do Estado / Todavia, não foi menosprezado seu valor / Por conseguinte, foi eleito como Senador / Como Marechal de Exercito foi reformado.
Devo adir, que ele foi escritor exemplar / É difícil eu descrever o que ele fez / Mas, obviamente, ele foi a honradez / Que Bom Conselho deve sim, memorizar / Apesar dos cento e cinquenta anos ocorridos / Ele esta entre nossos seres queridos.

Formato de Bom Conselho
Bom Conselho é no Nordeste / Uma belíssima região / Clima agreste, mata e sertão / Uma terra que se veste / De caatinga e campestres / Com quipá e alastrado / E é no mesmo estado /do Formoso Rei Luiz / Aonde ele descansa feliz / Com recordações do passado.
Seu formato consagrado / É de baixada e serrania /A lua transforma em dia / A noite sobre o mato /O bom-conselhense é pacato / É homem trabalhador / E de futuro promissor /Pelo sol e pela chuva / Ergue sua mão sem luva /E agradece ao Senhor.
É um torrão chovedor / Em volta, tudo e beleza / A nossa mãe natureza /Com sua divina mão / Espalha o verde no chão / E torna o campo floreado / Com um aspecto doirado / Quando o sol vem surgindo / E o bom-conselhense sorrindo / E dizendo: muito obrigado.
Para orgulho do Estado / Bom Conselho é lindo cenário /É um filme extraordinário / E quem assiste é feliz / Por isso foi que eu quis / Assistir e dá valor / Que me trouxe aqui para vê / Por isso posso dizer / Muito obrigado Senhor.
O vigário social e construtor / Construiu a igreja pequenina / No alto da colina / Muito bem arborizada /Com harmoniosa passarada /Entoando um hino de gloria / Revive nossa memória / Aquela linda paisagem / Preserva a nossa Historia.

Nosso passado foi glória / O presente, agradável e gentil / A Bom Conselho é pedaço do Brasil / Que cresce ao decorrer do tempo / E nos dá um claro exemplo / Que a natureza tem com ela uma aliança / Ao crepuscular lhe manda a brisa mansa / E o ol brilhante e claro no alvorecer / Nos convidando para despertar e vê / P surgir de  promissora esperança. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário