Em manutenção!!!

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

A semana - Cadeia neles!




Por Zé Carlos

O filme que costumo comentar toda a semana aqui, hoje, não é dos mais engraçados. Começa com a frase dita em alto e bom som: “Cadeia neles”. Penso que nenhum brasileiro que esteja um pouquinho informado sobre a história recente do país desconhece o “mensalão”. Segundo o Ministro Celso de Melo, ele pode ser assim resumido:  "Nada mais ofensivo e transgressor à paz pública do que a formação de quadrilha no núcleo mais íntimo e elevado de um dos Poderes da República com o objetivo de obter, mediante perpetração de outros crimes, o domínio do aparelho de Estado e a submissão inconstitucional do Parlamento aos desígnios criminosos de um grupo que desejava controlar o poder, quaisquer que fossem os meios utilizados, ainda que vulneradores da própria legislação criminal", isto é um resumo do foi o “mensalão”.

Logo após esta declaração, quando se esperava que tudo estaria terminado o Celso de Melo, votou a favor dos embargos infringentes (vejam no Google o que isto significa, e não me sacrifiquem) e tudo parecia ter sido jogado para as calendas gregas.

Esta semana, o STF resolveu mandar 12 dos réus para a cadeia. Como o voto favorável do Celso de Melo. Quem sou eu para duvidar do ministro. Com a justiça eu já tenho os meus problemas. Mas, digo, o filme é engraçado pelas músicas escolhidas pelos produtores e pelas fotos.

É uma pena, como soe sempre acontecer, que o filme não abarca nunca os últimos acontecimentos. As declarações de alguns réus seriam de morrer de rir, mas a que mais achei engraçada foi a do Genoíno com o punho cerrado gritando “Viva o PT”. Realmente, ficou difícil de entender, e por isso a graça, o que ele estava querendo viver com a frase. Aliás, o Brasil se encheu de humor com a prisão dos mensaleiros, devido ao número de charges que apareceram a respeito.

As charges que usamos para ilustrar esta postagem é de um pernambucano e saiu no Diário de Pernambuco, e mostra a preocupação de Lula com a declaração do Genoíno. Então causou preocupação, embora eu não saiba ainda o porquê.

O tema de ontem nos telejornais foi a fuga de um dos réus. Ele resolveu aguardar ser levado debaixo de vara, como declara no filme o Ministro Marco Aurélio, mas, lá na Itália, talvez rezando lá no Vaticano e dizendo ao Papa Francisco que não sabia de nada, como aqui virou moda.

O processo não terminou ainda mas, começou, pelo menos a dar alguns resultados. No dizer do Ministro Gilmar Mendes, como o processo anda em círculo, vamos “abrir a roda e enlarguecer” para incluir outros e outros corruptos.

E corrupção não para, nem no filme e nem na realidade. Fiscais da prefeitura paulistana foram pegos com a mão na botija e a coisa anda feia por lá. Um dos secretários de confiança do prefeito e até muito amigo do pré-canditado ao governo de São Paulo, já se escafedeu, segundo o prefeito para melhor se defender. Sei não, chegou a um ponto que se todos os corruptos tomarem a mesma atitude, o Brasil vai ficar, com as honrosas exceções, sem funcionários públicos. Não dá para sorrir.

Finalmente, o filme alega que o tal de Marco Civil da Internet vai tornar mais caro o uso da internet no Brasil. Nós da A Gazeta Digital vamos ter que encontrar patrocinadores que nos paguem em reais, e não só Jesus, Maria e José (a Sagrada Família), que nos protege, mas, só nos paga em graça divina.

Fiquem com o resumo do roteiro pelos produtores do UOL, e depois vejam o filme e se esforcem para rir, como eu fiz.

“O STF determinou que os condenados do caso do mensalão devem cumprir as sentenças sem recursos, e alguns já se apresentaram à polícia. Será o fim do julgamento? Já em São Paulo, o principal secretário do prefeito Fernando Haddad se afastou do cargo após seu nome aparecer nas investigações sobre esquema de corrupção envolvendo construtoras. Para fechar, deputados falam sobre o marco civil da internet.”


Nenhum comentário:

Postar um comentário