Em manutenção!!!

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

A semana - Mendigos, acém e contrafilé




Por Zé Carlos

Como sempre faço, no início das semanas, coloco abaixo o filme do UOL, com a esperança de que as outras pessoas riam mais do que eu estou rindo, no atual momento. Talvez seja uma forma de, disseminando o riso, ele se volte para mim e eu volte a ficar alegre.

No entanto, começo por outro filme (aqui) onde se dizia que um bom-conselhense (Randolfe Rodrigues) havia levado um soco. Li esta semana que o Conselho de Ética por unanimidade de votos decidiu que o senador não havia levado um soco. Fiquei alegre e triste. No primeiro caso por o senador não ter sofrido o impacto da mão do oponente e no segundo caso porque deu a impressão que o bom-conselhense inventou o soco. Vá se entender a política. Deixa prá lá.

No filme de hoje os assuntos também são de fazer rir ou chorar. Como dizia o poeta, é só questão de peso e de medida, problema de hora e de lugar. Pasmem, mas, um vereador de uma cidade do Rio de Janeiro sugeriu que mendigo deveria ser comida de peixe. Em política é assim, vai ver seus principais eleitores são os peixes e ele quer agradá-los de alguma forma. Nestes tempos bicudos, não se espantem se alguém propuser que vereador deveria ser comida de piaba e deputado comida de tubarão. Hierarquicamente, um senador poderia alimentar várias baleias. Esta não deu nem para rir.

O que deu mesmo para rir foram os elogios de Lula a Sarney. Basta lembrar do passado, nem tão longe assim, que gargalhadas espocarão. Mas, como o tema do filme é quase todo de comidas e alimentos variados, ele, o Lula, ainda declarou que todas as manifestações de junho foram uma reação à inexistência de contrafilé na mesa da nova classe média. Segundo ele, em seu governo ele, o povo, aprendeu a comer acém, e agora não se contenta mais com isto. Seria muito mais hilário se ele sugerisse, seguindo o vereador, que agora fossem servidos mendigos, por medidas econômica. Mas, pensando bem, como o governo diz que a pobreza extrema foi eliminada, onde se iriam encontrar mendigos?

E, nestes filmes do UOL, um assunto recorrente é o caso da espionagem americana. Dizem que agora envolve até o Papa Francisco, que, para mim teve a reação mais sensata: “Deixem que digam que pensem que falem, eu não estou fazendo nada....” Enquanto os outros se descabelam pelos segredos que tem o Papa só quer guardar os segredos do confessionário.

E, para começar a semana rindo mais do que o filme nos permite, li hoje que a ABIN, que vem a ser a NSA brasileira, comparando mal, espionou uma série de pessoas e países durante o governo Lula. Penso, que a reação da Dilma em relação ao Obama, não teria havido se ela soubesse do que aconteceu no passado, mas, certamente, o Lula não disse a ela. Obviamente, porque ele não sabia.

Fiquem com o resumo dos projetistas do filme do UOL e comecem a semana rindo. Eu estou tentando....


“De gosto duvidoso ou não, a culinária deu o tom aos discursos políticos da semana pelo país. Em Piraí (sul do Rio de Janeiro), o vereador José Paulo Carvalho de Oliveira, o Russo da Autopeças (PT do B-RJ), se celebrizou ao sugerir, no plenário de uma Câmara Municipal, que mendigos deveriam servir de ração para peixe. Em Brasília, entre um elogio e outro a José Sarney (PMDB-AP), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deu a receita: manifestante que vai às ruas hoje não quer mais acém: quer contrafilé. E pelo mundo, as notícias de espionagem norte-americana tiraram o apetite de dois novos personagens: a chanceler alemã, Angela Merkel, e o papa Francisco.”


Nenhum comentário:

Postar um comentário