Em manutenção!!!

sexta-feira, 12 de maio de 2017

A democracia brasileira e as mentiras do Lula




Por Zezinho de Caetés

Agora, depois de ter visto e ouvido o Lula por inteiro, em Curitiba, o que mudou no meu pensamento, a respeito do meu conterrâneo? Eu diria nada, para ser sucinto. E diria que mudou alguma coisa, se quisesse ser mais didático, pois descobri que ele está cada dia mentindo e enganando mais.

Uma frase do Augusto Nunes, ainda de quarta-feira resume o meu pensamento: “O ex-presidente que, ao contrário de Getúlio Vargas, saiu da história para cair na vida, não tem álibis nem atenuantes para os muitos crimes que cometeu.” E por isso, tem que enrolar, enrolar e enrolar.

Ainda bem que o Sérgio Moro não é bobo e o tratou como deveria ser tratado. E quando vimos o vídeo em modo ampliado, onde aparecia o Moro junto com o réu Lula, ficou mais evidente a distância entre os dois, o que dar razão ao Winston Churchill quando disse que a Democracia é o pior regime político de todos, pois permite que se escolha um presidente como o meu conterrâneo. Infelizmente, o premier inglês completou a frase com o realismo, dizendo que “exceto todos os outros”, regimes.

Entretanto, este é o nosso aprendizado como nação que poderia ser muito melhor hoje, se o Pero Vaz de Caminha não tivesse arranjado um emprego para o parente junto ao Rei de Portugal, logo no seu descobrimento. Depois de idas e vindas por governos ditatoriais chegamos à nossa tenra Democracia, e tentamos matá-la elegendo Lula e depois Dilma, a seu mando. Deu no que deu!

E agora o que nos resta é acompanhar o que é que o Brasil vai fazer com o Lula. E pelo que se vislumbra, e agora com as delações de João Santana e Mônica Moura, que deverão levar a Dilma também a Curitiba, a decisão fica muito mais clara e só as “carolinas” do PT não veem. Lula tem que pagar pelo mal que fez ao Brasil de uma forma exemplar, e a Dilma, sua cúmplice ao seu lado. E se a Dilma descer do camburão mascando chicletes como a Mônica, melhor será a imagem para posteridade.

E, pasmem, vem aí o Palocci, o Vaccari, o Duque, e quem sabe, o Dirceu, para completar o canto dos passarinhos chavistas em frente aos procuradores da Lava Jato, para mostrar e comprovar o jornalista que acima citei, que diz:

“O circo armado por Lula para escapar de punições judiciais merecidíssimas, transformou em certeza a suspeita que vinha crescendo entre jornalistas do mundo inteiro: o ex-presidente que se fantasia de pai dos pobres é o chefe do maior esquema corrupto da história. O depoimento de hoje vai aguçar, entre os que conhecem as duas ofensivas contra a impunidade institucionalizada, a sensação de que a Lava Jato tem tudo para ir muito além das fronteiras expandidas pela Operação Mãos Limpas.

A imprensa italiana, por exemplo, tem tratado como reprise de quinta categoria as reações desesperadas, patéticas ou apenas ridículas dos políticos envolvidos até o pescoço nas bandalheiras. É coisa de cobra mal matada. É medo de cadeia, hoje epidêmico entre a turma do foro privilegiado.”

Então, talvez, tenhamos algo de que nos orgulhar, se a Operação Lava Jato for em frente e seja um exemplo para o mundo, como está sendo já para os países da América Latina. E enquanto houver uma Odebrecht, enquanto houver um Maduro eleito por ela, como agora se sabe, pois é apenas um mamulengo do Chávez, enquanto houver um Emílio e um Marcelo Odebrecht, um Duque, um Dirceu, um Vaccari, um Barusco, esta operação não deve descansar para garantir que podemos ser um país democrático, um dia.

Agora, revendo mentalmente o depoimento, matando a jararaca e mostrando o pau, vejam a que ponto chegou o Lula em termos de invenção e enganação.

Em relação ao tríplex no Guarujá, em março de 2010, quando o Lula ainda era presidente, uma jornalista de O Globo fez um reportagem que o Lula e a finada Marisa eram donos de uma cobertura lá no Guarujá, e esta deve ter sido uma das duas reportagens a favor de Lula que ele  que ele cita no depoimento, porque não houve desmentido nenhum na época, entre as “trocentas” que ele diz terem sido contras.

Depois de ouvir do depoente que só soube do apartamento em 2013 o Moro apertou: “- Mas a questão que eu coloco, essa questão do tríplex que o senhor afirma aqui, ela só teria surgido em 2013, segundo o senhor. O senhor tem ideia como o jornalista, lá em 2010, do GLOBO, poderia ter feito uma matéria se referindo a essa cobertura tríplex que o senhor iria ficar? Nesse mesmo local, nesse mesmo prédio?” E o Lula respondeu: “Porque deve ser um invenção do Ministério Público”. Pode isto, Arnaldo?, como diria o Galvão Bueno.

Depois disto o Moro quis saber se o Lula havia pedido alguma investigação, no PT, quando soube da roubalheira na Petrobrás, e o Lula, disse que não tinha nenhuma influência no Partido, desde 2002. É crível isto, Arnaldo?, repete o Galvão Bueno, lembrando que foi ele praticamente empurrou a Dilma goela abaixo do partido em 2010.

Mais na frente, ou atrás, não me lembro bem, ele, o Lula, diz que o Léo Pinheiro era um “vendedor”, pois tentou vender a ele e à finada Marisa, o tríplex de qualquer jeito. E diz: “- Léo estava querendo vender o apartamento. E como todo e qualquer vendedor, quer vender de qualquer jeito. Não sei se o doutor já procurou alguma casa para morar, para saber como o vendedor quer fazer. E eu disse ao Léo que o apartamento tinha 500 defeitos.” Isto para justificar que as reformas no apartamento não tinham sido para ele como declarou o agora delator, Léo Pinheiro, e na época presidente da OAS. E nem vou perguntar mais porque o Arnaldo já está dizendo: “Pênalti, claro!


E paro por aqui, não porque acabaram as mentiras do Lula, e sim, porque hoje é sexta-feira e eu preciso me recuperar um pouco da tensão semanal causado pela “batalha de Curitiba”, que, tal qual a de Itararé, também não houve. Um dos lados, o Lula, já chegou lá morto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário