Em manutenção!!!

terça-feira, 23 de maio de 2017

De Temer, o Reformista a Temer, o Ingênuo




Por Zezinho de Caetés

Está ficando difícil escrever sobre política neste país. Aquela ideia do Magalhães Pinto de que a política era como uma nuvem, e que não poderia ser vista da mesma forma entre duas olhadas, está se aplicando cada vez mais ao Brasil.

Terminamos a semana passada, tão bem descrita pelo Zé Carlos aqui mesmo neste Blog, ontem, com o Temer sendo o vilão de uma patacoada do Joesley Batista, o dono da Friboi, que quase quebrou a República. Agora ele recusa deixar o governo, dizendo, como na música: “Daqui não saio, daqui ninguém me tira....”, alegando que houve uma conspirata contra ele.

E agora anda falando mais do que o homem da cobra. Para onde você pende há uma declaração ou entrevista do Temer, normalmente, defendendo-se das acusações, negando a veracidade da conversa, ou dizendo que ela, apesar de ter existido, não é como está na fita.

Numa entrevista mais recente, à Folha de São Paulo, ele, até que enfim, confessou uma única culpa, no seguinte trecho:

“O sr. falou muito do Joesley. Mas qual a culpa que o sr. tem?
Ingenuidade. Fui ingênuo ao receber uma pessoa naquele momento.”

Ou seja, o Temer passará à história, como não como “o Grande”, tal qual Alexandre, mas, como Temer, o Ingênuo. E é mantendo o meu otimismo desenfreado que penso que ele ainda pode se safar por algum tempo na presidência, todavia, o Brasil já não pode se safar da “ingenuidade” do Temer.

A cada dia que ele permanecer, ingenuamente, no cargo, o Brasil afundará ainda mais, porque é impossível, tocar as reformas que ele heroicamente começou, e, se não fosse tão ingênuo, poderia ficar conhecido como Temer, o Reformista.

É um triste fim para o nosso Policarpo Quaresma do Jaburu. No entanto, não devemos nos iludir com a situação, pois ela não é simples. Saindo ou não saindo, o grupo do Lula, está tentando aproveitá-la para voltar ao poder. O Temer virou a Geni de todos, mas, ao contrário do ainda presidente, o Lula é o culpado de tudo, mas, não é ingênuo.

O que me alegra é que também, pelo menos até agora, o Sérgio Moro também não foi ingênuo, e está à espreita, olhando do alto do tríplex e tentando andar de pedalinho no lago do sítio de Atibaia. E a Lava Jato continua firme, e, já ontem, denunciou o Lula mais uma vez. Alguém tem dúvida que o Moro aceitará a denúncia, o transformando mais uma vez em réu? Nem, eu!

E está na Lava Jato a salvação do país. Devemos ficar atento com aqueles que querem tirá-la do caminho, e o PT é o principal elemento nesta tarefa, porque sabe se este país for passado à limpo, o partido será extinto e grande parte dos seus dirigentes irão para a cadeia. Por falar em cadeia, onde está o Zé Dirceu?

Por falar em Zé Dirceu que foi solto para que outros não fossem presos, e hoje estão,  ou quase, como o Aécio, vale pensar que a punição que foi dada aos irmãos Batistas, que foi, apenas, morar em Nova York em prédio de luxo, não faz justiça, nem ao Dirceu e nem ao Marcelo Odebrecht, dois bandidos conhecidos, da justiça. Há necessidade de pelo menos se colocar uma multa tão alta no acordo de leniência que se fecha, que a dupla, tenha vontade de usar pelo menos uma tornozeleira, e sem ser de brilhante.


Fico por aqui esperando os acontecimentos, que amanhã, como uma nuvem poderão ser totalmente diferentes. Fiquemos atentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário